Início » Celular » O novo Nokia 3310 não vai funcionar na Vivo

O novo Nokia 3310 não vai funcionar na Vivo

Paulo Higa Por

O lançamento da nova versão do Nokia 3310 trouxe de volta uma discussão que só teve quem é realmente velho. O celular, que suporta apenas redes 2G, é dual-band e opera nas frequências GSM de 900 e 1.800 MHz, o que não deve ser um problema para usuários da Claro, Oi ou TIM. Mas quem é cliente da Vivo não vai conseguir nem fazer ligações, salvo raras exceções.

A Vivo sempre foi a operadora diferentona do Brasil, desde quando insistia no CDMA enquanto todas as concorrentes eram GSM, e os resquícios dessa estratégia permanecem até hoje. Enquanto Claro, Oi e TIM adotaram o padrão europeu no 2G, a Vivo resolveu apostar nas frequências americanas, de 850 e 1.900 MHz.

É por isso que os celulares da década passada muitas vezes chegavam ao mercado brasileiro em duas versões: uma para a Vivo e outra para o resto. Esse problema foi resolvido com os aparelhos quadriband, que suportavam todas as operadoras, mas o novo Nokia 3310, por algum motivo, tem uma antena tão limitada quanto a do modelo de 17 anos atrás.

Uma das exceções fica por conta dos clientes da Vivo no estado de Minas Gerais, onde são utilizadas as frequências de 900 e 1.800 MHz para o 2G — a operadora reaproveita a antiga rede da Telemig Celular, comprada em 2008. Em algumas regiões, a Vivo chegou a adotar sobras de 1.800 MHz para ampliar a capacidade do 2G, mas sua rede ainda é baseada principalmente em 850 MHz.

Antes de comprar um celular que só faz ligações em 2017, é preciso voltar a pensar nos problemas de 2007.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bruno Ribeiro da Silva
Haha fato! Telefones "quad sim" geralmente eram aqueles semelhantes aos players "mp" 3, 4, 5, 8, 10, 15... Qualidade foston e cia.
Leotech
A Vivo comprou frequencias na faixa de 1800 MHz na licitação da Anatel em 2010, assim como a Nextel. Todavia a Nextel tem alocado esta frequência na capital do Rio de Janeiro para 4G. Já a Vivo usa a faixa tanto para 2G quanto para 4G.
Deilan Nunes
então ele nao pega nos eua tbm?
Thiago Dias
Bom... Aqui em BH a vivo comprou uma telefonica que existia aqui chamada de Telemig Celular, que nos seus últimos três anos de vida já tinha migrado todas suas linhas para GSM, então durante toda vida que conheço a vivo, sempre foi gsm
Jack-Moser
Tenho o espirito, já vc pelo jeito que escreve é um!!!!!!!! Criança atrás de um teclado...
Luiz Claudio Eudes Corrêa
Lembrando que a Vivo possui GSM em 1800MHz já faz um tempinho, adquiriram umas sobras, se não me engano na mesma época que a Nextel adquiriu restos dos 2100MHz pro 3G e dos 1800MHz pro LTE
Ligeiro
Entendi agora. Muito obrigado :)
Baidu feat MC Brinquedo
A Vivo comprou concessão para operar os 1800 Mhz na maior parte do Brasil, sendo assim mesmo os aparelhos antigos são compatíveis com ela sim.
Baidu feat MC Brinquedo
Esse aparelho é o futuro!!!onze!
Baidu feat MC Brinquedo
kkkkkkkkk Eu vim comentar exatamente isso. A Vivo fez um comercial lindo dizendo que o futuro estava no CDMA. Inclusive mostrando que vários países mundo a fora usavam CDMA (que na verdade ainda não tinham se decidido quanto a adoção do GSM - o que não demorou a acontecer).
Erick
Pra minha sorte o 3310 vai funcionar na Oi/Brasil Telecom no Centro Oeste e Tocantins.
Douglas Baião
Esse negócio da Vivo ser diferentona é bem verídico, e foi por isso que abandonei ela. Enquanto todas oferecem planos acessíveis, ela sempre oferece menos por preços maiores. E hoje nem há mais desculpas de sinal, pq a TIM está mandando brilhantemente bem com o sinal 4G. Tem uns servicinhos bobos que me fizeram abandonar a Vivo tbm... não me lembro de todos agora, mas um exemplo: todas as operadoras mandam SMS quando alguém te liga e vc está sem sinal. A Vivo quer que vc pague - caro - por este recurso. Só as outras entendem que falta de sinal não é problema seu, mas sim da operadora.
Chico Nores
A operadora diferentona que tem os piores planos, com o pior custo benefício, tanto no móvel: pré pago, controle, pós pago; no fixo também, na internet ferrou com a qualidade que a GVT levou anos pra alcançar e a cada dia que passa a qualidade do sinal móvel, seu carro chefe, vai só piorando.
Charles
Sim, mas de 700 MHz para frequência atual do 4g, 2600mhz ou os 1800mhz que a TIM usa, há muita diferença. Com certeza o alcance é maior e isso refletirá na experiência do usuário. Mas entre 850 e 900mhz acho que é imperceptível.
João Moreira de Souza Neto
Pior, parece que é realmente aquela Nokia de antes. Não vamos esquecer de como foram melancólicos os anos finais da Nokia. Teve o Symbian, teve o Meego, teve a insistência em dump-phone, teve a Microsoft. A Nokia nunca foi uma empresa muito flexível.
Exibir mais comentários