Início » Celular » Nokia 3 e Nokia 5: os novos smartphones acessíveis com Android limpo

Nokia 3 e Nokia 5: os novos smartphones acessíveis com Android limpo

Paulo Higa Por

Depois de apresentar o Nokia 6, primeiro aparelho da nova fase da Nokia, a HMD anunciou neste domingo (26) dois novos smartphones mais acessíveis. O Nokia 3 é o dispositivo mais básico, para competir no segmento de entrada, enquanto o Nokia 5 já belisca os intermediários, com processador Snapdragon 430, câmeras melhores e um design que lembra os velhos Lumias.

Nokia 3

O Nokia 3 tem preço sugerido de 139 euros e traz especificações de hardware pouco impressionantes para custar barato. Ele deve competir com aparelhos como o Moto E, trazendo display de 5 polegadas (1280x720 pixels), câmeras de 8 megapixels (traseira e frontal), processador quad-core MediaTek MT6737, RAM de 2 GB e armazenamento interno de 16 GB (com entrada para microSD). A bateria é de 2.650 mAh.

A HMD foca em design para conquistar consumidores: embora seja mais acessível, o Nokia 3 já possui moldura de alumínio (a traseira é de plástico) e tela IPS LCD com vidro 2,5D, levemente curvado nas laterais. O display, aliás, é citado como diferencial pela fabricante por ser laminado e polarizado, o que em tese melhora a visualização sob a luz do sol.

Nokia 5

Um nível acima está o Nokia 5, por 189 euros. Ele já traz leitor de impressões digitais na parte frontal, uma tela IPS LCD de 5,2 polegadas (com a mesma resolução de 1280x720 pixels) e um processador mais potente, o octa-core Snapdragon 430. A RAM e o armazenamento interno continuam em 2 e 16 GB, respectivamente.

A resolução da câmera frontal permanece em 8 megapixels, enquanto a traseira sobe para 13 megapixels, com foco por detecção de fase. A bateria tem capacidade de 3.000 mAh e não é removível. Já as conexões são as mesmas do Nokia 3: 4G LTE compatível com as frequências brasileiras (700, 1.800 e 2.600 MHz), NFC e Micro-USB.

Android puro e atualizado

O detalhe interessante para os geeks é que ambos os aparelhos vêm com o Android Nougat (7.0 no Nokia 3 e 7.1.1 no Nokia 5) praticamente sem modificações na interface. A HMD diz publicamente querer “garantir atualizações regulares, para que você sempre tenha os últimos recursos e correções de segurança”. É uma filosofia bem Motorola na era Google.

Quando chega

Nokia 3 e Nokia 5 serão lançados globalmente a partir do segundo trimestre. Eles chegarão juntos com o Nokia 6, que não será mais exclusivo da China e contará com uma edição especial, com 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno, por 299 euros.

A HMD ainda não revelou se entrará no mercado brasileiro, mas pretende aproveitar a parceria com a Foxconn (que possui fábricas no Brasil) para vender smartphones no mundo inteiro. A Índia já foi citada como um dos principais mercados para a nova Nokia, e os executivos da HMD querem tornar a marca um player global logo no início das operações.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Pedro Lima
Nokia sempre teve melhor hatdware. Agora, android? So de ver marcas como alcatel e intel, que sao boas, fabricando esses lixos com android. Se for pra nokia voltar e virar um celular lixo, é melhor eles nem fazerem. Deveriam bater de frente com a sansung e voltar com o symbian nova versao.
thyago oak
USE O WINDOWS INSIDER PROGRAM BAIXE O APP NA LOJA E HABILITE O UPDATE DO WINDOWS 10 PELO APP WINDOWS INSIDER E AI VOCE E SUA ESPOSA VAO CONSEGUIR INSTALAR O WINDOWS 10 NO LUMIA 900 E PROVAVELMENTE TER O WHATS APP NELE TRANQUILO
DarkWingsX
O Nokia 6 também é o 430.
Jack Silsan
Eu tenho um Nokia (Lumia 730), e quase todos os meus outros celulares foram Nokias. Sobre os Xperias, de uns meses pra cá essa linha ficou bem datada e cara no Brasil, e eu já repensei minha decisão.
VIDA MÚSICA & BATERA
Tô "doido" pra ver logo a venda e poder ter o meu NOKIA com Android... uhuuu tchau Samsung..
VIDA MÚSICA & BATERA
nokia HUMILHA A Sony em resistência e durabilidade.. humilha muuuito!
VIDA MÚSICA & BATERA
Cara de Xperia quero distância, minha esposa tem o T3 e apesar de ser bom em vários aspectos, TEM O MATERIAL MUITO FRACO, ele racha e trinca muito fácil...
VIDA MÚSICA & BATERA
VAi vender muito, ja vi muita gente dizendo. "Ahhh, Nokia com android, eu quero"
VIDA MÚSICA & BATERA
Quem quer algo potente pega o Nokia 6 que ta parrudo!
francisco ivan
Ha entendi
Raphael Alves
Aguardando chegar aqui, para enfim, aposentar o meu L930 e meu WP
Pedro Carvalho
Sim, mas é praticamente a propria Nokia... 90% do quadro de funcionários são pessoas que trabalhavam na Nokia antes dela ser vendida pra Microsoft, a sede da empresa fica de frente pra sede da Nokia e o fundador é um ex Vice-Presidente da Nokia de antes da venda pra MS...
marcus
Vivendo e aprendendo. Obrigado.
Antony
https://epxx.co/artigos/autofoco.html
marcus
"A resolução da câmera frontal permanece em 8 megapixels, enquanto a traseira sobe para 13 megapixels, com foco por detecção de fase". Fase, neste caso, seria face?
Rickinbsb
não. android puro
Iuri Dov
Ótima escolha! Parabéns!
Leonardo Teixeira
Essa eu não sabia.
igomd
bem enumerado a questao do 617
igomd
O Snapdragon do Nokia 5 poderia ser o superior, mas pelo CxB certo é otimização de software o 400 vai dar conta. Vejo como falha o uso da MicroUSB e não do USB-C. Eles estão criando algo novo, empresa nova, linha de aparelhos novos. Melhor seria adotar o usb C desde de inicio na linha toda e não migrar daqui uma ou duas gerações.
Jack Silsan
Faz sentido
Jack Silsan
Membros d'A Resistência, uh? lol
Jack Silsan
Nenhum desses novos Nokias me empolgou. Minha volta ao Android deverá ser através de algum Xperia mesmo. Passo!
Thiago Motta
Lembrando que é uma outra empresa publicando em nome da Nokia a HDM.
Carlos Taylor
Bem, é um aparelho android, e geralmente os androids não teem muita diferença de visual ou aparência no "tema" do software..
Carlos Taylor
Admito, eu era e ainda sou fanboy da nokia, aí agora eu vejo esses aparelhos, que no meu ponto de vista, com regulares ou ótimos preços.. Não vejo a hora de ter meu novo Nokia!
guilherme
Né, tô na mesma
Chico Nores
Nokia, vem ni mim que to facim, facim.
Orlando C. Neto
Se vier pro Brasil eu aposento meu Moto G 2014 que já está pedindo arrego tem um tempo kkkkkkk
Victor Ferreira
Estou apaixonado! Recentemente comprei um moto g4 play mas quando a vida útil dele acabar vou migrar da motorola (lenovo) que é a minha marca preferida pra um desses.
Alberto Prado
Talvez por ter o android quase puro, ele se equipare aos smarts concorrentes mesmo usando um proc mais fraco. O que é bom, pois dá margem para fabrica com custos menores e ter preços competitivos no varejo. Vamos aguarda os reviews para vê como é.
palatoqueimado
É mais barato que o Snapdragon e tem desempenho semelhante. Receita infalível.
Odair Fernandes
Eu tenho hoje Microsoft lumia 640lx não me arrependo é ótima em desempenho não trava e espero que venha como tudo como sempre!
Henrique Bonfim
E o Mediatek se tornou o queridinho das fabricantes "emergentes".
Julio Marcus Piantoni
Uso o Nokia 630 e a minha mulher o 900 e não pensamos em troca-los. O Whatsapp parou no 900 e preferimos mudar pro Telegram e não trocar os smartphones.
Lenes Moreira
Vem pra cá Nokia, nunca te pedi nada.
francisco ivan
UMa pergunta esses novos aparelhos da nokia vai vim com as cores e temas que ele sempre teve?
francisco ivan
Eu uso nokia lumia 930 ainda so por gostar tanto do nokia.
francisco ivan
Eu estou muito feliz por a nokia ter voltado de novo,pra mim sempre foi a melhor marca do mundo,mais por favor venham para o Brasil logo por favor pra mim comprar um .
Sandro De Jesus Soares
Concordo com você, mas acho que se chegar por aqui em um preço de +ou- 1.200 reais, uma parte do público que consome aparelhos nacionais nessa faixa não vai saber realmente até que ponto o 430 é desvantajoso, visto que o Vibe K6 e K6 plus chegaram com esse processador e conseguiram levar boa parte do mercado. E sendo Nokia meu amigo, existe um grupo muito grande de empresários das antigas que pagaria por um celular desse sorrindo, só por trazer Android kkk
David Rabelo
Só não gosto desses botões na tela, Android não foi feito pra isso.
Magnosama
Tô curtindo essa nova Nokia. Tomara que venham pra cá.
Marlos F?a?r?i?a?
tomara né thiago
Don Ramón
Sim, é aparelho de entrada, por isso o 430. O 625 é pra intermediários... E não custa lembrar que o 430 é um pouco mais potente que o 617, que equipa o xodozinho Moto G4 Plus.
palatoqueimado
Esse Nokia 5 tá muito bonito, mas o hardware decepcionou um pouco. O Snap 430 é inferior ao 625, vendido no mercado há um tempinho. Podia vir uma versão mais potente...
Thiago Silva
Vem para o Brasil, por favor. :(