Início » Internet » O Twitter está crescendo mais no Brasil que no resto do mundo

O Twitter está crescendo mais no Brasil que no resto do mundo

Paulo Higa Por

O Twitter não anda muito bem. A rede social ainda não é lucrativa e sofre prejuízos sucessivos. Em dez anos de existência, foram mais de US$ 2 bilhões em perdas acumuladas. Mas a empresa parece estar feliz com seu desempenho no Brasil: houve um aumento de 18% no número de usuários ativos mensais no país em 2016, contra um crescimento de apenas 4% no mundo.

Os números foram revelados por Fiamma Zarife, diretora geral do Twitter Brasil, em entrevista ao Mobile Time. Segundo a executiva, a receita de publicidade da rede social no mercado brasileiro subiu cerca de 30% em 2016, acima das previsões de 12% de crescimento do mercado digital.

No mundo, o Twitter possui 319 milhões de usuários ativos mensais, número extremamente modesto quando comparado ao gigante Facebook, que chega a crescer mais de 250 milhões de usuários por trimestre e está perto dos 2 bilhões de usuários ativos mensais.

Para crescer no Brasil, a rede social quer atrair mais anunciantes, aproveitar a vantagem competitiva do conteúdo em tempo real para inserir publicidade contextual com melhor timing, além de desenvolver “soluções customizadas para o relacionamento entre marcas e consumidores através do Twitter”.

Recentemente, o Twitter anunciou que está focando seus esforços em aprendizagem de máquina e inteligência artificial. A empresa comprou a Magic Pony, startup que melhora a qualidade de imagens de baixa resolução. Também já havia adquirido a Madbits, que desenvolveu um algoritmo de busca e organização de imagens, e a Whetlab, que trabalhava com machine larning nos setores de biologia computacional e reconhecimento de voz e objetos.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Theo Queiroz
Nossa...
LuizF
Mas oq q tão fazendo no ES com o twitter?
Jack Silsan
Que outra rede você acha que poderia substituir o Twitter? 99% das pessoas discordam de mim (lol ?), mas eu acho que o Disqus tem suas semelhanças com o Twitter
Monique
amo o twitter e sua funcionalidade
Marcvs Antonivs
Gosto do Twitter. Alguém postou lá outro dia que o Facebook é o Brasil que temos e o Twitter é o Brasil que gostariamos de ter. Tipo isso.
Anderson
Acho que o Twitter perdeu tempo tentando concorrer com outras redes sociais e tentando lançar recursos desnecessários. O foco é esse mesmo que você comentou: tempo real.
Douglas Baião
Ele cresceu mais no Brasil no período, mas isso não significa que ele só faz sucesso aqui. Nos EUA, Japão e UK ele é muito utilizado! Assim como na maioria dos países desenvolvidos. http://www.alexa.com/siteinfo/twitter.com
Douglas Baião
Sem falar da ferramenta de pesquisa do Twitter, onde vc pode saber tudo sobre determinado assunto em qualquer lugar do mundo em tempo real. O Facebook nem pesquisa fora da sua rede de amigos faz ??????
Eduardo Alvim
Rede. Social. Manja?
Junior Santos ?
Graças a emissoras de TV que estão apostando muito na audiência digital.
Leandro Ruel
isso tudo o que vc falou.
Marlon Mattos
Sim mano
Marlon Mattos
Verdade, e a interaçao e bem melhor e mais facil, aproxima mais da galera, e tambem com os trends, vc se mantem sempre informado a cada hora, amo ele por isso!
Marlon Mattos
Twitter, melhor rede social! Nos brasileiros fazendo vc crescer mais e mais haha!
Jack Silsan
O Twitter é uma excelente rede pra se manter bem informado sobre os assuntos mais relevantes pra cada um. Eu uso a muito tempo, e acompanhei diversas mudanças da rede, desde a época anterior à @, passando pela Facebookização da página de perfil até o advento do Moments - pra mim uma das melhores adições feitas pelo Twitter em toda sua história, por servir como um segundo feed mais focado em algoritmo e interesses, sem tirar o feed principal e cronológico. Minha esposa me via usando e me criticava, certamente por que não entendia... Até o dia que eu disse pra ela fazer um perfil no final de 2016. É engraçado ver que muitas vezes ela usa o Twitter mais do que eu. Se inscreveu em duas das minhas listas e aos poucos está aprendendo as diversas formas de interação permitidas. Alguns dizem que o Twitter parou no tempo (o Moments certamente não os impressionou) e por isso perdeu relevância e audiência para os rivais pertencentes ao tio Mark e para o novato Snapchat. O que o Twitter deveria fazer? Copiar o Snapchat, como fez o WhatsApp recentemente com seu Status? Ao meu ver, se for necessário fazer mudanças, que sejam outras. Eu sou a favor de uma polêmica: Edição de tweets, com histórico de edição (diferente do que ocorre no meu também querido Disqus). Também gostaria de ver textões através de um botão "leia mais"; a limitação de 140 carácteres passaria a valer para o texto exibido. Textões também poderiam ser inseridos no Twitter através da fusão do Twitter com o Medium. Este último já exigiu ter um perdil no Twitter para permitir a criação de uma conta (eu tenho uma lá dessa época, abandonada no momento). Numa possível união entre as duas plataformas, poderia haver uma aba Medium. Outros erros foram cometidos: Vine e Periscope. Sério, pra que criar outras duas redes análogas ao Twitter? Apenas para forçar usuários a criar um perfil na "rede-mãe". Pois ambos tinham essa exigência na época de seu surgimento. Pode der dado certo na época, mas acabou criando outro problema: Sustentar duas outras redes. E em uma delas a diretoria do Twitter pediu água: O Vine agora é apenas um app de câmera, e as publicações vão direto para o perfil do usuário no Twitter. Que o mesmo ocorra em breve com o Periscope. O Twitter tem futuro. A experiência da minha esposa (e de muitos outros novos usuários) e esse crescimento no Brasil podem ser um sinal de que a recuperação está a caminho.
Ramon Gonzalez
A melhor rede social do mundo está enfim sendo descoberta pelos brasileiros! Acredito que vários programas e canais da TV aberta colaboraram pra isso (Masterchef Brasil, por exemplo). 30% de crescimento de receita é bastante coisa! Vida longa e próspera ao Twitter!!
LuizF
Hm?
Baidu feat MC Brinquedo
Não entra na minha cabeça esse prejuízo de 2 bilhões de dólares. Gastam esse dinheiro todo onde? Pra manter servidores, funcionários, licenças ou o quê?
Rafael Sousa
Graças ao Tim Beta...
???????Feripe Hatsune?
Vida longa ao Twitter!
Mago Erudito®
Recentemente voltei a usar para acompanhar os tweets do Mr. Trump e aproveitei para fazer uma limpa em quem eu seguia. Sem dúvida é uma rede interessante para quem sabe filtrar sua timeline.
Marks William
Nos recentes acontecimentos no estado Espirito Santo, o Twitter conseguiu mostrar bem a sua principal qualidade que são as noticias em tempo real. Nenhuma outra plataforma conseguiu dar voz para quem estava sofrendo com a violência como a rede do passarinho.
Chicão ?????????
Torço pelo Twitter. Além de ser uma ótima rede social, ela se mantém longe das amarras do Google e Facebook
Carlin
O twitter ainda é a melhor rede social quando o assunto é "tempo real", você simplesmente entra posta, não exagera nos post porque são apenas 140 caracteres, você tem acesso a imagens e gifs de forma rápida e fluida... o twitter tornou o fato de compartilhar o que esta acontecendo com você ou onde você esta algo natural!!! Pena que comercialmente ainda não achou uma luz!
romer
Não sei porque, mas lembrei do Orkut, que só crescia no Brasil...Espero que o Twitter consiga se recuperar, pois é uma rede social muito boa, e ainda tem o lance do "tempo real" funcionando bem.