Capacidade de armazenamento não é tudo. Quando o assunto é cartão de memória, velocidade de transferência de dados também é importante. Tão importante que a Sony decidiu lançar uma linha de SDs que grava dados à taxa de 299 megabytes por segundo! É o cartão mais rápido do mercado.

A linha SF-G está sendo lançada em versões com 32, 64 e 128 GB de capacidade. Os três cartões são baseados no padrão U3, o que significa que eles suportam velocidade mínima de gravação de dados de 30 MB/s. Além disso, as novidades utilizam o barramento UHS-II, que permite velocidades de transferência de dados de até 312 MB/s.

Apesar de o barramento UHS-II ter sido padronizado há alguns anos, não há muitas opções de produtos que se aproximam de velocidades tão altas. Eles estão começando a surgir agora. Entre os fabricantes que já oferecem SDs que atingem a taxa de 300 MB/s estão SanDisk e Lexar, mas na leitura de dados. Nas operações de escrita, a velocidade dos cartões dessas marcas não passa de 260 MB/s.

Segundo a Sony, os cartões SF-G chegam a 300 MB/s na leitura e, como você já sabe, até 299 MB/s na escrita. Dá para usá-los em qualquer tipo de dispositivo com ranhura para SD, mas a intenção da empresa é atender aos usuários de câmeras DSLR compatíveis com essas taxas.

Ainda de acordo com a companhia, os novos SDs são impermeáveis, funcionam em temperaturas entre -25 e 85 graus Celsius e são resistentes a impactos.

É óbvio que todos esses atributos levam a preços altos. De quanto? Ainda não sabemos. A Sony só irá informar os valores no próximo mês, quando os cartões SF-G forem lançados. Mas, tendo como base cartões com especificações semelhantes já disponíveis no mercado, podemos esperar preços começando em US$ 70 (para a versão de 32 GB).

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados