Início » Celular » Android Messages é o novo app padrão de SMS do Google

Android Messages é o novo app padrão de SMS do Google

A mudança de nome tem um bom motivo: o app passou a suportar RCS

Emerson Alecrim Por

Há cerca de dois anos, o Google lançava o Messenger para substituir o app padrão de SMS do Android. Se você usa o aplicativo, vai perceber que agora ele se chama Android Messages ou, no Brasil, Android Mensagens. Mas essa não é apenas uma mudança de nome.

Ao The Verge, Amir Sarhangi, do Google, explicou que o Android Messages está mais integrado ao próprio Android, o que faz a alteração no nome ter sentido. Isso é possível principalmente porque agora o app tem pleno suporte ao RCS (Rich Communication Service).

Sarhangi é o cara que cuida do RCS no Google. Ele assumiu o posto em 2015, depois que o Google comprou a startup dele, a Jibe Mobile. Uma das especialidades da empresa era justamente o RCS, sistema que torna mais rica a experiência de comunicação em plataformas móveis.

Além das tradicionais mensagens de texto, o RCS suporta emojis, chat em grupo, compartilhamento de tela, jogos, entre vários outros recursos. Por conta disso, o RCS é visto como a evolução do SMS — mas uma evolução em grande estilo.

Android Messages

Mesmo assim, por que pensar nisso se hoje o que não falta é serviço de comunicação com recursos variados? Só para citarmos exemplos do próprio Google, temos Allo, Duo e Hangouts atualmente.

Para a empresa, a grande vantagem do RCS é o seu potencial de chegar a mais gente. Além das empresas de tecnologia, a implementação do RCS requer esforços das companhias de telecomunicações. Assim, é possível assegurar que o sistema irá funcionar nas mais diversas redes, independente de plataforma ou operadora, tal como acontece com o SMS.

É cedo para sabermos se aceitação do RCS vai ser massiva, embora operadoras de todo o mundo já tenham demonstrado interesse pelo assunto. Para o Google, o suporte ao sistema no Android Messages poderá não só atrair usuários para a tecnologia como também estimular outras empresas a lançarem apps compatíveis com o RCS.

Mas, novamente, a quantidade de serviços do tipo que temos hoje pode atrapalhar esse plano. Pelo menos o bom e velho SMS continua funcionando irrestritamente no Android Messages.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Theo Queiroz
O sms é usado largamente nos EUA porque sempre foi ilimitado, desde os tempos dos dumbphones. Aí é meio que cultural já deles. Nenhum americano usa Whatsapp por exemplo. Vc pode perceber isso quando sai uma notícia sobre o whatsapp no Droid-life (que é um dos maiores sites sobre Android do mundo e é americano). A galera fica lá nos comentários: "quem usa isso?", "só tenho um contato nessa porcaria de app", "só meus amigos latinos usam" e etc.
Theo Queiroz
Eu chamo "a" Google quando quero me referir a empresa e "o" Google quando me refiro ao serviço do buscador. Fulano trabalha "na" Google Procura o site aí "no" Google
LuizF
Sério então? Poxa, mas tem uma grande diferença sms mms desses mensageiros. Prefiro telegram do q mandar SMS. Não da pra ver quando a.outra pessoa recebe, se esta online...difícil acreditar em
LuizF
Kkkkkkkkk
Gesonel o Mestre dos Disfarces
Não não... tira o "o". deixa só "Facebook" (tiozinho do napster do filme do facebook)
Gesonel o Mestre dos Disfarces
Vai entender.
Leonardo Feelckins
fato! rs
Keaton
Alguém na sede do Google deve estar planejando mais um desses apps agora mesmo..
Sammy
No Wifi seu argumento faz sentido, mas falamos aqui de internet também que é a 3G, do mesmo jeito que precisamos do sinal do chip funcionando para poder usar a internet, acontece a mesma coisa no SMS, isso se lidar que 80% do acesso no brasil é por 3G, desculpa se eu tiver errado, mas o brasileiro usa muito pacote de dados!.
Sammy
Eu compraria a ideia certamente, SMS eu costumava usar bastante, mas com a chegada do Whatsapp que só uso porque a família usa, entre outros, praticamente mataram o SMS no brasil, mas com essa tecnologia, se as operadoras prestarem um serviço de tamanha altura comparado ao EUA, claramente fará sucesso,e o reinado do Whatsapp e Cia acaba, e claramente para nossa alegria, a gente ganha, e para alegria das operadoras, ganham mais ainda.
Comediante
Nos EUA e Europa, todo mundo. As operadoras lá fornecem SMS gratuito e ilimitado para qualquer operadora. Por isso o app de mensagens mais usado nos EUA depois do SMS é o Skype, por ter sido o primeiro com vídeo-chamada.
Breno
RCS tá focando em quem n usa whatsapp e afins, pq nem todo mundo tem internet. Acho válido! O problema é que, quem tem smartphone, geralmente vai ter internet, não? Aí, faria mais sentido o RCS focar aqueles dumbphones
Junior Santos ?
É melhor despejar recursos num app do que criar um novo! Nao entendo o Google!
Sckillfer
A Google com mensageiros é igual o Facebook com as stories... A diferença é que o ultimo tem o minimo de sucesso.
PPKX XD ?????????
Bom, pelo menos aqui em SP quem não tem SMS ilimitado também não costuma ter um plano de dados muito bom, mas o Wi-fi acaba salvando o "zapzap" de qquer maneira.
Exibir mais comentários