Início » Mobile » Android Messages é o novo app padrão de SMS do Google

Android Messages é o novo app padrão de SMS do Google

A mudança de nome tem um bom motivo: o app passou a suportar RCS

Por
2 anos atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Há cerca de dois anos, o Google lançava o Messenger para substituir o app padrão de SMS do Android. Se você usa o aplicativo, vai perceber que agora ele se chama Android Messages ou, no Brasil, Android Mensagens. Mas essa não é apenas uma mudança de nome.

Ao The Verge, Amir Sarhangi, do Google, explicou que o Android Messages está mais integrado ao próprio Android, o que faz a alteração no nome ter sentido. Isso é possível principalmente porque agora o app tem pleno suporte ao RCS (Rich Communication Service).

Sarhangi é o cara que cuida do RCS no Google. Ele assumiu o posto em 2015, depois que o Google comprou a startup dele, a Jibe Mobile. Uma das especialidades da empresa era justamente o RCS, sistema que torna mais rica a experiência de comunicação em plataformas móveis.

Além das tradicionais mensagens de texto, o RCS suporta emojis, chat em grupo, compartilhamento de tela, jogos, entre vários outros recursos. Por conta disso, o RCS é visto como a evolução do SMS — mas uma evolução em grande estilo.

Android Messages

Mesmo assim, por que pensar nisso se hoje o que não falta é serviço de comunicação com recursos variados? Só para citarmos exemplos do próprio Google, temos Allo, Duo e Hangouts atualmente.

Para a empresa, a grande vantagem do RCS é o seu potencial de chegar a mais gente. Além das empresas de tecnologia, a implementação do RCS requer esforços das companhias de telecomunicações. Assim, é possível assegurar que o sistema irá funcionar nas mais diversas redes, independente de plataforma ou operadora, tal como acontece com o SMS.

É cedo para sabermos se aceitação do RCS vai ser massiva, embora operadoras de todo o mundo já tenham demonstrado interesse pelo assunto. Para o Google, o suporte ao sistema no Android Messages poderá não só atrair usuários para a tecnologia como também estimular outras empresas a lançarem apps compatíveis com o RCS.

Mas, novamente, a quantidade de serviços do tipo que temos hoje pode atrapalhar esse plano. Pelo menos o bom e velho SMS continua funcionando irrestritamente no Android Messages.