Perspective é a arma do Google contra os comentários nocivos na internet

Machine learning a serviço das boas discussões

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

Comentaristas de portais terão mais dificuldade para incitar brigas se uma nova tecnologia do Google vingar. O Perspective, anunciado nesta quinta-feira (23), é uma ferramenta que usa aprendizagem de máquina para filtrar comentários nocivos automaticamente, reduzindo o trabalho de moderação humana.

O Perspective atribui uma pontuação para cada comentário baseado no impacto que ele pode ter na discussão. A tecnologia identifica como “tóxicos”, em diferentes níveis, comentários como “Os liberais vivem em bolhas e merecem perder” ou “É uma vergonha que Donald Trump tenha sido eleito. Você nunca pode subestimar a estupidez do interior dos Estados Unidos”. Um comentário como “Você é um idiota estúpido” estaria no nível máximo de toxicidade.

A tecnologia será liberada pelo Google como uma API para os veículos de comunicação. O interessante aqui é que cada site poderá definir quão rigoroso será o filtro de “toxicidade” e o que fazer com os comentários problemáticos — é possível simplesmente recusar mensagens que sejam muito nocivas ou colocar no fim da lista uma “moderadamente nociva”, por exemplo.

O Google diz que já testa o Perspective no The New York Times, que recebe 11 mil comentários diariamente. O jornal tem uma equipe só para moderar comentários antes que eles sejam publicados. Com o Perspective, que aprende quão nocivo é um comentário com base em avaliações humanas, o trabalho de moderação pode ficar mais eficiente.

Por enquanto, o Perspective funciona em inglês e detecta apenas linguagem tóxica. No próximo ano, a ideia é expandir a tecnologia para outros idiomas e classificar comentários com base em outros fatores, como quando uma mensagem é off-topic ou não acrescenta nada à discussão.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados