Estúdio de cinema cria cópia falsa do KickassTorrents para distribuir ingressos a piratas

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 1 semana
Foto por Peter Dutton/Flickr

Como convencer pessoas a não baixar filmes piratas? Você pode dificultar o acesso a conteúdo distribuído ilegalmente, ou você pode seguir a estratégia de um estúdio da Costa Rica.

Segundo o TorrentFreak, a distribuidora de filmes Romaly criou uma cópia falsa do KickassTorrents exibindo títulos de filmes em cartaz.

O site realmente oferece torrents; só que, ao baixar um deles, você não recebe o filme – e sim um trailer curto seguido de uma mensagem explicando como a pirataria afeta a indústria cinematográfica.

Felizmente, a história não para por aí. Estes torrents vêm com um endereço de e-mail que o usuário pode usar para obter dois ingressos grátis de cinema (na Costa Rica) e ver o filme que estava tentando baixar.

O site LegalTorrents.net copia o visual do KickassTorrents, incluindo o esquema de cores e um logotipo semelhante. A página de cada filme inclui imagens, classificação do IMDb e até um link Magnet (alternativa a baixar o arquivo .torrent).

“Com a criação da nossa própria página de download de torrents, buscamos nos aproximar de todas as pessoas que tentam realizar este tipo de ação ilegal e conscientizá-las sobre o tema através de um reforço positivo. Ao distribuir ingressos, queremos lembrar que o cinema é uma experiência que vai além de um computador”, diz Alonso Solís, gerente de marketing da Romaly, a uma revista costarriquenha.

LegalTorrents.net, a cópia do KAT
KickassTorrents

A intenção é boa mas, como nota o TorrentFreak, tem uma importante falha. Eles tentaram baixar todos os torrents disponíveis no site, mas não conseguiram obter os arquivos dentro deles, porque não havia seeds (usuários distribuindo o conteúdo completo do torrent). Ou seja, atualmente não é possível receber o endereço de e-mail para ganhar os ingressos.

Tentei usar três torrents do site e, realmente, todos têm zero seeds. Bem, para combater a pirataria, ainda prefiro isso a investidas mais agressivas.

Receba mais sobre Pirataria na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados