Adobe Lightroom agora tira fotos em RAW para melhorar o HDR do seu smartphone

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 6 dias

A Adobe lançou nesta segunda-feira (6) uma atualização do Lightroom para Android e iOS que melhora a captura de imagens em HDR. Em alguns (poucos) smartphones, será possível tirar fotos em RAW de 16 bits, que são processadas pelos algoritmos da Adobe para criar uma cena com o melhor alcance dinâmico possível.

O funcionamento do HDR na fotografia é simples: ele combina fotos tiradas quase ao mesmo tempo com múltiplas exposições — algumas realçam as partes mais claras, e outras dão destaque para as sombras da cena. Ao combinar essas fotos, o resultado é um arquivo com alcance dinâmico mais amplo, que ressalta todos os detalhes.

HDR em câmera de smartphone não é novidade. A questão é que o Lightroom agora pega a imagem crua, diretamente do sensor, e aplica um algoritmo que promete ser superior ao da fabricante do seu smartphone. A Adobe diz especificamente que o HDR do Lightroom é melhor que o HDR do iOS, que tende a remover detalhes das imagens e piorar os tons das cores.

Eis alguns exemplos de fotos com o HDR do Lightroom:

Segundo a Adobe, o HDR autêntico do Lightroom “analisa automaticamente a cena para determinar a variação apropriada dos valores de exposição, então captura três arquivos DNG, e automaticamente alinha, mescla, remove fantasmas e mapeia os tons no aplicativo. Você obtém um DNG de ponto flutuante de 16 bits, com todos os benefícios de uma foto com HDR e de uma foto bruta”. Entendeu?

A novidade já está disponível na versão 2.7 do Lightroom Mobile, para os seguintes aparelhos:

  • iOS: iPhone 6, 6s, SE e 7 (e as variantes Plus) e iPad Pro de 9,7 polegadas;
  • Android: Pixel, Pixel XL, Galaxy S7 e Galaxy S7 Edge.

A Adobe diz que trabalha para lançar o HDR autêntico para mais dispositivos “o mais rápido possível”. Você pode baixar o Lightroom gratuitamente na App Store e Google Play.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados