Início » Jogos » Controles do Nintendo Switch funcionam nativamente no PC, Mac e Android

Controles do Nintendo Switch funcionam nativamente no PC, Mac e Android

Diego Melo Por

A Nintendo preparou outra surpresa para os donos de seu novo console: os Joy-Cons, aqueles controles que se encaixam ao lado do Switch, funcionam nativamente em outras plataformas.

Foto por Kana Natsuno/Flickr

Graças à conexão Bluetooth do joystick, é possível parear ambos os Joy-Cons com Macs, PCs e até com smartphones Android sem a necessidade de software adicional - ao contrário do que acontecia em consoles anteriores como o Wii e o Wii U, cujos controles davam um pouco mais de trabalho para funcionar no PC.

No entanto, apesar de funcionar diretamente em um Mac ou PC, o Bluetooth do Joy-Con pode estar causando problemas de conexão intermitente com o console, segundo relatos de alguns usuários. A Nintendo recomenda mantê-los longe de conexões sem fio para evitar interferências. E, dependendo das suas necessidades, ao parear o controle com o computador, talvez seja preciso utilizar outro software para mapear os botões.

Vale notar, também, que cada Joy-Con é reconhecido separadamente, mesmo quando ambos estão acoplados no adaptador do Switch para funcionarem como um controle só.

No entanto, a conexão nativa com PCs, Macs, e Android também funciona para o Pro Controller, e este joystick do Switch tem um formato mais tradicional:

Infelizmente, a novidade não vale para os usuários do iOS. O sistema operacional móvel da Apple utiliza um protocolo próprio para conexões de controles Bluetooth, e tanto o Joy-Con quanto o Switch Pro Controller não funcionam nativamente no sistema.

O Nintendo Switch foi lançado no dia 3 de março e tem como principal título de lançamento o novo Zelda: Breath of the Wild, que já está sendo considerado como um dos melhores jogos dos últimos anos.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rubens Mateus Padoveze
Bom saber
doorspaulo
De fato, nunca vi a bateria de fato acabar, isso que tem jogatina de Mario Kart 8 quase todo fim de semana aqui em casa.
doorspaulo
Será que o Pro Controller do Wii U funciona no Switch?
Maxwel De Oliveira Figueiredo
Eu gostaria de jogar os exclusivos da Nintendo. Seria muito bom ver jogos q existem para Sony e Xbox em versão para Nintendo, tornaria o mercado de consoles mais homogêneo, fazendo com que a escolha de comprar o console X ou Y fosse pelos exclusivos puramente.
Gertrudes, a Lhama
Sim, no caso dos jogos violentos, estava me referindo à própria Nintendo não lançá-los. Sei que existe um mercado pra isso, pois pelo menos agora o console dela tem um diferencial bem bacana pra quem quer jogar os mesmos jogos que tem nas outras plataformas. Basta apenas a boa vontade das produtoras(e desacredito nisso)
Maom
Vc se engana. Eu gosto da Nintendo e gosto da Sony. Mas eu gostaria de ter os jogos "violentos" portáteis no switch. Foi uma pena o Wii U não ter tido todos os grandes lançamentos, afinal eu comprei ele para jogar tudo podendo escolher entre usar a TV e a tela do controle. Só que foi um fiasco que já sabemos. Espero que o switch consiga oq o wii u prometia e melhor ainda pq agora posso levar o controle com a tela para longe da sala! :) Um fps concordo que o melhor é jogar em telas 4k. Mas para um gta 5 eu jogaria numa boa numa tela 720p por aí assim como estou louco pra jogar e quem sabe finalmente terminar o skyrim que abandonei no ps3 por não ter mais tanto tempo de ficar bitolado na tv jogando (leia-se tenho filhos agora).
Caio
4 vzs, tbm wii u não tem muitos jogos fora os exclusivos da Nintendo
Gertrudes, a Lhama
Não vale a pena pra ela tentar competir com os outros jogos do mercado... A marca Nintendo é forte por causa do estilo próprio dela de fazer jogos, fazer um "igual" aos outros perderia o diferencial e seria uma tentativa de apelar para um público que não gosta tanto dela assim. É o mesmo motivo que faz com que as 3rd parties não queiram lançar muitos jogos nos consoles dela: os jogos de 3rds vendem pouco, mesmo se o console vender bem. O motivo? Competir com os jogos da Nintendo é difícil, e o público do console no geral vai preferir comprar o jogo dela. A não ser em casos extremos, como o Nintendo DS, que vendeu tanto que mesmo com a competição valia a pena lançar jogos pra ele (até GTA exclusivo lançou)
Gertrudes, a Lhama
O Pro Controller do Wii U é o melhor controle tradicional que eu já usei na vida. Ergonomia parecida com o do Xbox 360, que era ótima, só que mais leve, sem o trambolho atrás para as pilhas, os analógicos simétricos e a bateria praticamente infinita (em 2 anos usando, carreguei só 4 vezes).
???????Feripe Hatsune?
Sou mais o Pro Controller, a semelhança com o controle do Xbox One vai ajudar e muito.
Maxnoob
"O sistema operacional móvel da Apple utiliza um protocolo próprio para conexões de controles Bluetooth" até isso? Eita
Henrique Queirós
Foda... A nitendo tem se mantido muito bem. Eu queria jogos mais violentos..... Mas né, o console ao menos não decepciona