Início » Negócios » Mozilla compra Pocket

Mozilla compra Pocket

Serviço de leitura tem 10 milhões de usuários e 3 bilhões de links salvos

Paulo Higa Por

O Pocket, serviço de leitura que nasceu como uma extensão para o Firefox em 2007, inicialmente conhecido como Read It Later, agora é da Mozilla. A companhia por trás do Firefox anunciou nesta segunda-feira (27) que adquiriu o serviço que salva artigos para ler depois. O valor da transação não foi divulgado.

É um namoro que terminou em casamento: desde 2015, o Pocket está presente nativamente no Firefox, com um botão para salvar artigos. O serviço de leitura tem mais de 10 milhões de usuários ativos mensais e mais de 3 bilhões de links salvos — só eu devo ter algumas centenas ou milhares de artigos esquecidos por lá.

Esta é a primeira aquisição “estratégica” da Mozilla. Segundo o The Verge, a ideia é fortalecer a presença da Mozilla nos dispositivos móveis, onde a empresa não possui um navegador com grande fatia de mercado e fracassou com o Firefox OS, sistema operacional voltado para aparelhos de baixo custo (e que mudou de foco algumas vezes).

Além disso, o Pocket é conhecido por conseguir identificar bem os artigos e vídeos de alta qualidade para indicá-los aos usuários. Recomendação de conteúdo é um dos principais focos atuais da Mozilla, com o Context Graph, iniciativa criada com o objetivo de ajudar as pessoas a encontrarem novos conteúdos na internet.

Até então, o Pocket havia levantado US$ 14,5 milhões de investidores e tinha uma equipe de 25 funcionários — eles continuarão trabalhando de maneira independente no projeto. Seu principal concorrente, o Instapaper, foi comprado recentemente pelo Pinterest, também por um preço não revelado.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Molinex
Tecnicamente sim... Eu acho que o Chrome/Chromium based browsers ainda são melhores do que o Edge... Mas hoje, você pode usar o Edge sem medo de passar vergonha (não é como, por exemplo, dizer: Meu navegador padrão é o IE)... O Edge é um ótimo browser. E isso só reforça o fato de que a Moz://a tem que se coçar, pra não acabar ficando pra traz... Veja bem, até a Opera que tem uma fatia pequena de mercado, um dia desses, apareceu com um novo browser conceito, o Opera Neon... Tá na hora da Moz://a inovar também...
Molinex
Isso porque pela primeira vez na vida, a microsoft resolveu seguir os padrões que existem (nesse caso, os padrões do W3C), em vez de criar os próprios... Na época da guerra dos navegadores, a MS ficava criando padrões que só funcionavam no IE, o Ajax por exemplo, surgiu no IE, e no começo só funcionava nele. Mas isso causava aquela maldita incompatibilidade... O desenvolvedor era obrigado a criar, praticamente, um site pra cada navegador... Eu ainda acho a V8 insuperável pra rodar JS, já que ela roda o JS na velocidade de um código binário compilado. Mas para renderizar paginas apenas, o edgeHTML renderiza paginas tão bem quanto o blink... O que é um alivio... Nada melhor do que escrever uma aplicação pra web, e saber que ela vai rodar em qualquer browser...
Baidu feat MC Brinquedo
Pois é! Sou fã da raposa (só uso ela desde 2000 e não sei lá o quê) e não sei de onde ela tirou dinheiro pra isso.
Baidu feat MC Brinquedo
No quesito HTML5 ninguém bate o Edge. Todo mundo fala mal do coitado, mas como você mesmo disse... Para sites 100% HTML5 as coisas rodam lisas nele.
Keaton
A Mozilla não andava meio mal das pernas? o.x
Yago Oliveira
Mas o Edge, sendo o mais recente, teria que ser o melhor, não?
Molinex
Talvez besteira não seja o termo correto mesmo... Mas esse negocio do pocket me incomoda um pouco também. Sempre vi a Moz://a como uma organização sem fins lucrativos (o que acho que ela seja, até os dias de hoje). Quando você fala de comprar, vender como se fosse uma empresa, me assusta... O que me garante, que no futuro, eles não venham a se desfazer (vender) de seus produtos. Vamos vender o Firefox, igual a Opera que quase vendeu o navegador, pra um grupo chines (sorte que não deu certo)?
Molinex
É antigo, foi mal modelado/projetado, e hoje tá atras de tecnologias mais modernas... Foi criado, pra ser usado ainda no finado netscape, de lá pra cá vem recebendo patches pra se adaptar aos novos padrões, o que deixa o sistema enxado... É a peça central por traz das tecnologias da Mozilla. Pegando por exemplo o Firefox, ele interpreta o javascript, renderiza documentos, e ainda monta a interface do usuario (o browser em si). Esse tipo de modelagem não se usa mais. Todo mundo hoje, descentraliza os recursos, modulariza um sistema. Pegue por exemplo o Chrome, compraram o webkit da apple, viram que ele estava enxado, rescreveram só a parte que precisavam com o nome de blink(que nada mais é do que um motor de renderização de documentos enxuto), escreveram a V8, uma VM javascript, tudo separado, modularizado, e você pode se quiser usar uma, ou todas essas tecnologias, nos seus projetos. Como faz o Opera, Vivaldi, e muitos outros... E talvez, navegar em paginas comuns da web, não mostrem como o Gecko ficou pra traz, mas navegar em paginas que usam muito dos novos recursos do html5, se torna gritante... Acho que até o edgeHTML(motor do Edge), tá desenrolando melhor. Se quiser testa esse cubo aqui: https://paulrhayes.com/experiments/cube-3d/touch.html Com seus navegadores preferidos, e veja qual renderiza pior...
Caio
Eu concordo em partes com o que você disse, pois não acho que a compra do Pocket por exemplo seja uma besteira. Do ponto de vista dos negócios isso é ótimo, eles estão diversificando seus investimentos, isso pode fortalecer ainda mais a Mozilla como companhia.
Yago Oliveira
Qual a treta com o Gecko?
Molinex
É disso que eu to falando mano... Resta saber em que pé esta o desenvolvimento disso (deve estar em um nivel avançado, pois já da pra baixar e testar, mas deve faltar ajustes)... E saber quando vão implementar... Espero que saia logo do papel...
Gabriel Arruda
Não sei quanto tempo vai demorar, mas a Mozilla está trabalhando em um motor completamente novo: https://servo.org/
Molinex
Meu Deus... Amo e respeito muito a Mozilla por tudo que fez, desde quando começou a batalhar com IE, ainda nos tempos do finado Netscape... Pelo amor de Deus, reescrevam o Gecko, em vez de ficar gastando com besteira... Deu a maior dor no coração, ter que abandonar a raposa de fogo... Vi materia sobre mudar logo, comprar pocket, e não vejo ninguem falar em reescrever o Gecko... Sei que como não colaboro com uma linha de código, não deveria ficar reclamando, mas sei lá, vai que eles leiam... De qualquer forma, sempre torço pro melhor, pra Mozilla...
Luciano Rocha
Desses 3 bilhões de links, 2.9 bilhões são os meus não lidos.
𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓

Sim.
E continua assim, super bem feito

Exibir mais comentários