O Mobile World Congress (MWC) será realizado na próxima semana, mas já há empresas adiantando algumas das novidades que serão apresentadas no evento. É o caso da Qualcomm: a companhia anunciou nesta terça-feira (21) o Snapdragon X20, modem 4G para dispositivos móveis que pode receber dados à velocidade de 1,2 Gb/s (gigabits por segundo).

Qualcomm

A Qualcomm já havia demonstrado a sua autoridade no assunto quando, há um ano, apresentou um modem LTE capaz de atingir a marca de 1 Gb/s: o X16. O X20 aparece como uma evolução de algo que já era impressionante, veja só.

Mas como é possível um chip 4G atingir taxas de transferência de dados dignas de conexões de fibra óptica? Basicamente, o novo modem agrega até cinco bandas distintas simultaneamente, incluindo a frequência de 3,5 GHz.

No total, o Snapdragon X20 trabalha com até 12 canais de 100 Mb/s (megabits por segundo) que, somados, levam à velocidade de 1,2 Gb/s. Já a taxa de upload não chega nem perto disso, mas não deixa de ser convincente: até 150 Mb/s.

Snapdragon X20

Com o X20, aplicações de voz sobre redes LTE serão facilitadas, segundo a Qualcomm. Além disso, a companhia espera que o novo modem incentive a indústria a se focar em smartphones com suporte a dois SIM cards 4G, demanda que deve crescer em países emergentes, como a China.

Só não podemos esperar nenhum lançamento para o curto prazo. A Qualcomm afirma que já está enviando unidades do Snapdragon X20 para avaliação de fabricantes, mas estima que os primeiros aparelhos compatíveis com a tecnologia só chegarão ao mercado na metade de 2018.

Pelo menos deveremos ter algumas demonstrações no MWC. E não apenas do X20: a Qualcomm também deve apresentar algo para redes 5G. Só para você ter ideia, a empresa revelou em outubro do ano passado o Snapdragon X50, modem 5G que pode atingir velocidades de até 5 Gb/s.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jefferson Rodrigues
Tudo que tem um número alto positivo chama a atenção das pessoas. Esse aparelho, no Brasil, não serve.
palatoqueimado
Pra uso corporativo essa tecnologia tem muita serventia. Tempo é dinheiro no mundo dos negócios, pode ter certeza que esse produto não é pra você assistir memes no Facebook.
LekyChan
sim é, alias bem menos é o suficiente para navegação, principalmente num celular. oq não entendo é o porque de fazer um modem ultra rápido se ninguém vai usar essa capacidade toda.
12 canais usados simultaneamente darão uma surra na bateria, não?
Jefferson Rodrigues
40mb já são o suficiente para navegar de boa, não acha?
@Sckillfer

Um X17 com metade do consumo ela não anuncia...

Sckillfer
Um X17 com metade do consumo ela não anuncia...
Mario Junior ?????????
OLHE, EU SOU TIM BETA E SÓ PAGO 50 REAIS POR MÊS POR 10GB E 600 MINUTOS EM LIGAÇÕES NO BETA BASIC! PRA QUEM É LAB, DOBRA A FRANQUIA DA INTERNET E OS MINUTOS EM LIGAÇAO VÃO PARA 2000 MINUTOS! E TENHO OS PACOTES DIÁRIOS, EM QUE EU TENHO QUE FICAR ENVIANDO "MAIS100" O DIA TODO PRA CADA VEZ QUE ACABA A FRANQUIA! TAMBÉM TENHO O PLANO SEMANAL, QUE É MUITO BOM E SÓ PAGO 10 REAIS! NÃO SEI PORQUÊ ESSE POVO AINDA USA PLANOS PÓS OU CONTROLE. RSRSRSRSRSRS @ Pronto. Já fiz o trabalho deles. :P
Islan Oliveira
Talvez não apareceriam mas agora que tu mencionou as chances aumentaram exponencialmente.
LekyChan
oq adianta ser tão rápido se vc na pratica não vai passar de 40mb numa região pouco populosa?
Baidu feat MC Brinquedo
Não sei o por que, mas tô sentindo o cheiro do pessoal do TIM Beta nesse post. Daqui a pouco eles aparecem pra dizer que blá blá blá...