Início » Gadgets » Novo cartão SD mais rápido do mundo grava a 299 MB/s

Novo cartão SD mais rápido do mundo grava a 299 MB/s

Emerson Alecrim Por

Capacidade de armazenamento não é tudo. Quando o assunto é cartão de memória, velocidade de transferência de dados também é importante. Tão importante que a Sony decidiu lançar uma linha de SDs que grava dados à taxa de 299 megabytes por segundo! É o cartão mais rápido do mercado.

A linha SF-G está sendo lançada em versões com 32, 64 e 128 GB de capacidade. Os três cartões são baseados no padrão U3, o que significa que eles suportam velocidade mínima de gravação de dados de 30 MB/s. Além disso, as novidades utilizam o barramento UHS-II, que permite velocidades de transferência de dados de até 312 MB/s.

Sony SF-G

Apesar de o barramento UHS-II ter sido padronizado há alguns anos, não há muitas opções de produtos que se aproximam de velocidades tão altas. Eles estão começando a surgir agora. Entre os fabricantes que já oferecem SDs que atingem a taxa de 300 MB/s estão SanDisk e Lexar, mas na leitura de dados. Nas operações de escrita, a velocidade dos cartões dessas marcas não passa de 260 MB/s.

Segundo a Sony, os cartões SF-G chegam a 300 MB/s na leitura e, como você já sabe, até 299 MB/s na escrita. Dá para usá-los em qualquer tipo de dispositivo com ranhura para SD, mas a intenção da empresa é atender aos usuários de câmeras DSLR compatíveis com essas taxas.

Ainda de acordo com a companhia, os novos SDs são impermeáveis, funcionam em temperaturas entre -25 e 85 graus Celsius e são resistentes a impactos.

É óbvio que todos esses atributos levam a preços altos. De quanto? Ainda não sabemos. A Sony só irá informar os valores no próximo mês, quando os cartões SF-G forem lançados. Mas, tendo como base cartões com especificações semelhantes já disponíveis no mercado, podemos esperar preços começando em US$ 70 (para a versão de 32 GB).

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Trovalds
Acredito eu que a Canon está se mantendo no terreno seguro por enquanto. Não sei quão profunda tem que ser a mudança pra poder se adequar aos novos padrões.
Pedro Felipe
teste 2
Ednei Almeida
É engraçado que uma coisa tão "inovadora", já saia muito atrás dos limites das interfaces de SD cards de alta performance. Na prática estes cartões serão lançados com o menor custo de produção possível pra poder encontrar uma fatia do mercado, utilizando o modo Half-duplex (que limita para 156MB/s) da interface UHS II, que convenhamos, já foi superada pela UHS III que chega aos 600MB/s. Só o tempo dirá... Mas pelas experiências anteriores, a primeira geração vem com um "MVP" do que o produto poderá ser quando estiver em seu melhor momento. Vejam estas imagens: https://uploads.disquscdn.com/images/f71045b22817c641e5c4cdd365d908bcdd3d646b981df45103b28b33868b1472.jpg https://uploads.disquscdn.com/images/b5d5cf8b5e640b26cd8a58ae645e44007c35b6a9b33d6468fae69924ac8f0047.jpg Referência: https://www.sdcard.org/developers/overview/speed_class/index.html
Anayran Pinheiro
Maior frequência de cliques nas máquinas mais atuais. Por conta dos processadores estarem melhorando bastante a velocidade de processamento das fotos, dá para tirar muitos mais cliques por segundo, então com um cartão e essa velocidade de escrita dá para acompanhar o ritmo da máquina sem muitos problemas
Henrique Queirós
Olha, foda. Mas não vejo muuuita necessidade de um desses
Raph4 (Raphael Corrêa)
Estes vídeos certamente serão salvos apenas em memória interna, como a Samsung já faz com o 4K atualmente. Você pode até transferir depois mas (se não me engano) a gravação em tempo real sempre é na memória interna.
Raph4 (Raphael Corrêa)
Nem a pau que o 32Gb vai sair por míseros $70! Sonho meu! No mais, espero que a Sony se puxe pra melhorar ainda mais a qualidade dos videos na linha A7, sem preocupar-se tanto com a compressão, que nesse caso é negativa ao gerar muito calor. Canon desaponta e continua com padrão velho na leitura dos cartões, mesmo nos lançamentos mais novos. Pessoal da Nikon pode se beneficiar melhor.
Jorge Luis
talvez os novos processadores da samsung que gravam 4k a 120fps.
Trovalds
Aplicações: filmagem em resolução 8k e acima?