O Twitter não anda muito bem. A rede social ainda não é lucrativa e sofre prejuízos sucessivos. Em dez anos de existência, foram mais de US$ 2 bilhões em perdas acumuladas. Mas a empresa parece estar feliz com seu desempenho no Brasil: houve um aumento de 18% no número de usuários ativos mensais no país em 2016, contra um crescimento de apenas 4% no mundo.

Os números foram revelados por Fiamma Zarife, diretora geral do Twitter Brasil, em entrevista ao Mobile Time. Segundo a executiva, a receita de publicidade da rede social no mercado brasileiro subiu cerca de 30% em 2016, acima das previsões de 12% de crescimento do mercado digital.

No mundo, o Twitter possui 319 milhões de usuários ativos mensais, número extremamente modesto quando comparado ao gigante Facebook, que chega a crescer mais de 250 milhões de usuários por trimestre e está perto dos 2 bilhões de usuários ativos mensais.

Para crescer no Brasil, a rede social quer atrair mais anunciantes, aproveitar a vantagem competitiva do conteúdo em tempo real para inserir publicidade contextual com melhor timing, além de desenvolver “soluções customizadas para o relacionamento entre marcas e consumidores através do Twitter”.

Recentemente, o Twitter anunciou que está focando seus esforços em aprendizagem de máquina e inteligência artificial. A empresa comprou a Magic Pony, startup que melhora a qualidade de imagens de baixa resolução. Também já havia adquirido a Madbits, que desenvolveu um algoritmo de busca e organização de imagens, e a Whetlab, que trabalhava com machine larning nos setores de biologia computacional e reconhecimento de voz e objetos.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Theo Queiroz
Nossa...
LuizF
Mas oq q tão fazendo no ES com o twitter?
Jack Silsan
Que outra rede você acha que poderia substituir o Twitter? 99% das pessoas discordam de mim (lol ?), mas eu acho que o Disqus tem suas semelhanças com o Twitter
Monique
amo o twitter e sua funcionalidade
Marcvs Antonivs
Gosto do Twitter. Alguém postou lá outro dia que o Facebook é o Brasil que temos e o Twitter é o Brasil que gostariamos de ter. Tipo isso.
Anderson
Acho que o Twitter perdeu tempo tentando concorrer com outras redes sociais e tentando lançar recursos desnecessários. O foco é esse mesmo que você comentou: tempo real.
Douglas Baião
Ele cresceu mais no Brasil no período, mas isso não significa que ele só faz sucesso aqui. Nos EUA, Japão e UK ele é muito utilizado! Assim como na maioria dos países desenvolvidos. http://www.alexa.com/siteinfo/twitter.com
Douglas Baião
Sem falar da ferramenta de pesquisa do Twitter, onde vc pode saber tudo sobre determinado assunto em qualquer lugar do mundo em tempo real. O Facebook nem pesquisa fora da sua rede de amigos faz ??????
Eduardo Alvim
Rede. Social. Manja?
Junior Santos ?
Graças a emissoras de TV que estão apostando muito na audiência digital.
Leandro Ruel
isso tudo o que vc falou.
Marlon Mattos
Sim mano
Marlon Mattos
Verdade, e a interaçao e bem melhor e mais facil, aproxima mais da galera, e tambem com os trends, vc se mantem sempre informado a cada hora, amo ele por isso!
Marlon Mattos
Twitter, melhor rede social! Nos brasileiros fazendo vc crescer mais e mais haha!
Jack Silsan
O Twitter é uma excelente rede pra se manter bem informado sobre os assuntos mais relevantes pra cada um. Eu uso a muito tempo, e acompanhei diversas mudanças da rede, desde a época anterior à @, passando pela Facebookização da página de perfil até o advento do Moments - pra mim uma das melhores adições feitas pelo Twitter em toda sua história, por servir como um segundo feed mais focado em algoritmo e interesses, sem tirar o feed principal e cronológico. Minha esposa me via usando e me criticava, certamente por que não entendia... Até o dia que eu disse pra ela fazer um perfil no final de 2016. É engraçado ver que muitas vezes ela usa o Twitter mais do que eu. Se inscreveu em duas das minhas listas e aos poucos está aprendendo as diversas formas de interação permitidas. Alguns dizem que o Twitter parou no tempo (o Moments certamente não os impressionou) e por isso perdeu relevância e audiência para os rivais pertencentes ao tio Mark e para o novato Snapchat. O que o Twitter deveria fazer? Copiar o Snapchat, como fez o WhatsApp recentemente com seu Status? Ao meu ver, se for necessário fazer mudanças, que sejam outras. Eu sou a favor de uma polêmica: Edição de tweets, com histórico de edição (diferente do que ocorre no meu também querido Disqus). Também gostaria de ver textões através de um botão "leia mais"; a limitação de 140 carácteres passaria a valer para o texto exibido. Textões também poderiam ser inseridos no Twitter através da fusão do Twitter com o Medium. Este último já exigiu ter um perdil no Twitter para permitir a criação de uma conta (eu tenho uma lá dessa época, abandonada no momento). Numa possível união entre as duas plataformas, poderia haver uma aba Medium. Outros erros foram cometidos: Vine e Periscope. Sério, pra que criar outras duas redes análogas ao Twitter? Apenas para forçar usuários a criar um perfil na "rede-mãe". Pois ambos tinham essa exigência na época de seu surgimento. Pode der dado certo na época, mas acabou criando outro problema: Sustentar duas outras redes. E em uma delas a diretoria do Twitter pediu água: O Vine agora é apenas um app de câmera, e as publicações vão direto para o perfil do usuário no Twitter. Que o mesmo ocorra em breve com o Periscope. O Twitter tem futuro. A experiência da minha esposa (e de muitos outros novos usuários) e esse crescimento no Brasil podem ser um sinal de que a recuperação está a caminho.
Exibir mais comentários