Início » Internet » Ferramenta obriga leitor a provar que leu a matéria antes de comentar

Ferramenta obriga leitor a provar que leu a matéria antes de comentar

Jean Prado Por

Se você consome muitas notícias pela internet, já sabe como é a seção de comentários de alguns sites: gente que pergunta o que o texto já respondeu, gente que diz algo nada a ver com o assunto, gente que gosta de criar polêmica - só uma pequena parte é composta por algo relevante sobre o assunto abordado. Como, então, manter a qualidade dos comentários?

Por muito tempo, isso foi (e ainda é) um desafio para vários sites, incluindo o Tecnoblog. Há várias possibilidades: permitir comentários anônimos? Usar os comentários do Facebook para obrigar os usuários a comentarem com seu perfil de verdade? Restringir comentários apenas para quem fez um cadastro? Pouca coisa resulta diretamente em comentários com níveis mais altos e realmente interessados no assunto.

Mas a NRK, uma rede de notícias estatal da Noruega, vem ganhando destaque há alguns dias por fazer diferente. Ela criou uma ferramenta para pedir ao leitor que prove que leu a matéria antes de comentar. Para deixar um comentário, basta responder um pequeno questionário com perguntas simples sobre o texto.

Traduzido do norueguês para o português pelo Google Tradutor.

Por exemplo, a imagem acima representa o questionário (traduzido do norueguês) embaixo de uma matéria sobre a privacidade na era do Facebook, e sobre como é fácil achar todas as informações do perfil de alguém em um site chamado Stalkscan, que usa as informações do Graph Search. As perguntas são sobre quem desenvolveu o Stalkscan, qual foi o ano de lançamento do Graph Search e se você deve temer a ferramenta.

Em um primeiro momento, pode haver preocupação com a subjetividade nas respostas. A pergunta sobre temer o Stalkscan, por exemplo, depende da percepção da pessoa sobre a ferramenta. Aí é que está a pegadinha: depois de ler a matéria, vi como é fácil achar a resposta. Logo depois da pergunta "devo me preocupar?", eles escrevem: "nós começamos o artigo com essa pergunta e a resposta é: não".

As perguntas são criadas por pessoas de verdade, e não são automatizadas. Como os robôs ainda não são muito confiáveis para lidar com matérias jornalísticas e informativas, é compreensível que fique a cargo de um humano a tarefa de criar perguntas sobre o texto (que possivelmente ele mesmo escreveu).

Eis a matéria sobre o Facebook no NRKbeta.

Confesso que, inicialmente, fiquei um pouco desconfiado por achar que é trabalho demais responder algo sobre o que acabei de ler. Mas, com perguntas bobas e curtas, o trabalho pode não ser tão grande assim. Em entrevista ao NiemanLab, um editor da NRKbeta (divisão de tecnologia da NRK) disse que o questionário também ajuda a acalmar o leitor que ficou bravo com a notícia e que vai comentar de forma impulsiva.

"Se você passa 15 segundos respondendo o questionário, esses 15 segundos ajudam a reduzir a intensidade de um possível discurso inflamado", disse Marius Arnesen. Outro jornalista da NRKbeta também defende a ferramenta: "se todo mundo concorda que é isso que o artigo diz, eles têm uma base muito melhor para comentar nele". Funciona meio que como um teste de conhecimento sobre o que a pessoa acabou de ler antes de se equivocar nos comentários.

Devido ao sucesso da ferramenta, os criadores resolveram abrir o código do questionário e disponibilizá-lo no GitHub (que é bem fácil de entender e usar, diga-se de passagem). Eles também prometeram um plugin para WordPress, mas ele ainda não foi revisado pelo diretório de plugins do WP, então deve demorar um pouco para sair.

Será que isso daria certo por aqui? Esta é a melhor forma de manter a qualidade da discussão nos comentários? Compartilhe sua opinião abaixo (não precisa fazer teste!).

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

LessTech
Seriam questionários quentes, com certeza.
LessTech
Sou um labirinto quadrado com um atalho pontilhado.

Não consigo achar graça mais na vida. Sou pura desilusão. Mas ainda sou "socialista": socializo minhas frustrações.

=P
Carlin
Interessante! É um a boa pedida, hoje em dia a galera mau lê o titulo e já vai aos cometários!!!! (Embora isso não aconteça aqui nos comentários do Tecnoblog) Mais seria legal um dia se deparar com um pequeno questionário sobre as matérias, uma trolada/teste, bem esxpertol!
Allef
Acho que isso não vai tirar a vontade deles. Capaz de fazerem questão de responder pra poder continuar falando coisa com coisa, como de costume.
SR 71 Pássaro Preto
Exatamente isso.
Anthony Fernando
Exatamente isso.
doorspaulo
Nossa cara, eu me sinto mal vendo os comentários, de verdade.
Fico nervoso com a imbecilidade das pessoas.

O pior é que aqueles comentários são tipo um acidente feio. Você não quer olhar, mas fica olhando igual.
doorspaulo
Como já falado pelo Bruno, além do Manual, tem o MeioBit.
Eles são a Triforce da tecnologia do país.
doorspaulo
Parei de acessar lá pelo nível patético das matérias.
De um dos melhores sites de tecnologia, se tornou um especialista em clickbaits.
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Aparece sim, eu leio...
PPKX XD ?????????
Aparece sim, eu leio...
Julio da Gaita ✔
que judinhas se revelando...rs
Julio da Gaita
que judinhas se revelando...rs
Keaton
Instala issso no Tecnoblog e não aparece mais esse tipo de comentário. ^
Gertrudes, a Lhama Morta
Era pra ser uma piadinha, indicando que eu não li a matéria, e vim perguntar sobre algo que tem nela... :-(
Gertrudes, a Lhama
Era pra ser uma piadinha, indicando que eu não li a matéria, e vim perguntar sobre algo que tem nela... :-(
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Eu sempre leio a notícia antes de falar merda lá, não generalize, somos fakes mas temos mais inteligência que os editores de lá...
PPKX XD ?????????
Eu sempre leio a notícia antes de falar merda lá, não generalize, somos fakes mas temos mais inteligência que os editores de lá...
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Disse o fake correto...
PPKX XD ?????????
Disse o fake correto...
Henrique Queirós
Não conhecia, agradeço <3
Bruno
No manual do usuário do ghedin, os comentários são interessantes também.
Bruno
acho que ai, só se o disqus lançar um update no código deles não?
Bruno
o pessoal que escreve aqui coloca umas zoeiras de leve, as vezes na url ou no texto.. rsrs
Raphael
Parei de frequentar o gizmodo por conta dos comentários (e conheço mais gente que fez o mesmo). No G1 os comentários são causados por ignorância, no gizmodo por pura babaquice mesmo.
Jorge Luis
parei de ler ele por isso.
Adriano
Quando os sites passarem a exigir "outro nível" de sua audiência, vão ficar sem ela. Anota aí.

O indivíduo, quando está em "outro nível" de compreensão, passa a questionar a informação que consome, e não aceitá-la simplesmente, sem discernimento ou capacidade crítica. Aí começa o problema com os produtores de conteúdo que, de maneira geral, não gostam de ser questionados, muito menos, de serem afrontados em suas mais profundas convicções pois, invariavelmente, é sobre isso que eles escrevem.

É experiênciar própria.
Alberto Prado
Mas pode vir outros melhores. Eu acredito que muita gente deixou de comentar lá, em parte, por causa dos comentários non-sense que aparece por lá.
Josiel Hen
Eu acho interessante, uma vez que ao querer comentar algo com real embasamento na matéria lida, a pessoa não se importaria realmente em responder algum rápido quiz, já a que comentaria algo que vá contra o ato da primeira pessoa, nem por essa etapa se daria o trabalho de passar.
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Imagina ter que preencher questionário sobre cobre derretido antes de comentar.
Tom
Imagina ter que preencher questionário sobre cobre derretido antes de comentar.
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Ferramenta interessante, mas não vejo muito necessidade disso por aqui, apesar de aparecer algum troll de vez quando o nível em geral dos comentários aqui é muito bom, enfim, não tem problema nenhum em implantar isso por aqui, vou continuar acessando e comentando aqui, mas não vejo necessidade.
Tom
Ferramenta interessante, mas não vejo muito necessidade disso por aqui, apesar de aparecer algum troll de vez quando o nível em geral dos comentários aqui é muito bom, enfim, não tem problema nenhum em implantar isso por aqui, vou continuar acessando e comentando aqui, mas não vejo necessidade.
Keaton
Vixi. Instala isso no Gizmodo e não sobra um comentário. :V
LessTech
É possível criar um bloqueio prévio aos comentários.

Quando você clica para desbloquear, aparece o quiz. Só se acertar a combinação correta das respostas os comentários seriam desbloqueados.

Só não sei como implementar isso com pré-visualização sem uma API específica.
LessTech
Tirou as palavras da minha boca. Aquela área de comentários do G1 é um desserviço. É muito triste.
LessTech
Não, é o G1. No gizmodo ao menos são brincadeiras idiotas, no G1 você vê o pior das pessoas. Faz até a gente passar mal. =
Pereira
Ou chorar pela humanidade.
Rodrigo
Ou chorar pela humanidade.
Caio Alexandre
Tem o G1 e cia. também...
Henrique Picanço
Como já irão lançar um plugin para WordPress, espero que ele se integre com o plugin de comentários ativo (e aí entra o Disqus). A menos que alguma alta caridosa crie uma forma de portar essa invenção para outras plataformas...
Henrique Picanço
Agora a linha quebra no espaço mais estranho possível. HAHAHAHAH
Juliotenorio
Quando quero rir um pouco passo por lá.
Carlos Taylor
Isso também seria ótimo pois iria fazer com que a gente aprendesse mais pois as informações perguntadas no mini-questionário ficaria gravada mais facilmente em nossa mente. Mesmo que seja algo "besta" qualquer coisa que aprendemos vale a pena.
Daniel Taiguara
Seria legal aqui, deve melhorar a qualidade dos comentários
Jefferson Rodrigues
Se isso se tornar mundial, eu não vou mais comentar. Vai me dar uma preguiça danada responder esse questionário.
Thalles Ferreira
Será que dá pra implementar isso, através de um plugin, no Disqus?
Theo Queiroz
Agora colocaram espaço demais, huahauhauaa
William Lima Crisostomo
Você atingiu o Level 34 do sarcasmo (Paladino só no Level 70).
William Lima Crisostomo
Eu acho que no Gizmodo é o pior caso nacional.
Leandro Santos
Ora ora, temos um xeroque rolmes aqui.
Will
Pq aquilo dá permanência ao site, melhora os números para apresentar a anunciantes.
Weller Santibanez
Pq aquilo dá permanência ao site, melhora os números para apresentar a anunciantes.
Diego F. Duarte
Ora, e quem disse q eles nao tem interesse por aquele caos e akilo e uma mera burrice e coincidencia?

(Alias, todos os jornais tem interesse nessa burrice, inclusive alguns incentivam colocando gente p comentar la)
Ricardo - Vaz Lobo
O Medium vai esvaziar...
Gertrudes, a Lhama Morta
Mas como vai funcionar isso?
Gertrudes, a Lhama
Mas como vai funcionar isso?
Wellington Gabriel de Borba
Isso é coisa de petista, tem que ter Fora Temer. O governo não faz nada, os bandidos ficam livres e o povo paga o pato, por isso que vou votar no Lula e no Bolsonaro pra acabar com os tucanos que não voltam pra Cuba, fora coxinhas.
Caleb Enyawbruce
Não acho que resolva o problema definitivamente, mas certamente ajudaria. Espero que popularize.
Ramon Gonzalez
Não acho que resolva o problema definitivamente, mas certamente ajudaria. Espero que popularize.
ばか
Ai vai acabar os comentarios lá.
Bruno ?
Ai vai acabar os comentarios lá.
Anakin
G1zmodo vai implementar isso? xD
Alex Edelweiss
Quem precisa urgentemente usar esta ferramenta é o G1! Gente, o que é aquela seção de comentários? Não sei como não desabilitaram aquilo ainda.
Alex
Quem precisa urgentemente usar esta ferramenta é o G1! Gente, o que é aquela seção de comentários? Não sei como não desabilitaram aquilo ainda.
Jon Lima
Seria excelente, ainda mais nos grandes portais de notícias onde há comentários extremamente absurdos.
Alexsandro Felix
Pelo comentário, este provou que leu a matéria, sahisashais.
Paulo Higa
Parabéns, você passou no teste de leitura! o/
Henrique Queirós
Isso seria muito bom. São raros sites como o Tecnoblog com users que sabem do que falam, e geralmente não comentam besteira. Bem raro mesmo...
Lucas Carvalho
Tá faltando uns espaços no 6º parágrafo: "lidar com matériasjornalísticaseinformativas"