Alcatel revela smartphone modular não tão caro

A5 pode receber capa com alto-falante, bateria externa ou traseira cheia de LEDs

Diego Melo
Por
• Atualizado há 1 semana

A Alcatel divulgou nesta segunda-feira (27) o A5, o “primeiro smartphone interativo coberto por LED”. Com configurações de aparelho intermediário, ele tem como maior novidade uma parte traseira cheia de LEDs para você personalizar suas notificações com um “show de luzes” — algo parecido com aqueles tênis luminosos que voltaram a ser febre entre a criançada (e alguns adultos também).

Os LEDs podem ser configurados para exibir notificações personalizadas, para servir como uma “capa luminosa” com padrões de luzes diferentes pré-configurados por um aplicativo, e reagir conforme a música que está sendo tocada, ativando-se com um “simples movimento”.

Outra novidade é que a parte traseira do A5 é removível. Em demonstrações, a Alcatel disponibilizou para testes uma capa com alto-falante e um extensor de bateria. No entanto, a empresa preferiu manter o “mistério” sobre o diferencial do celular, não dando muito destaque ao aspecto “modular” e nem confirmando se os “módulos” serão vendidos ao consumidor final.

Para dar suporte a tantas luzes, o A5 virá equipado com uma bateria de 2.800mAh, além de um processador octa-core de 1,5 GHz, uma tela de 5,2 polegadas (1280×720 pixels) e conectividade 4G. As outras especificações incluem uma câmera de 16 megapixels, 2 GB de RAM e armazenamento interno de 16 GB, expansível por cartão microSD.

Além do A5, a Alcatel aproveitou a ocasião para anunciar o A3, um smartphone com menos luzes, porém mais acessível. Focado em redes sociais e compartilhamento de fotos, ele virá com uma câmera frontal de 5 megapixels com “flash para selfies”, uma câmera traseira de 13 megapixels com flash LED e alguns aplicativos de edição de imagens (e selfies) pré-instalados.

A tela é de 5 polegadas (1280×720 pixels), combinada com um processador octa-core de 1,25 GHz, conectividade 4G e bateria de 2.460mAh. Assim como o A5, o A3 também terá memória interna de 16 GB, com suporte a cartão microSD, mas um pouco menos de RAM: 1,5 GB. Ambos os smartphones virão com o Android 6.0 Marshmallow (boo!).

A Alcatel ainda não divulgou as datas de lançamento e os valores dos aparelhos — mas eles entram no lugar da família Pop, que custa abaixo dos mil reais no Brasil.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Diego Melo

Diego Melo

Ex-redator

Diego Melo é jornalista e cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Escreve sobre tecnologia desde 2011, fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2016 e 2022, produzindo pautas sobre programação, guias e tutoriais de programas. Hoje é desenvolvedor full-stack e trabalha diariamente com tecnologias como JavaScript (Vue.js), PHP (Laravel) e SQL (MySQL).

Canal Exclusivo

Relacionados