A Adobe lançou nesta segunda-feira (6) uma atualização do Lightroom para Android e iOS que melhora a captura de imagens em HDR. Em alguns (poucos) smartphones, será possível tirar fotos em RAW de 16 bits, que são processadas pelos algoritmos da Adobe para criar uma cena com o melhor alcance dinâmico possível.

O funcionamento do HDR na fotografia é simples: ele combina fotos tiradas quase ao mesmo tempo com múltiplas exposições — algumas realçam as partes mais claras, e outras dão destaque para as sombras da cena. Ao combinar essas fotos, o resultado é um arquivo com alcance dinâmico mais amplo, que ressalta todos os detalhes.

HDR em câmera de smartphone não é novidade. A questão é que o Lightroom agora pega a imagem crua, diretamente do sensor, e aplica um algoritmo que promete ser superior ao da fabricante do seu smartphone. A Adobe diz especificamente que o HDR do Lightroom é melhor que o HDR do iOS, que tende a remover detalhes das imagens e piorar os tons das cores.

Eis alguns exemplos de fotos com o HDR do Lightroom:

Segundo a Adobe, o HDR autêntico do Lightroom “analisa automaticamente a cena para determinar a variação apropriada dos valores de exposição, então captura três arquivos DNG, e automaticamente alinha, mescla, remove fantasmas e mapeia os tons no aplicativo. Você obtém um DNG de ponto flutuante de 16 bits, com todos os benefícios de uma foto com HDR e de uma foto bruta”. Entendeu?

A novidade já está disponível na versão 2.7 do Lightroom Mobile, para os seguintes aparelhos:

  • iOS: iPhone 6, 6s, SE e 7 (e as variantes Plus) e iPad Pro de 9,7 polegadas;
  • Android: Pixel, Pixel XL, Galaxy S7 e Galaxy S7 Edge.

A Adobe diz que trabalha para lançar o HDR autêntico para mais dispositivos “o mais rápido possível”. Você pode baixar o Lightroom gratuitamente na App Store e Google Play.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Clip and Touch

Really, Adobe Photoshop is really good software for other photo editing software.

Mohammad Karim

Your software more effective from other

Neck Joint
Wonderful, what a blog it is! This webpage provides useful data to us, keep it up.
MD Yusuf
After reading your article I was realizing adobe Photoshop is really good software for other photo editing software.
Souza
Eu teria que perguntar a minha filha pois ela usa muito o Google Fotos. Depois vou saber disso.
Bruno Pereira
Então Souza minha dúvida é porque no Google Fotos o armazenamento é ilimitado para fotos em alta qualidade, senão ficam nos 15gb. Será que fotos em RAW se encaixam nesse quesito, independente dos megapixels?
Souza
Não sei com certeza, mas quem tem Android pode guardar sem limites todas fotos em formato original no Google Fotos. No Onedrive eu tenho somente 5 GB.
Cristina Nascimento
Pow cara q meleca, ein. Qndo leio coisas do tipo me dá uma revolta! Sas praga tem q tomar mto chumbo no furico, pra deixar de assaltar trabalhador.
Senna Sales
De nada man
Bruno Vieira
Ah, pode existir diferença de números de versão entre as plataformas mesmo, nem pensei nisso.
Rodrigo Cerqueira
Hum... Na Play Store disponibilizaram a 2.3 agora.
Bruno Pereira
Testarei. Valeu :)
Bruno Vieira
2.7.0, acabei de ver na App Store.
Paulo Higa
Em tese o pós-processamento da Adobe é melhor e isso resultaria em fotos melhores com HDR ou outra edição específica. O RAW é o mesmo. Mas só testando para comprovar.
Gertrudes, a Lhama
O pós processamento dele não é tão bom, mas o sensor de câmera é o mesmo. Durante o dia as fotos saem bem parecidas, só de noite ele é meio ruim. Pelo preço que paguei nele, ótima câmera. Obs: entendo pouco de fotografia, mas qual a diferença de usar o RAW do Adobe Lightroom e o RAW da própria câmera da MiUI?
Exibir mais comentários