Início » Computador » O que há de novo no Windows 10 Creators Update

O que há de novo no Windows 10 Creators Update

Por
16 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

A próxima grande atualização para Windows 10 se chama Creators Update, e vem sendo preparada há meses pela Microsoft. Ela traz ajustes na interface, avanços para a assistente Cortana, melhorias no desempenho de jogos, e mais. O Creators Update será liberado para todos em 11 de abril, e quem estiver com pressa pode baixá-lo agora mesmo. Reunimos abaixo o que há de novo.

Ajustes no Menu Iniciar

Você pode agrupar vários blocos dinâmicos em uma pasta, assim como no Windows 10 Mobile; os Live Folders exibem atualizações dos apps que estão dentro deles. Além disso, agora é possível ocultar a lista de aplicativos à esquerda e exibir apenas os blocos dinâmicos.

Luz noturna

A função Luz Noturna do Windows 10 permite diminuir a cor azul da tela, evitando cansar a vista e também ajudando você a ter um sono melhor. É algo semelhante ao conhecido programa F.lux, só que feito de forma nativa.

Modo de Jogo e integração com Beam

O Windows 10 conta com uma função chamada Modo de Jogo (Game Mode) que promete melhorar o desempenho de jogos, reduzindo a prioridade de outros programas que não sejam o jogo em questão, e melhorando a distribuição de tarefas entre os núcleos do processador.

Além disso, agora é possível fazer stream direto para o Beam – concorrente da Microsoft para o Twitch – pressionando Win+G e selecionando a opção de fazer stream.

Paint 3D

O Paint foi reescrito do zero para a plataforma universal do Windows, e ganhou uma nova interface e a capacidade de criar e editar objetos em 3D. Nós fizemos um tour pelo novo app, que você confere aqui.

Compact Overlay

Uma das novas APIs do Windows 10 Creators Update permite que desenvolvedores implementem a opção de fixar aplicativos universais para ficarem sempre no topo. É basicamente um PiP (Picture-in-Picture), para assistir vídeos enquanto você usa outro app. Os primeiros aplicativos a usar a novidade são o Filmes & TV e o Skype. É possível mover a janela para qualquer canto da tela.

Temas

Você pode personalizar o Windows 10 com temas, assim como em versões anteriores do sistema; basta ir em Configurações > Personalização > Temas. O pacote altera as cores, o plano de fundo, os sons e o cursor do mouse. É possível adquirir temas na Loja do Windows.

Menu de compartilhamento

O novo menu de compartilhamento mostra os aplicativos disponíveis em uma janela, e permite baixar outros na Loja. Isso deixa de lado o design do Windows 8, que exibia um menu na lateral da tela.

Opções de privacidade

O Windows 10 ganhou controles melhores para você ajustar a coleta de dados do sistema. Ao atualizar para o Creators Update, você verá uma tela com opções de localização, reconhecimento de voz, diagnóstico e anúncios personalizados. Essas opções estarão ativadas ou desativadas dependendo das suas configurações atuais.

Touchpad virtual

Tem um dispositivo com touch? Agora o Windows tem um touchpad virtual, útil se você conecta o tablet usando Miracast ou até mesmo com fio em outro monitor ou TV.

A função também é útil se você encontra aquele app clássico para desktop ou um site que não é otimizado para touch. O touchpad virtual possui suporte total a todos os gestos de um touchpad de precisão comum.

Melhorias no touchpad de precisão

O touchpad de precisão (com drivers mantidos pela Microsoft) reconhece seus toques de forma diferente, tornando-se mais preciso e ganhando dezenas de gestos personalizados – e até alguns inusitados, como alterar o volume do Windows com gestos, trocar de música e até mesmo maximizar ou minimizar janelas. É possível também adicionar atalhos de teclado como gestos.

Sim, as configurações são imensas, e ainda tem mais, como a opção de configurar gestos personalizados para 3, 4 e 5 dedos separadamente.

Cortana

Em um ambiente silencioso, agora você pode falar “Ei Cortana” com até 10 metros de distância; se for um ambiente com mais barulho, até 6 metros. E a nova opção de deixar a Cortana em tela cheia ajuda muito se você conecta o laptop ou tablet na TV.

Livros na Windows Store

Antes tarde do que mais tarde, a Microsoft finalmente lançou livros na Windows Store. Eles ficam disponíveis dentro do Edge, e não são protegidos por DRM. Como os livros estão no formato .epub, eles podem ser visualizados com qualquer aplicativo ou em qualquer dispositivo.

Vale ressaltar que só é possível comprar os livros se sua região for “Estados Unidos” nas configurações; eles serão cobrados em dólar.

Windows Mixed Reality

A Microsoft chama de realidade mista a combinação entre objetos reais e o mundo virtual. Essa ideia começou no HoloLens, e está chegando a todos os dispositivos com Windows: você poderá usar apps de Mixed Reality no seu computador.

Parceiras da Microsoft também estão criando headsets de realidade mista que serão lançados até o final do ano, e custarão a partir de US$ 300.

Menções honrosas

  • A atualização traz cerca de 4 mil novas APIs aos aplicativos universais.
  • Agora é possível conectar o smartphone via Bluetooth e o Windows irá bloquear o PC automaticamente dependendo da distância do celular.
  • O atalho Win+Shift+S permite selecionar uma área específica da tela e coloca a imagem na área de transferência.
  • Nas Configurações, agora é possível ativar uma opção que limpa arquivos temporários e lixeira automaticamente.
  • O Microsoft Edge agora salva várias sessões se o usuário desejar, possui suporte a pagamentos padronizados (como o Apple Pay no macOS) e muito mais.
  • Se você fizer uma instalação limpa do Windows 10 Creators Update, poderá escolher suas configurações iniciais usando a Cortana, e será mais fácil escolher opções de privacidade.
  • A Cortana em inglês lembra quais apps e abas do Edge estavam abertas em um PC, e sincroniza tudo com outros dispositivos. (Espero que isso chegue logo para a Cortana brasileira!)
  • O Windows Defender foi redesenhado com base na plataforma UWP para aplicativos universais.
  • Você pode adiar grandes atualizações por até 1 ano, e atualizações menores de segurança por até 30 dias.
  • Há uma nova opção nas configurações que bloqueia instalação de aplicativos fora da Loja.
  • O subsistema do Linux inclui várias melhorias, maior suporte a redes, e agora pode rodar Apache ou .NET Core.
  • O Regedit conta com uma barra de endereço.
  • Melhorias para telas com alta resolução e com vários monitores conectados. É possível tornar qualquer app adaptável a DPI superior a 100% configurando nas propriedades de qualquer aplicativo; com a função ativada, o aplicativo também se adapta a diferentes tipos de DPI entre monitores.
  • Suporte nativo a Dolby Atmos e a som espacial.

Há outras mudanças menores no Creators Update, detalhadas aqui. Você vai atualizar? Já está testando esta versão do Windows 10? Compartilhe abaixo nos comentários.

Atualizado em 12/04

  • Henrique Queirós

    lindo, lindo mesmo, chego perto de querer de volta….
    pena que mudei pra Linux ontem e acho que nunca mais volto pra windows…

    • Cortana

      Isso, fica aí só babando. Ninguém se importa.

    • angourakis

      Por que a mudança?

      • Henrique Queirós

        Fiz para testar. testei uma semana o Ubuntu. Simples, leve, e ensina bem mais. E a filosofia Linux meio que me pegou também. Quando vi uma transferência de arquivo em meu precário pc alcançar 20MB por segundo (no windows mal chegava a 1MB), me instigou bastante. Entre outras coisas, o sistema praticamente te ensina sozinho como usar…
        Achei mais leve, mais bonito, mais rápido e bem mais preciso.

        • Thales Balbo

          da uma olhada no elementary OS vc vai curti mais ainda

          • Henrique Queirós

            Sou novo nesse universo ainda, quero passar um tempo com ubuntu e depois mudar pra outras vertentes,se quiser me dar umas dicas, estamos aí :3

          • angourakis

            Deveria ter respondido no comentário lá em cima.. mas enfim:

            Você que está começando agora no Linux, use distribuições com apt que são mais simples (Ubuntu, Linux Mint, Debian, elementaryOS…) e aprenda bem a utilizá-las, principalmente o terminal. As outras distros não são complicadas, mas, em geral, a curva de aprendizado acaba sendo um tico maior.

            Uma distro que eu usei e me apaixonei é o Manjaro (com Gnome). Ele é baseado no Arch Linux e os comandos são um pouco diferentes, mas tem um repositório bem completinho também.
            Depois de uma olhadinha no canal Diolinux que tem bastante coisa bacana por lá sobre o mundo Linux.

            Para começar, procure no Google “Things to do after installing Ubuntu”. De uma boa lida e aplique o que servir pra ti.

          • Henrique Queirós

            Anotado. Agradeço a dica mais uma vez

          • As distros openSUSE com KDE e Manjaro KDE são as mais bonitas na minha opinião.

          • David Emanoell

            O elementary é o ubuntu com um visual mais bonito basicamente.

          • Ajudo no desenvolvimento do elementary, ele é baseado no Ubuntu sim, mas todos os programas são escritos do zero numa linguagem sintaticamente parecida com C#, por isso todos os programas do elementary se adaptam mto bem ao design próprio do elementary, então não, não é um Ubuntu mais bonito, a não ser que você considere o Ubuntu um Debian mais bonito.

        • tuneman

          eu estacionei no Gnome Ubuntu. Não consigo me adaptar a nada alem dele.

          • Henrique Queirós

            é oque testarei na próxima

        • angourakis

          De fato =) Eu só não gosto muito do Unity, prefiro o Gnome ou o Mate.

          Eu só não consegui ainda me adaptar ao Office. LibreOffice, WPS Office, Microsoft Office via Wine… nada chega perto do Office no Windows.

          Acho que a melhor forma de utilizar o Office no Linux, é instalar uma Máquina Virtual com o Windows e usar o Seamless Mode (do VirtualBox) caso as outras soluções não a atendam.
          No meu caso, eu não consegui de maneira alguma resolver um problema com fontes que eu tinha e eu também preciso de umas fontes específicas por conta do meu trabalho…

          Fora isso, gosto muito mais da performance, segurança e privacidade do Linux.
          Mesmo não sendo 100% com meu laptop, dá para contornar os pepinos e deixar ele redondinho.

          Bom aprendizado pra tu =)

          • Henrique Queirós

            Agradeço, e usarei essas dicas :3

            eu ainda estou me adaptando, sou apegado demais ao Word e Excel. Mas estou tentando me adaptar. o Menu lateral me incomoda um pouco também, mas creio que é questão de costume, tudo novo gera certo desconforto na maioria das vezes, mas nada como o tempo para se adaptar.

          • Molinex

            Sobre word, excel, tem varias suites pra escritorio livres… Lógico que vão falar que não é a mesma coisa, porque não é mesmo. Assim como ubuntu não é windows, mas as funcionalidades mais usadas no office, você encontra em suites livres, de forma diferente, mais encontra.
            Sobre essa barra lateral na esquerda que você esta vendo aí, chamada launcher, você pode move-la para baixo, ou configura-la para se ocutar inteligentemente, com uma ferramenta chamada unity-tweak-tools…
            Escreva no dash (tecla super, tecla com o simbolo do windows) unity-tweak-tools se ele não aparecer, abra um terminal e o instale, com esse simples comando:

            sudo apt install unity-tweak-tools

            Além do launcher, tem muita coisa que você pode configurar com essa ferramenta…
            E por ultimo, se estiver muito dificil de se adaptar a essa aparencia (interface), do ubuntu (unity), mude drasticamente com:

            sudo apt install kubuntu-desktop -y

            Ai você vai mudar para uma interface que inspirou fortemente a interface do windows (só que muito mais bonita), por tanto familiar pra você…
            De qualquer forma, só tente o segundo comando, se você realmente não se adaptar ao ubuntu do jeito que ele é…

          • Henrique Queirós

            Nossa…. Grato de verdade. Já vi que a comunidade Linux é Anos Luz mais prestativa.a Tirei mais dúvidas em 3 dias do Linux do que em 1 ano com Windows

          • o ubuntu-restricted-extras nao resolveu (parte) o problema de fontes?

          • angourakis

            Não =( tentei ele, tentei instalar o pacote de fontes da Microsoft, tentei baixar manual e colocar na pasta certa… nadica.

            Fora que a fonte que preciso usar no trabalho é uma diferentona que não está presente nestes pacotes. Acho que a solução será mesmo uma VM com Windows + Office.

          • Tenta pq a ideia é justamente instalar isso.

          • angourakis

            Não entendi, Maico =P Tenta a VM? Ela vai dar certinho sim, já testei. O único porém é ter que carregar o Windows, ainda que dentro do Linux, toda vez que for utilizar o Office (gastando memória e desviando do propósito de usar apenas Linux e apps nativos).

            O que me chamou atenção é que mesmo o Office 2010 via Wine rodou todo estranho. Nem mesmo a instalação das fontes, como a Webdings, funcionou (a fonte aparecia no Office, mas o documento continuava a mostrar errado).

          • Nao, me referi ao instalar o pacote de extras do ubuntu (ubuntu-restricted-extras).
            Via wine fica zuado mesmo, mas tem uma alternativa que é o crossOver, que é pago (e tem como piratear) 😛

          • angourakis

            Eu já fiz tudo o que listei ali em cima, não adiantou =(

            E não, não vou sair do Windows para o Linux e piratear coisas. Nem no Windows faço isso, imagine no Linux sendo livre =P
            Alias, o crossOver, pelo que já li, é fortemente baseado no Wine. Será que as coisas seriam tão diferentes assim?

        • brunossn

          Eu tentei várias vezes, mas sou muito visual e ainda não acho uma interface bem resolvida. E pelo fato de faltar alguns aplicativos básicos como Spotify e um bom editor de imagens, me fazer usar mais o Wine que o próprio Linux.

          • Tales Cembraneli Dantas

            Tenta o Deepin

    • John F. K. Holmes
      • Henrique Queirós

        é como eu disse, amei mesmo. Mas resolvi ontem testar o ubuntu (já estava testando) e ontem me decidi e velho… Melhor decisão que já fiz

        • Rubens dos Santos

          é mano, eu tbm, quando instalei o Ubuntu Studio e vi que o kernel de baixa latencia funcionava perfeitamente além dos inumeros programas pre-instalados para edição de video, imagem e audio, incluindo a interface XFCE que é muito leve, eu me decidi tbm kkkkkkk

    • Testei o Ubuntu, Debian e Mint, mas não gostei de nenhum.

      • David Emanoell

        Vá para o linux de verdade, recomendo vc testar alguma distro do arch linux. Muito bom pra quem realmente deseja aprender como funciona o linux. Por hora estou utilizando o apricity OS (gostaria de usar o antergos, mas devido a certas incompatibilidades de hardware…)

        • Cara, eu não gostei do Linux foi mais pela falta de alguns programas, e pela dificuldade de instalar alguns ouros. E tbm por que muita coisa precisa de pesquisa na internet para saber os códigos para usar no terminal. Mas vou testar sim o Arch e o Manjaro na máquina virtual, só pela minha enorme curiosidade.

          • Guilherme

            Se achou dificil usar o Ubuntu (LOL), vai ter uma surpresa usando o Arch…

          • Rodrigo Rodrigues

            Tive a mesma opinião. Já tinha usado Linux a 10 anos atrás, e recentemente fui mexer no Ubuntu, e realmente odiei, por mais que seja a distro mais fácil e teoricamente mais amigável, eu e meu cunhado simplesmente não conseguíamos fazer nada. Muito código, nada intuitivo… Também não curti muito a experiência.

          • Rubens dos Santos

            ah mano, nem tanto, acho que o maior impacto mesmo é falta de programas populares (até porque até hoje consegui substituir todos que usavA no windows) e tbm por ser algo novo, tem a central de programas no Ubuntu q ajuda bastante o “usuário comum”; e tem versões com ambientes gráficos mais, como vc mesmo disse, “práticos”. o Ubuntu Studio e Xubuntu usam o XFCE que é uma interface grafica bem parecida com o Windows, e bem personalizavel, leve…. enfim, acho que o que mais impacta, até mesmo além dos programas, é o “novo”, eu migrei tem 2 meses, n entendo nada de kernel, programação e etc.. e mesmo assim não me imagino mais usando Windows.

        • Rubens dos Santos

          Acho o Arch Linux meio hard para se recomendar para um “usuário comum”

      • Thiago Meira Ribeiro

        Baixe o Deepin Linux…. Instale uma máquina Virtual e teste o sistema… Vou mandar um print da loja de Apps do sistema…. https://uploads.disquscdn.com/images/736e15a585cc83ba2d089d30678ffce54c6f421aefeaad48a4d581174f5e5aa1.png

    • Emanuel Schott

      O dia que você perceber que usa mais o wine e Windows emulado que o próprio Linux você volta. Comigo foi assim.

      • Henrique Queirós

        Eu duvido bastante

        • Emanuel Schott

          Eu também duvidada. Mas infelizmente é meio impossível viver só de Linux.

          • Gabriel Garcia Becker

            Discordo completamente!
            Depende muito do seu uso do computador para poder dizer isto.

          • Henrique Queirós

            vivendo tranquilo sem windows

          • Impossível pra quem? Vivo no Linux a 10 anos. Nada contra a MS que vem surpreendendo nos últimos 3 anos.

      • Rubens dos Santos

        Então tô estou longe de voltar kkkkkk nem o wine me interessei instalar.

        • Felipe Silva

          Um simples teamviewer já usa o wine.

          • Thiago Meira Ribeiro

            Não brother…

          • E pq o user linux é obrg a usar teamviewer? Não sei pq o mimimi entre usuários Windows e Linux não acabam nunca.

    • leoleonardo85

      2017, o ano do Linux

      • Henrique Queirós

        kkk quem dera

      • Todo ano dizem isso.

    • Eduardo Alvim

      Ontem? Desculpe, mas eu ri.

      • Henrique Queirós

        Mudei definitivamente ontem, mas já estava testando, e usei por um ano no trabalho ^^

  • Vou baixar a ISO pelo Media Creation Tool, será que está disponível?
    Farei a instalação limpa, não quero bater cabeça resolvendo probleminha oriundo de atualizações desse calibre.
    Será que na próxima teremos um Windows Explorer reescrito do zero?

    • Denispadua

      Não, só dia 11.

    • Cortana

      O que você espera do Windows Explorer?

      • Helmut

        Ele eu não sei, mas eu espero um Finder da Microsoft 🙁

        • Cortana

          O que mais vejo é gente que está acostumada ao Windows pegar o MacOS e reclamar do Finder.

          • brunossn

            Eu uso ambos, cada um tem suas qualidades e defeitos.

            O Finder é simples, fácil tem abas e etiquetas, além do Qucklook que é fantástico. Ah, e a busca dele funciona de verdade.

            O Windows Explorer permite navegar pela barra de endereços (isso faz muita falta no Finder), e tem uma navegabilidade muito boa pela painel da esquerda. Ah, e acessa FTPs.

          • Yago Oliveira

            O que faz falta para mim no Explorer é justamente as ABAS, coisa que me acostumei no Linux e faz uma falta danada. Embora o recurso de tags que você falou possa vir a ser útil.

          • Cortana

            Em algum momento a Microsoft vai adicionar abas, mas eu não vejo como as abas podem ser mais legais do que o histórico de pastas que existe hoje ao lado esquerdo, no Acesso Rápido.
            Vai gerando um histórico automático, e também é possível fixar pastas.

            https://uploads.disquscdn.com/images/7cfee278dc218c53cbc86377d97f279d0e3122dd9e64dc4416e23ceedd450231.png

          • Yago Oliveira

            A utilidade das abas é justamente não precisar de trocentas janelas quando se está trabalhando, bastando apenas uma e poder ficar intercalando, muito melhor. Acesso rápido é útil também mas para outras situações!

          • Cortana

            Acho muito mais prático que abas.

          • Cortana
          • brunossn

            Mas uma coisa não tem a ver com outra, o fixar rápido só cria um atalho.

          • Cortana

            Mas também cria atalhos automaticamente conforme você abre as pastas.

          • SiouxBR

            Experimente o aplicativo xplorer2. Depois disso nunca mais vai querer usar o Windows Explorer…

          • DN

            Finder é uma bosta não sei como não att aquilo

        • John F. K. Holmes

          Nossa, não não! Finder só relés e disjuntores, o do macOS pode deixá lá

      • O que eu espero é o seguinte: Uma renovação visual condizente com o layout do sistema;
        E o mais importante, Abas! Quando se precisa trabalhar com duas ou mais janelas, e não se tem resolução alta o bastante, basta apenas alternar entre elas e não depender de apps de terceiros.

    • Armando Augustus Freire

      Já dá pra fazer do zero! Dá uma olhada aqui: https://tecnoblog.net/211535/atualizar-para-windows-10-creators-update/

      🙂

    • John F. K. Holmes

      Tem uma chance, viu cara. Eu acho que a MS vai matar a API Win32, então, “novo explorer em breve”.

  • Jeffersom

    e do mobile ?

    • Felipe Ventura

      Em breve.

    • Denis Fernandes

      Mobile já saiu para os insiders. (15063.2) abs

      • Jack Silsan

        Fast ring?

        • Denis Fernandes

          Sim. E se não me engano, no slow ring também foi liberado.

  • Felipe

    Tentei atualizar ontem pelo assistente de atualização e só deu erro…

  • Gertrudes, a Lhama

    A pergunta principal é: vai funcionar direito?

    • Jailson Delicia

      se seu pc nao for da xuxa, sim, como sempre funcionou

      • Gertrudes, a Lhama

        O problema não é velocidade, é não funcionar direito mesmo. A quantidade de bugs e “loucuras” que tenho pego no PC da empresa(e pegava no meu note antes de mudar o OS dele) é meio assustadora, até porque no “odiado” Windows 8 nunca tinha problemas. Não tenho PC da Xuxa.

  • tuneman

    Dá até vontade de usar…, mas ai passa. =P
    “Agora é possível conectar o smartphone via Bluetooth e o Windows irá bloquear o PC automaticamente dependendo da distância do celular.”

    ele deveria reconhecer o smartphone na mesma rede wifi. o KDE possui um app para isso.

    • A idéia é medir a distância, wifi não garante que o celular está perto, bluetooth sim. Sacou?

  • Eliézer José Lonczynski

    “Mimimi não tem recursos no update” quando alguém que conhece gera conteúdo é outra história, salve Vitão!

  • Anakin

    um Off não tão Off
    Como faz pra desabilitar a cortana mesmo, porque eu achei que tinha feito isso, mas ela volta =/

  • Jack Silsan

    “A atualização traz cerca de 4 mil novas APIs aos aplicativos universais.” FINALMENTE o/

    Agora quero ver (quase) tudo isso rodar no Snapdragon 835

    • Mas já roda, se fizeram rodar em um HP Elite X3 que tem um 820 rodar no 835 é mole.

      • Jack Silsan

        Sim. Já assunto umas 20 vezes aquela apresentação.

        O que eu quis dizer é que eu quero ver o Windows rodando no ARM na vida real. Nada de ambientes controlados!

  • Até que enfim um artigo em português mostrando novidades além do novo Paint.

  • Leon

    Rapaz, mas que home bonita ein! 🙂

    • brunossn

      Homão da porra!

  • Keaton

    “O subsistema do Linux inclui várias melhorias, maior suporte a redes, e agora pode rodar Apache ou .NET Core.”
    Dá pra usar isso no Home Edition? 🙁

  • Gedson Junior

    Esse touchpad vai quebrar um galhão no meu tablet.

  • Demétrius Guidorizi Maronato

    Eu mudei assim que foi possível, sou usuário simples com tendência a futucar bastante. Tive poucos problemas, raros até.
    Não usei e nem compreendo a cortana, ainda não consegui achar utilidade. Achei prático, funcional mesmo com diferenças ao tradicional windows, ja que usei mac por um período.
    Parabéns aos comentários dos utilizadores, alguns são bem úteis. Meninada entende bastante, dá até gosto de ver! Abcs a todos.

  • Muito recurso mas pouca otimização, dahora pra quem tem uma PC novo, mas pra quem tem um antes de 2013 é tanto bug que o jeito é ir voltando pro 7.

  • Anakin

    Só eu achei esse nome bem cagado? Creators…

    • Lucca

      Fica pior se pegar as iniciais: Creators Update

  • Jackson Santana
    • Felipe Ventura

      As melhorias são apenas para o touchpad de precisão, com drivers mantidos pela Microsoft. Seu laptop deve ter touchpad com outros drivers (Synaptics, Elan).

  • Ramon Gonzalez

    Vitor Mikaelson, pergunta totalmente off-topic: sabe me dizer se existe algum lugar pra consultar rankings de artistas por execução no Groove Music, da MS, se possível podendo filtrar por gênero? Obg

  • Igor Teodoro

    Tentei a Cortana, e não funciona! Só se estiver com uma distância razoável, e não abre em tela cheia! =/

  • Hikaru

    Muito bom, eu curti muito, e tenho linux tb, mas pq trabalho nessa área…

  • Igor Ruckert

    “O atalho Win+Shift+S faz uma captura de tela e coloca a imagem na área de transferência.”
    Mas o Print Screen não faz isso? Pra que usar 3 teclas se é necessário só uma. Não entendi essa.

    • sei que Win + printScn, salta automaticamente na pasta “Capturas de tela” e é uma mao na roda

    • Felipe Ventura

      Esse atalho permite selecionar uma área específica da tela para salvar como imagem na área de transferência. Atualizamos o post para deixar isso mais claro.

  • Valerio de Vito

    se fazer voltar meu menu Iniciar já ta bom.

  • É tanta coisa que vem junto nessas atualizações do Windows 10 que fica até difícil manter o sistema configurado de forma adequada.
    É chato ter que ficar reconfigurando o sistema praticamente uma vez por mês.. Quem depende do computador para trabalhar, nem sempre tem tempo pra essas coisas.

    Cheguei a instalar o Windows 10 em uma MV. Ainda não me convenceu!
    Tá parecendo que nem mesmo a Microsoft sabe direito o que quer…
    A cada atualização mudam as coisas de forma brusca. Ainda penso que o Windows 10 é um sistema inacabado.

  • Dom Madruga

    Muitos desses gestos eu já uso desde 2013 no touchpad synaptics que veio no meu vaio.

  • Matheus Alexandre

    Só achei interessante a funcionalidade de diminuir a luz azul da tela, como o flux já faz.
    Mas prefiro ficar com meu Lubuntu mesmo.

  • Clebson Santiago Carvalho

    Alguns usuários Linux é que nem novo ateu. Viu um crente de qualquer religião já quer colocar defeito. Eu fui assim quando migrei para o Linux. Usei por bastante tempo e voltei para Windows pq gosto bastante dá ferramenta Office, e não existe solução a altura. Fora que tem muito jogo bom que só roda no windows. Mas com o tempo toda essa paixão e fervor vai esfriando.

  • J_Eduardo

    Muita coisa que parece interessante a quem é ligado em tecnologias e inovação, mas para os usuários comuns, o que interessa mesmo não parece ter sido pensado ou ao menos a matéria não comentou. Penso que a MS poderia oferecer um modo simples de funcionamento, com possibilidades intuitivas de funcionalidades conexões com outras plataformas; Deveria ser mais integrado a nuvem (ou as nuvens) com mais possibilidades de acesso. Quando a MS vai entender que precisa desenhar algo intuitivo e não complexo e cheio de comando escondidos em pastas e subpastas de sistema que a maioria nem usa ou sabe que existe…
    O Mac OS, oferece por exemplo a opção de salvar a partir da área de trabalho, no iCloud, pq não usar algo semelhante e integrar a nuvem e pesar menos seu “janelão”. Pq não oferecer isso, com seu dispositivo Android, usando o ONEDRIVE (este que por sinal tem estética feia e roda pesado) nele?
    Por que não pensar na possibilidade de se integrar a um smartfone Android, ou trocar dados com ele forma simples e intuitiva (ou quem sabe num aparelho IOS). Se não me engano os maiores fabricantes de PC Windows, fabricam e vendem aparelhos Android, seria importante e inteligente, até pq sendo código aberto, o Android possibilita esta integração. Nada do que li na matéria me mostrou algo realmente pratico para o usuário comum, como meus colegas de trabalho ou minha esposa, que sempre reclamam que sentem saudades do Windows XP…
    Espero apenas, que o Janelão estaja ao menos mais leve e fluido e um pouco mais intuitivo…pq a patroa ainda tenho ruindows em casa…e como sou curioso, gosto de mantê-lo atualizado…

  • Matheus Saar

    Bem legal! Vou testando e usando, mas o Windows tá realmente se adaptando, uma pena a integração com o windows phone 10 não ser maior.

  • Igor Antero

    Poxa! Minha atualização ainda não chegou. Tô Ansioso!

  • Igor Antero

    … E ainda tem gente que usa Linux. Vai entender!

  • Ives Accosta

    O meu atualizou e veio em Inglês e nada nesse mundo faz voltar pro português. Pelo menos comigo, sempre que há uma atualização eu tenho algum problema no Win10.

  • Edgar Andrade

    Não deu certo no meu computador. Não entrou mais no site do Banco.

  • Eu testei e ainda acho muito instável o creators update, ainda bem que não empurraram goela abaixo via update, terão que melhorar muito pra valer a pena, principalmente pra jogos