Início » Telecomunicações » TIM é proibida de vender chips no Piauí

TIM é proibida de vender chips no Piauí

Operadora apresentou recurso e disse que está dentro dos índices de qualidade estabelecidos

Jean Prado Por

A TIM está proibida de vender novas linhas no estado do Piauí. A decisão é do Ministério Público Federal, que divulgou a decisão nesta quarta-feira (22). O motivo é o baixo resultado da operadora nos índices de acesso à rede, que medem a qualidade do serviço.

Por mais que o processo tenha sido divulgado agora, a deliberação foi feita em outubro de 2016 pela juíza Marina Mendes, da 5ª Vara Federal do Piauí. Na decisão, a juíza obriga que a operadora encerre as vendas de linhas novas apenas em municípios onde o resultado da operadora ficou abaixo dos patamares mínimos de qualidade de rede.

Nesses municípios, a operadora alcançou índices abaixo de 85% em acesso à rede em 2G, 3G ou 4G e acima de 5% em queda de rede, voz ou dados. Os níveis são calculados por uma média trimestral feita pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A decisão lembra uma suspensão feita pela própria Anatel em 2012, quando a agência suspendeu a venda de chips das operadoras Claro, Oi e TIM ― esta última, na ocasião, foi a maior afetada, com suspensão em 19 estados (!). O motivo também era o baixo resultado nos índices de qualidade.

O caso de 2012 foi citado pela juíza na decisão. A magistrada escreveu: “não obstante o razoável lapso temporal já transcorrido, a Tim Celular S/A ainda não conseguiu cumprir integralmente o plano de ação e investimentos para melhoria do serviço de telefonia móvel no Estado do Piauí”, plano este que foi apresentado em reação à baixa qualidade dos serviços.

Em nota enviada ao Convergência Digital, a TIM informou que já apresentou recurso, ainda pendente de julgamento. A operadora também enfatizou que “todos os municípios atendidos pela empresa no Piauí apresentam índices de qualidade enquadrados nas metas citadas na decisão, portanto, a companhia continua comercializando seus serviços e produtos no estado”.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

William Lima Crisostomo
Muito inteligente, quem quer ter um celular não pode ter um... Interessante essa linha de "raciocínio"
Gaius Baltar
Não foi uma decisão para resolver o problema, e sim emergencial. A ideia é que os usuários que já estão na operadora não sejam ainda mais prejudicados, pois ao entrarem novos clientes a rede será ainda mais sobrecarregada, além do que os novos clientes também estarão pagando por um serviço sobrecarregado. Abrir o mercado para novas empresas é uma boa ideia mas não é uma panaceia. Investimento em telecomunicações é algo que leva muito tempo e exige muito dinheiro. Dificilmente uma operadora de grande porte (Vodafone, AT&T ou Verizon) investiria hoje no Brasil (até porque investir no Brasil é um risco enorme) em uma rede própria. Até chegar ao nível de infraestrutura das operadoras existentes no mercado seria engolida pela falta de resultados. A solução seria que a Anatel funcionasse e só permitisse a expansão das operadoras consoante o aumento da infraestrutura da mesma. A única função em que o governo deve atuar no mercado é como regulador e nem isso consegue.
Marcus Araújo
Com os seus 100 MB diários eu não sei, mas com os 20 GB por mês dá pra assistir alguma coisa.
Cristina Nascimento
Sorte sua, quero ver tirar essa onda aki no Brasil. Não é sindrome, é a realidade do País e não é exclusividade nossa, mas já q moramos aki, temos q nos atentar a isso.
Cristina Nascimento
Existe uma operadora menos pior pra cada um. Minha sobrinha tem Vivo mas reclama, só q ela não sabe se impor e ir na Anatel reclamar. Eu faria isso se fosse comigo, mas praticamente nunk precisei. Pra não dizer q não, acho q em quase meus 20 anos na Vivo (antiga Telefônica Celular) só acionei a Anatel umas 3 vezes no máximo. Sempre resolvo algum impasse (dificil ter algum tb) diretamente com eles, sou super bem atendida. Tenho nada do que reclamar. O seu caso foi questão de azar mesmo.
Erenito Junior
Oeiras, mas Picos é do mesmo jeito.
Internet

Não precisa ser nenhum gênio pra entender o comentário. Interpretação de texto passou longe. Ou é só mais um troll de internet mesmo. A título de informação, nem no Brasil estou; e, já que vamos jogar esse joguinho da síndrome do vira-lata, se eu quiser, posso usar meu plano MÓVEL nas ruas de 42 países sem pagar nada mais por isso.

Gustavo
Não precisa ser nenhum gênio pra entender o comentário. Interpretação de texto passou longe. Ou é só mais um troll de internet mesmo. A título de informação, nem no Brasil estou; e, já que vamos jogar esse joguinho da síndrome do vira-lata, se eu quiser, posso usar meu plano MÓVEL nas ruas de 42 países sem pagar nada mais por isso.
Thiago Oliveira
Eu mudei da tim pra vivo e foi a pior coisa que fiz na minha vida.. Duas semanas depois estava eu na loja da tim fazendo portabilidade de novo pra tim.. Vivo e horrível da sinal e internet so pega no maximo em 3g .. Com meu tim conecto em conexão LTE mega rápido.. Planos da tim são infinitamente melhores que os da vivo.. Os dados meus não acaba nem fodendo porque a tim usa dados reduzidos.. E a vivo so deu abrir YouTube acabava tudo..vivo e um lixo, nunca mais quero saber de chip da vivo.
CtbaBr©

Concordo com a sua analogia do cinema!
Mas discordo dos métodos empregados no Brasil para se resolver os problemas! Sempre o usuário (cliente, consumidor) é o mais penalizado!

O ideal seria usar as falhas dessas operadoras, como motivo para abrir esse mercado para outras empresas, só a concorrência melhora o sistema, nada que for imposto resolvera!

CtbaBr
Concordo com a sua analogia do cinema! Mas discordo dos métodos empregados no Brasil para se resolver os problemas! Sempre o usuário (cliente, consumidor) é o mais penalizado! O ideal seria usar as falhas dessas operadoras, como motivo para abrir esse mercado para outras empresas, só a concorrência melhora o sistema, nada que for imposto resolvera!
Gaius Baltar
A analogia é incorreta. Pense num cinema que vendeu mais ingressos para uma sessão do que a sala comporta, o lógico será impedir que ela continue vendendo até que consiga resolver a situação dos espectadores excedentes. O erro não está na decisão da juíza e sim na má fé da Tim e na inoperancia da Anatel.
Rafael
Mais de 15 anos usando uma operadora ruim que vc mesmo qualifica como a "PIOR" operadora??? Rapaz, vc tem de ser estudado! Kkkkkkkkkkkkk
Jefferson Santos
O problema é regulamentação cada município tem sua própria e demora muito pra conseguir as tais licenças de funcionamento ,e tem cada bizarrice sobre distância entre as torres e escolas,o povo ainda acredita que pode desenvolver câncer com o sinal celular,isso atrasa muito e sobrecarrega a rede. Aqui em guarulhos a Tim melhorou muito sinal bem mais denso em 3/4G Problemas mesmo é de vandalismo de alguns sem noção mexendo em fiação! Obs:Sou Tim Beta plano com tais benefícios nem no pós pago
Rafael
Tô aqui, me acabando no Netflix, YouTube, viajando sem pagar roaming pelo Brasil e com 20gb de internet só pra zoar os haters alienados usando 10mb diário e achando que pode tirar os outros na internet, saca?
Exibir mais comentários