Perseguindo o plano audacioso de cobrir mais cidades com 4G do que com 2G ou 3G, a TIM anunciou nesta quinta-feira (2) que todos os municípios do Rio de Janeiro terão cobertura LTE até o mês de junho.

Rio de Janeiro é um estado relativamente fácil de cobrir: ao todo, são 92 cidades que possuem cobertura 2G de todas as operadoras. Atualmente, a Vivo tem 100% de cobertura 3G no estado. A TIM possui 73 cidades cobertas com 3G e 75 com 4G — sim, é curioso que já existam municípios que não chegaram a ter 3G mas possuem 4G.

Em âmbito nacional, se tratando de 4G, a TIM já ultrapassou a concorrência: em janeiro de 2017, a operadora registrava 1.255 municípios cobertos em todo o Brasil. A Claro fica em segundo lugar com 738 cidades, seguida por Vivo (569) e Oi (284).

A grande expansão da cobertura 4G faz parte do plano industrial da operadora. Os italianos pretendem investir 19 bilhões de reais entre 2017 e 2019, com a promessa de levar 4G para 3.600 municípios brasileiros. Com o investimento, a operadora espera aumento no percentual de clientes pós-pagos – uma tarefa difícil, ainda mais considerando que a operadora elevou a franquia de internet de seus planos pré-pagos recentemente.

Quando será que a concorrência vai alcançar a TIM no 4G?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados