Início » Web » Servidores da Amazon caem (e levam o resto da internet junto)

Servidores da Amazon caem (e levam o resto da internet junto)

Por
28/02/2017 às 16h30
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Talvez você esteja enfrentando problemas para acessar alguns sites. A falha não é na sua conexão: servidores de um datacenter do Amazon S3 caíram na tarde desta terça-feira (28). E, como muitas empresas grandes confiam na estrutura da Amazon para prover seus serviços, várias páginas estão instáveis ou totalmente indisponíveis.

Por aqui, o Trello parou de funcionar:

O Slack está processando uma imagem que enviei há 20 minutos:

E meu aplicativo de e-mail não quer mais sincronizar e-mails:

Serviços como Quora, IFTTT, Wix, GroupMe e Alexa estão instáveis ou fora do ar. O iCloud também apresenta problemas em alguns serviços. Certos sites de conteúdo adulto não estão mais mostrando parte do conteúdo, como relatado por um leitor no Twitter (um amigo foi verificar e confirmou o problema):

Inclusive, um recurso da Amazon que avisa sobre indisponibilidade de serviço está indisponível porque o Amazon S3 está indisponível:

É o mesmo caso do Is It Down Right Now, site que mostra quando um site está fora do ar, e que está fora do ar.

A Amazon está ciente da falha e diz que trabalha para restaurar seus serviços.

Mais sobre:
  • Antonio Araújo

    Os sites Netflix, globo, Gol, estão de pé…

    • A Netflix mesmo é hospedada no Google também

      • Felipe Daldegan
        • Fernando Antonio

          A Netflix tem sistemas que podem migrar todo o serviço de uma região pra outra quando detecta problemas. Eles já fizeram até um case study disso

          • Mauricio Harley

            E eu vi a apresentação mostrando tanto numa simulação quanto num caso real. Eles redirecionam rapidinho.

          • Francisco Monteiro

            Fernando, há alguma fonte sobre isso? Bem interessante e gostaria de ler a fundo sobre isso.

    • Marcus Araújo

      Ainda bem, nesses dias de carnaval a Netflix estava instável em alguns momentos.

    • Fernando Val

      Globo não usa AWS. Implantaram “nuvem” própria já tem algum tempo.

  • André Sales

    “Um amigo foi verificar e confirmou o problema” ( ͡°( ͡° ͜ʖ( ͡° ͜ʖ ͡°)ʖ ͡°) ͡°)

    • Matheus Alexandre

      kkkkkkkkkkkkkk

    • Frank Sousa

      kkkkkkk

    • Num é? essa é velha, kkkkkkkk!

    • Caio

      Não sei pra que a vergonha sendo uma notícia

  • Agent Cooper

    Depois dessa, é bem capaz que a Amazon perca muitos clientes para o Azure da Microsoft.

    • Ou para o Google Cloud Platform

    • Fernando Antonio

      Acho o GCP mais seguro que o Azure ou a AWS. A Google já provou que tem um serviço confiável…

      • Douglas Siqueira

        Provou quando? Quando o Gmail apresentou problemas? quando a plataforma Firebase estava lenta praticamente inacessível me diga quando q provou ser segura e imune a falhas, pq eu não me recordo.

        • Mauricio Harley

          Não existe essa de mais seguro ou mais disponível. Todos são sujeitos a falhas. O quanto a falha vai afetar os clientes é outra história.

      • Mauricio Harley

        Menos usado. Talvez seja por isso.

      • yros

        O melhor é fazer um approach cross cloud, ou pelo menos multi região. Assim garante a dispobilidade

      • Vinícius Henrique

        Provou como?

    • Rafael Souza

      Não adianta mudar de provedor se não existir geo redundância do conteúdo. Todo provedor está sujeito a isso, não importa se é AWS ou Azure. Bem provável que os serviços que não caíram, mas estão lentos, é porquê estão trabalhando também em outra região.

      • Mauricio Harley

        Sim, se o cliente não optou por redundância entre AZs ou regiões, sofreu com a pane. Questão de lógica.

        • yros

          O S3 já é MultiAZ por Default, Deve ser feito redundância dos buckets, multiregião e uma Mudança de DNS em caso de falha

  • a rede social Fetlife tá com uns bugs nas fotos
    ( ͡°( ͡° ͜ʖ( ͡° ͜ʖ ͡°)ʖ ͡°) ͡°)

    • Krosna Terrestre

      ( ͡° ͜ʖ ͡°)

  • Krosna Terrestre

    Imgur caiu. Mercado livre também

    • Mario Junior ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

      Por causado Cloudflare.

    • Geek_Musical

      Imgur ta funcionando, Mercado Livre a busca parou de funcionar.

    • Jairo Andrade

      Opa! Estou tentando à 3 dias upar fotos para meus anúncios, e não consegui até o momento… Deve ser por conta disso…

    • Keaton

      o imgur cai sempre. Não é nenhuma novidade. :V

  • Marcus Araújo

    Falando em internet, bem que poderiam falar sobre a versão estável do LEDE que finalmente saiu esses dias, né Tecnoblog?

    Nesses tempos de roteadores desatualizados invadidos, acho muito pertinente esse tipo de projeto (e tendo em vista que o DD-WRT e o OpenWRT andam bem devagar), bem como válido salientar sobre a importância das atualizações dos firmwares.

    Eu estou usando o LEDE e gostando muito. Pra quem já usou OpenWRT CC 15.05, não vai sentir muita diferença, exceto talvez pela maior estabilidade (é o caso do meu roteador).

    • Não conhecia esse LEDE, vou da uma olhada!

    • Márcio Dantas

      @disqus_g3MLy4uT14:disqus , esse firmware tem recursos como Minidlna, OPenVPN, Transmission? Eu us OpenWRT há anos e realmente o projeto tem ficado parado… mas é melhor que o que vem de fábrica! 🙂

      • Marcus Araújo

        Sim, é praticamente o OpenWRT, mas atualizado. Até a interface LUCI é igual ao do CC, com as mesmas localizações das funções.

        Eu ainda não utilizei muito a fundo, deixei na configuração padrão por enquanto, mas tem atendido muito bem.

    • Francisco Monteiro

      Apenas para acrescentar:

      Vale lembrar que o LEDE é baseado no OpenWRT com algumas otimizações. E como se estivéssemos falando de Debian e Ubuntu.

      Então todas as funções existentes no OpenWRT também funcionam no LEDE sem problemas.

      • Marcus Araújo

        Sim, exatamente.

  • Isso explica meu AmazonDrive ter parado os uploads =/

  • Ramon Gonzalez

    Tava vendo uma live no Twitch de caiu do nada. Não sei se tem a ver

  • Uilque Messias

    Inception hahahhah

  • Então deve ser por isso que o Flipboard não tá funcionando.

  • “Inclusive, um recurso da Amazon que avisa sobre indisponibilidade de serviço está indisponível porque o Amazon S3 está indisponível”
    A parada foi tensa mesmo 😂

  • Ari Toledo

    Openstack no Brasil e esta online …http://www.unixsis.com/

  • Rodrigo

    Eu uso o Ryver igualzinho o Slack porem é mais clean e organizado e sem as limitaçoes, da uma olhada https://youtu.be/u1J8tBloqM0

  • Henrique Queirós

    “site que mostra quando um site está fora do ar, e que está fora do ar.”
    Caralho eu ri da ironia disso

    • Francisco Monteiro

      Caralho, pior que ri muito dessa parte também, inclusive sai mandando o link da notícia para meus amigos com o comentário “Olha que ironia”.

  • BassVix

    Ainda bem que minha internet é diferente, não tive nenhum problema. rsrs

    Porque “levar o resto da internet junto” é muita coisa.