Início » Celular » O novo Nokia 3310 não vai funcionar na Vivo

O novo Nokia 3310 não vai funcionar na Vivo

Paulo Higa Por

O lançamento da nova versão do Nokia 3310 trouxe de volta uma discussão que só teve quem é realmente velho. O celular, que suporta apenas redes 2G, é dual-band e opera nas frequências GSM de 900 e 1.800 MHz, o que não deve ser um problema para usuários da Claro, Oi ou TIM. Mas quem é cliente da Vivo não vai conseguir nem fazer ligações, salvo raras exceções.

A Vivo sempre foi a operadora diferentona do Brasil, desde quando insistia no CDMA enquanto todas as concorrentes eram GSM, e os resquícios dessa estratégia permanecem até hoje. Enquanto Claro, Oi e TIM adotaram o padrão europeu no 2G, a Vivo resolveu apostar nas frequências americanas, de 850 e 1.900 MHz.

É por isso que os celulares da década passada muitas vezes chegavam ao mercado brasileiro em duas versões: uma para a Vivo e outra para o resto. Esse problema foi resolvido com os aparelhos quadriband, que suportavam todas as operadoras, mas o novo Nokia 3310, por algum motivo, tem uma antena tão limitada quanto a do modelo de 17 anos atrás.

Uma das exceções fica por conta dos clientes da Vivo no estado de Minas Gerais, onde são utilizadas as frequências de 900 e 1.800 MHz para o 2G — a operadora reaproveita a antiga rede da Telemig Celular, comprada em 2008. Em algumas regiões, a Vivo chegou a adotar sobras de 1.800 MHz para ampliar a capacidade do 2G, mas sua rede ainda é baseada principalmente em 850 MHz.

Antes de comprar um celular que só faz ligações em 2017, é preciso voltar a pensar nos problemas de 2007.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

BrunoMontanha
Haha fato! Telefones "quad sim" geralmente eram aqueles semelhantes aos players "mp" 3, 4, 5, 8, 10, 15... Qualidade foston e cia.
Bruno Ribeiro da Silva
Haha fato! Telefones "quad sim" geralmente eram aqueles semelhantes aos players "mp" 3, 4, 5, 8, 10, 15... Qualidade foston e cia.
Leotech
A Vivo comprou frequencias na faixa de 1800 MHz na licitação da Anatel em 2010, assim como a Nextel. Todavia a Nextel tem alocado esta frequência na capital do Rio de Janeiro para 4G. Já a Vivo usa a faixa tanto para 2G quanto para 4G.
Deilan Nunes
então ele nao pega nos eua tbm?
Thiago Dias
Bom... Aqui em BH a vivo comprou uma telefonica que existia aqui chamada de Telemig Celular, que nos seus últimos três anos de vida já tinha migrado todas suas linhas para GSM, então durante toda vida que conheço a vivo, sempre foi gsm
Animal
Tenho o espirito, já vc pelo jeito que escreve é um!!!!!!!! Criança atrás de um teclado...
Jack-Moser
Tenho o espirito, já vc pelo jeito que escreve é um!!!!!!!! Criança atrás de um teclado...
Luiz Claudio Eudes Corrêa
Lembrando que a Vivo possui GSM em 1800MHz já faz um tempinho, adquiriram umas sobras, se não me engano na mesma época que a Nextel adquiriu restos dos 2100MHz pro 3G e dos 1800MHz pro LTE
Ligeiro
Entendi agora. Muito obrigado :)
Baidu feat MC Brinquedo
A Vivo comprou concessão para operar os 1800 Mhz na maior parte do Brasil, sendo assim mesmo os aparelhos antigos são compatíveis com ela sim.
Baidu feat MC Brinquedo
A Vivo comprou concessão para operar os 1800 Mhz na maior parte do Brasil, sendo assim mesmo os aparelhos antigos são compatíveis com ela sim.
Baidu feat MC Brinquedo
Esse aparelho é o futuro!!!onze!
Baidu feat MC Brinquedo
kkkkkkkkk


Eu vim comentar exatamente isso.


A Vivo fez um comercial lindo dizendo que o futuro estava no CDMA. Inclusive mostrando que vários países mundo a fora usavam CDMA (que na verdade ainda não tinham se decidido quanto a adoção do GSM - o que não demorou a acontecer).
Erick
Pra minha sorte o 3310 vai funcionar na Oi/Brasil Telecom no Centro Oeste e Tocantins.
Douglas B
Esse negócio da Vivo ser diferentona é bem verídico, e foi por isso que abandonei ela. Enquanto todas oferecem planos acessíveis, ela sempre oferece menos por preços maiores. E hoje nem há mais desculpas de sinal, pq a TIM está mandando brilhantemente bem com o sinal 4G.Tem uns servicinhos bobos que me fizeram abandonar a Vivo tbm... não me lembro de todos agora, mas um exemplo: todas as operadoras mandam SMS quando alguém te liga e vc está sem sinal. A Vivo quer que vc pague - caro - por este recurso. Só as outras entendem que falta de sinal não é problema seu, mas sim da operadora.
Douglas Baião
Esse negócio da Vivo ser diferentona é bem verídico, e foi por isso que abandonei ela. Enquanto todas oferecem planos acessíveis, ela sempre oferece menos por preços maiores. E hoje nem há mais desculpas de sinal, pq a TIM está mandando brilhantemente bem com o sinal 4G.
Tem uns servicinhos bobos que me fizeram abandonar a Vivo tbm... não me lembro de todos agora, mas um exemplo: todas as operadoras mandam SMS quando alguém te liga e vc está sem sinal. A Vivo quer que vc pague - caro - por este recurso. Só as outras entendem que falta de sinal não é problema seu, mas sim da operadora.
Bráulio Pinto de Carvalho
A operadora diferentona que tem os piores planos, com o pior custo benefício, tanto no móvel: pré pago, controle, pós pago; no fixo também, na internet ferrou com a qualidade que a GVT levou anos pra alcançar e a cada dia que passa a qualidade do sinal móvel, seu carro chefe, vai só piorando.
Chico Nores
A operadora diferentona que tem os piores planos, com o pior custo benefício, tanto no móvel: pré pago, controle, pós pago; no fixo também, na internet ferrou com a qualidade que a GVT levou anos pra alcançar e a cada dia que passa a qualidade do sinal móvel, seu carro chefe, vai só piorando.
Charles
Sim, mas de 700 MHz para frequência atual do 4g, 2600mhz ou os 1800mhz que a TIM usa, há muita diferença. Com certeza o alcance é maior e isso refletirá na experiência do usuário. Mas entre 850 e 900mhz acho que é imperceptível.
João Moreira de Souza Neto
Pior, parece que é realmente aquela Nokia de antes. Não vamos esquecer de como foram melancólicos os anos finais da Nokia. Teve o Symbian, teve o Meego, teve a insistência em dump-phone, teve a Microsoft. A Nokia nunca foi uma empresa muito flexível.
Ligeiro
No sentido de alcance a partir de uma célula. Por isso. Não é a toa a criação da banda de 700 Mhz, né? :)
Charles
Entre 900mhz e 850mhz a diferença é imperceptível para o usuário.
Jefferson Rodrigues
Que espírito de porco o seu hein!
Jefferson Rodrigues
Ah com certeza! Todas são assim.
@Sckillfer
2009... Época em que dualsim só existia em telefone xing ling... Que tinham até *QUAD* sim e quadband enquanto os legítimos eram single SIM tri-band...
Sckillfer
2009... Época em que dualsim só existia em telefone xing ling... Que tinham até *QUAD* sim e quadband enquanto os legítimos eram single SIM tri-band...
@Sckillfer
Mas essa HMC leva esse negócio da nostalgia a sério mesmo, hein bicho?
Sckillfer
Mas essa HMC leva esse negócio da nostalgia a sério mesmo, hein bicho?
Sckillfer
A HMC tá levando a nostalgia a outro nível!
Ligeiro
Alguém já fez alguma experiência para saber se na faixa dos 850 Mhz tem mais área? Pelo que sei de básico, quanto menor a faixa, mais ampliada é a área.
Gustavo73
Na época que foi trocado sim.
Gustavo73
A Vivo se rendeu aos custos que as fabricantes cobravam a mais pelos aparelhos CDMA.
Isaias Freitas
Poiseh. .. Mas por outro lado ja começa queimando o filme porque na verdade aquela Nokia de antes não voltará.
Animal
Nem perco meu tempo, já sabemos a resposta....
Jack-Moser
Nem perco meu tempo, já sabemos a resposta....
Keaton
Nem na Vivo, nem na TIM. (Pra funcionar precisa de sinal, certo? :V)
Junior_FOX
Nextel também não funcionará.
A Nextel não funciona em aparelhos 2G.
Don Ramón
Aqui na minha cidade "funcionar na Vivo" é algo raro pra qualquer aparelho...
tuneman
ele é mais uma jogada de marketing do que um aparelho realmente util.
e deu certo! todo mundo ficou falando da Nokia.
CtbaBr©
Ou seja, perfeito para a nossa realidade!2x0 para esse Nokia!
CtbaBr
Ou seja, perfeito para a nossa realidade!
2x0 para esse Nokia!
Wellington Gabriel de Borba
Admiro quem usar 800 MB em um aparelho com 2G.
Wellington Gabriel de Borba
E ela opera, no Centro-Oeste ela opera.
Wellington Gabriel de Borba
Acho que são sublocações das faixas de frequência. Ela utiliza como extensão para a banda A 850 MHz.
LessTech
Pense bem...
LessTech
Questiono quem eu quero. Sou louco por opção. Ou não... =
Isaias Freitas
Poiseh. O celular não presta pra nada, ai ta sobrando pra pobre vivo. ???
Isaias Freitas
Esse celular não vai prestar pra nada.
Matheus
Concessão é uma coisa, operar é outra.
Cristina Nascimento
Nem queria mesmo..
CtbaBr©
Verdade! Seria mentira dizer que a só a vivo é picareta!
CtbaBr
Verdade! Seria mentira dizer que a só a vivo é picareta!
ditom
Se bem que estou saindo da vivo para a Tim.
ditom
Não só a vivo. Também a oi.
Quando teremos operadoras de banda larga honestas?
CtbaBr©
Nesse caso eles te oferecerão um plano onde o valor da banda larga de 15Mb, sera maior que o cobrado pelo "pacotão"!
CtbaBr
Nesse caso eles te oferecerão um plano onde o valor da banda larga de 15Mb, sera maior que o cobrado pelo "pacotão"!
CtbaBr©
A primeira vantagem desse Nokia... Não funcionara com essa operadora que adora limitar o trafego da galera!
CtbaBr
A primeira vantagem desse Nokia... Não pactuará com limitadores de trafego!
Alexandre Goncalves
Acho que faz todo o sentido... O Nokia 3310 não é um smartphone, mas a Tim também não é uma operadora, então tudo certo.
David Diniz
Esse negócio de venda casada é um porre.
Wellington Gabriel de Borba
Mesmo assim, tirando o estado de São Paulo e alguns estados do Norte/Nordeste a Vivo é dona da Banda M em todo o Brasil.
http://www.teleco.com.br/areasc.asp
McFake
E muitas pessoas usam voz ao invés de dados né?
Wellington Gabriel de Borba
A Vivo comprou concessão para operar os 1800 Mhz na maior parte do Brasil, sendo assim mesmo os aparelhos antigos são compatíveis com ela sim.
Jefferson Rodrigues
Se você quer só a net, Abra uma reclamação na Anatel para a vivo te vender só a net. Simples!
David Diniz
Aqui em SP ela tem rede GSM 1800MHz no estado todo assim como em outras localidades.
João Moreira de Souza Neto
Tô falando dos comentários.
Animal
"A Vivo sempre foi a operadora diferentona do Brasil"verdade!!! Ela liga oferecendo 15mb + TV, mas quero somente os 15mb, ligo pra lá e não tem disponível, esta é a VIVO.Saudades GVT 8(
Jack-Moser
"A Vivo sempre foi a operadora diferentona do Brasil"
verdade!!! Ela liga oferecendo 15mb + TV, mas quero somente os 15mb, ligo pra lá e não tem disponível, esta é a VIVO.
Saudades GVT 8(
Gabriel Brito
O post focou mais na parte histórica que envolve a Vivo, mas a mensagem é clara de que o problema é da Nokia.
João Moreira de Souza Neto
Gente, vocês estão questionando a Vivo ao invés da Nokia? Que loucura é essa?
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Me lembro do comercial da vivo dizendo que GSM era ultrapassado e o futuro era CDMA.
abraaocaldas
"Uma das exceções fica por conta dos clientes da Vivo no estado de Minas
Gerais, onde são utilizadas as frequências de 900 e 1.800 MHz para o 2G —
a operadora reaproveita a antiga rede da Telemig Celular, comprada em 2008." .....
Tom
Me lembro do comercial da vivo dizendo que GSM era ultrapassado e o futuro era CDMA.
Matheus Alexandre
Oloko
Paulo Higa
CDMA TEM QUALIDADE DE VOZ MUITO MELHOR QUE GSM
McFake
Lembro de várias discussões que eu tinha em fóruns quando eu afirmava que a vivo ainda iria se render ao gsm e os fanboys loucos do rabo dizendo que cdma era o futuro! shauhsuashu
thiagones80
Daqui a pouco a Nokia lança o 3315 pra Vivo. Com Vivo Wap e bluetooth bloqueado, só funciona pra fone #2004
Andrei Vieira
hun, ferrou pra Vivo, ela vai ter que sair do Mercado. Quem não tiver essa ultra aparelho, ficará para trás!
David Diniz
Higa a vivo tem rede GSM 1800MHz no Brasil sim.