O Raspberry Pi Zero, versão ainda mais barata do famoso computador de bolso, ganhou uma atualização que o tornou um pouco mais caro, mas também mais útil. A Raspberry Pi Foundation apresentou nesta terça-feira (28) o Pi Zero W, que é basicamente o mesmo Pi Zero, mas com a adição da requisitada conexão Wi-Fi.

Com a nova conectividade, o Pi Zero W passa a custar 10 dólares (o dobro do valor anterior), mas mantendo características originais que fizeram do Pi Zero um sucesso de vendas desde o lançamento da placa original, como a porta Mini-HDMI, as conexões USB e o cabeçalho de 40 pinos para conexão das placas HAT.

Ou seja: continuará sendo um computador completamente funcional, menor que um cartão de crédito, e custando quase o mesmo que uma McOferta.

As especificações completas do Pi Zero W são: processador single-core de 1 GHz, 512 MB de RAM, slot para cartão microSD, porta Mini-HDMI com saída de 1080p a 60 fps, porta GPIO de 40 pinos, saída para vídeo composto e duas portas Micro-USB.

Ele ainda traz o conector CSI dedicado para câmera, também incluso na versão 1.3 do Pi Zero, além, é claro, das novas conexões Wi-Fi 802.11n e Bluetooth 4.0. Dessa forma, o Pi Zero W finalmente não precisará de acessórios para se conectar à internet ou outros dispositivos sem fio.

A nova placa também tem uma case oficial pronta para ser utilizada, com os cortes corretos nas portas e conexões, e um esquema de cores em branco e vermelho. No entanto, se você quiser garantir o seu (e encarar os impostos), terá que esperar um pouco mais. Para variar, logo depois do anúncio, o Pi Zero W já se esgotou nos principais fornecedores, assim como a versão 1.3 do Pi Zero.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Antonio
Vc até tem a opção de colocar o Windows, Android ou Linux nele (MicroSD) com interface gráfica e usar como qualquer PC (não só em linha de comando). Mas creio que não foi pra isso que foi criado. Ah, naturalmente dá pra usar com o Kodi/XBMC.
Krosna Terrestre
Argumento que é bom...
Emerson
Tem o site modmypi.com lá do Reino Unido, onde dá pra comprar por preços não tão absurdos, tipo 180 reais com "carregador" e case oficial . Mas aí tem o estado de espírito do pessoal da alfândega... Edit: Isso no modelo normal, o Zero W fica por uns 17 dólares com frete (mas tá acabando).
Wagner
Que besteira você falou.
Krosna Terrestre
pois é. acho que vou comprar uma android box ou ligar o notebook antigo na tv mesmo.
Theo Queiroz
Apenas navegar na internet é o que vc vai fazer com um PC com processador single-core de 1 GHz e 512 MB de RAM. Ou então usar como media center, que também não presta se for Windows. Não dá pra fazer muita coisa a mais com esse hardware.
Krosna Terrestre
Pra apenas navegar na internet é mole. Nem precisava instalar no hd. Roda direto de um cd bootavel e pronto.
Theo Queiroz
Montei uma máquina para minha mãe e não quis instalar Windows pirata. Já que ela apenas usaria o Skype e o Chrome, eu coloquei o Mint. Tem dois anos que ela usa o PC e nunca precisou digitar sequer uma linha de comando. Ela faz tudo na internet e eu nunca tive problemas com adwares e trojans. Não vejo qual a "limitação" de um sistema Linux nesse tipo de hardware como o Pi Zero (cuja a utilização será 99% mais leve do que um PC usual).
Krosna Terrestre
Quis dizer no sentido de usabilidade. Eu sei que digitando 12392989219837 linhas de comando no terminal da pra fazer Deus e o mundo no linux, mas simplesmente não tenho mais saco pra isso. Prefiro sistemas que venham com mais ferramentas e/ou que seja mais simples de adquirir-las como Windows e Android.
tuneman
todo. maldito. video. porra, até pra mim aprender uma simples troca de oleo os caras levam mais tempo falando asneira do que drenando o oleo antigo.
Rodrigo Gomes
Além de media center e emulador de jogos, tem mais alguma função legal pro Raspberry?
Theo Queiroz
"parece ser mais limitado que um linux" https://uploads.disquscdn.com/images/463d1ce5796b75f4d500cd37074c3b78142d58ed98bc84aad09d8f368a19b763.jpg
LessTech
Verdade. Talvez um dia eu tome vergonha na cara e ensine a brincar com o Raspberry Pi. É bem legal. Nesse feriado fiz um servidor com um Raspi e um capacete de Stormtrooper. Fim de semana que vem vou montar um cluster embutido em uma carcaça All-in-one que imita um quadro. Coisa de nerd, sabe? =P
Wellington Gabriel de Borba
Se no SENAC tivesse curso sobre Raspberry, eu faria e depois compraria um para usar como media center. Sei que dá para ver tutoriais no Youtube, mas a maioria dos caras não tiram o ovo da boca, fora que ficam enchendo o saco, falando coisas sem importância. Até o comprimento é demorado faaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaalaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa aíiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii galera do Youuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuutuuuuuuuuuuuuuuuuuuuubeeeeeeeeeeeee
Emanuel Schott
Comprar no Brasil só se quiser jogar dinheiro fora. Aqui não existe importação oficial, isso nem economicamente viável seria, visto o mercado ínfimo pra um aparelho desses. Os que encontramos aqui são de pessoas que compram fora (na China principalmente), colocam uma margem de lucro em cima e revendem o aparelho. Mas se você ir direto na fonte, encontra o Raspberry Pi 3 pelos mesmos U$35 que ele custa lá fora.
Exibir mais comentários