Início » Curiosidades » Uma casa foi impressa em 3D em apenas 24 horas

Uma casa foi impressa em 3D em apenas 24 horas

Por
2 anos atrás

Defina o local, escolha o desenho da obra e aguarde 24 horas. Depois desse período, a sua casa estará lá, com a estrutura pronta e todos os muros levantados, faltando, eventualmente, apenas o acabamento. Soa impossível, mas foi exatamente assim que uma startup de nome Apis Cor construiu um imóvel. O truque está em uma tecnologia de construção baseada em impressão 3D.

Casa - impressora 3D

Não é uma ideia nova, nem a primeira iniciativa do tipo, você deve saber. Mas, frequentemente, os projetos que empregam impressão 3D na construção civil exigem equipamentos grandes, usam a técnica apenas para a produção de blocos adaptados que depois devem ser levados à obra ou se limitam a um padrão muito específico de estrutura.

A Apis Cor tenta ser mais flexível. A impressora 3D da empresa não é exatamente pequena, mas pode ser transportada em caminhões simples, e não exige complexas estruturas de apoio. Além disso, o equipamento pode ser empregado em obras com as mais diferentes propostas.

Para provar isso, a Apis Cor, que é baseada nos Estados Unidos, foi até a Rússia. Em Moscou, a empresa usou a impressora 3D para construir uma casa totalmente funcional e que inclui isolamento térmico, característica indispensável por conta do clima da região.

O imóvel tem um desenho bastante incomum, com paredes curvadas. Na primeira olhada, a gente até pensa que a construção é uma guarita ou algo assim. A intenção da startup é mostrar que o equipamento pode mesmo ser empregado em projetos variados.

Apis Cor - impressora 3D

Como já dito, foram necessárias 24 horas para a casa ser construída. É verdade que o tamanho da obra facilitou: o imóvel tem somente 38 metros quadrados. Casas maiores certamente exigirão mais horas, mesmo assim, poderão ser levantadas em menos tempo na comparação com técnicas tradicionais de construção. Sem contar que a combinação de duas ou mais impressoras deve agilizar as coisas.

Não é só ganho de tempo. A impressora 3D também proporciona economia de dinheiro. A casa na Rússia teve custo total de construção de US$ 10.134, segundo a Apis Cor. Técnicas tradicionais exigiriam mais mão de obra, mais caminhões para transporte de materiais, entre outras despesas, logo, o custo final seria maior.

Casa - impressora 3D

Mas isso não quer dizer que a impressora vai acabar com o trabalho humano. Como o vídeo mostra, o equipamento fez o trabalho mais pesado. A pintura das paredes, a colocação de janelas e a instalação da rede elétrica, por exemplo, couberam a pessoas.

Para quem é desconfiado, a Apis Cor garante que a impressora 3D faz obras seguras e duráveis: a casa do vídeo deve resistir por pelo menos 175 anos.

Com informações: Engadget