O Mobile World Congress (MWC) será realizado na próxima semana, mas já há empresas adiantando algumas das novidades que serão apresentadas no evento. É o caso da Qualcomm: a companhia anunciou nesta terça-feira (21) o Snapdragon X20, modem 4G para dispositivos móveis que pode receber dados à velocidade de 1,2 Gb/s (gigabits por segundo).

A Qualcomm já havia demonstrado a sua autoridade no assunto quando, há um ano, apresentou um modem LTE capaz de atingir a marca de 1 Gb/s: o X16. O X20 aparece como uma evolução de algo que já era impressionante, veja só.

Mas como é possível um chip 4G atingir taxas de transferência de dados dignas de conexões de fibra óptica? Basicamente, o novo modem agrega até cinco bandas distintas simultaneamente, incluindo a frequência de 3,5 GHz.

No total, o Snapdragon X20 trabalha com até 12 canais de 100 Mb/s (megabits por segundo) que, somados, levam à velocidade de 1,2 Gb/s. Já a taxa de upload não chega nem perto disso, mas não deixa de ser convincente: até 150 Mb/s.

Snapdragon X20

Com o X20, aplicações de voz sobre redes LTE serão facilitadas, segundo a Qualcomm. Além disso, a companhia espera que o novo modem incentive a indústria a se focar em smartphones com suporte a dois SIM cards 4G, demanda que deve crescer em países emergentes, como a China.

Só não podemos esperar nenhum lançamento para o curto prazo. A Qualcomm afirma que já está enviando unidades do Snapdragon X20 para avaliação de fabricantes, mas estima que os primeiros aparelhos compatíveis com a tecnologia só chegarão ao mercado na metade de 2018.

Pelo menos deveremos ter algumas demonstrações no MWC. E não apenas do X20: a Qualcomm também deve apresentar algo para redes 5G. Só para você ter ideia, a empresa revelou em outubro do ano passado o Snapdragon X50, modem 5G que pode atingir velocidades de até 5 Gb/s.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados