Início » Jogos » Controles do Nintendo Switch funcionam nativamente no PC, Mac e Android

Controles do Nintendo Switch funcionam nativamente no PC, Mac e Android

Por
2 anos e meio atrás

A Nintendo preparou outra surpresa para os donos de seu novo console: os Joy-Cons, aqueles controles que se encaixam ao lado do Switch, funcionam nativamente em outras plataformas.

Foto por Kana Natsuno/Flickr

Graças à conexão Bluetooth do joystick, é possível parear ambos os Joy-Cons com Macs, PCs e até com smartphones Android sem a necessidade de software adicional – ao contrário do que acontecia em consoles anteriores como o Wii e o Wii U, cujos controles davam um pouco mais de trabalho para funcionar no PC.

No entanto, apesar de funcionar diretamente em um Mac ou PC, o Bluetooth do Joy-Con pode estar causando problemas de conexão intermitente com o console, segundo relatos de alguns usuários. A Nintendo recomenda mantê-los longe de conexões sem fio para evitar interferências. E, dependendo das suas necessidades, ao parear o controle com o computador, talvez seja preciso utilizar outro software para mapear os botões.

Vale notar, também, que cada Joy-Con é reconhecido separadamente, mesmo quando ambos estão acoplados no adaptador do Switch para funcionarem como um controle só.

No entanto, a conexão nativa com PCs, Macs, e Android também funciona para o Pro Controller, e este joystick do Switch tem um formato mais tradicional:

Infelizmente, a novidade não vale para os usuários do iOS. O sistema operacional móvel da Apple utiliza um protocolo próprio para conexões de controles Bluetooth, e tanto o Joy-Con quanto o Switch Pro Controller não funcionam nativamente no sistema.

O Nintendo Switch foi lançado no dia 3 de março e tem como principal título de lançamento o novo Zelda: Breath of the Wild, que já está sendo considerado como um dos melhores jogos dos últimos anos.