Início » Computador » Jetson TX2 é a poderosa plaquinha da Nvidia voltada para inteligência artificial

Jetson TX2 é a poderosa plaquinha da Nvidia voltada para inteligência artificial

Emerson Alecrim Por

Não é um drone, um robô pequeno ou uma câmera com reconhecimento facial. Mas pode ser: a Nvidia está lançando o Jetson TX2, um computadorzinho que lembra o Raspberry Pi, mas que oferece o grande diferencial de ser focado em inteligência artificial. O dispositivo pode ser empregado em diversos tipos de projetos que precisam de alguma sofisticação, portanto.

Para tanto, o Nvidia Jetson TX2 sai de fábrica uma combinação bastante respeitável de recursos que, por sinal, representa uma grande evolução em relação ao Jetson TX1 (anunciado no final de 2015): processador de 64 bits com dois núcleos Cortex-A57 e outros dois Nvidia Denver 2, GPU de 1,3 GHz com arquitetura Pascal de 256 núcleos, 8 GB de RAM e 32 GB para armazenamento interno.

Nvidia Jetson TX2

No aspecto da conectividade, o dispositivo vem com Wi-Fi 802.11ac e Bluetooth 4.1, além de suportar portas USB 2.0, USB 3.0, HDMI 2.0, Gigabit Ethernet, entre outros padrões.

Segundo a Nvidia, o Jetson TX2 tem praticamente o dobro da potência do Jetson TX1. E isso tudo vem acompanhado de mais eficiência no consumo de energia: são 7,5 W contra 10 W da geração anterior.

Com tamanho poder de fogo, essa plaquinha de 50 x 87 mm pode ser empregada em projetos de automação industrial, câmeras inteligentes, drones para filmagens profissionais, sistemas de monitoramento auxiliados por sensores e por aí vai. A Nvidia destaca que o Jetson TX2 consegue, por exemplo, decodificar imagens de duas câmeras trabalhando com 4K e 60 frames por segundo.

Nvidia Jetson TX1 versus TX2

Na apresentação do produto, a Nvidia ressaltou que o Jetson TX2 pode atingir a taxa de 1,5 teraflop. De modo geral, a ideia é permitir que o equipamento baseado na placa execute tarefas de inteligência artificial, redes neurais, reconhecimento de voz e afins in loco, ou seja, sem depender exclusivamente de servidores externos ou serviços nas nuvens.

Não é por acaso que a Nvidia também anunciou o JetPack 3.0, um SDK para desenvolvimento de aplicações de inteligência artificial que traz suporte aos drivers gráficos mais recentes e a APIs para redes neurais, como TensorRT 1.0 e cuDNN 5.1.

É lógico que tudo isso faz o Jetson TX2 ser bem mais caro que outras plaquinhas que encontramos por aí: o kit do dispositivo entrou em pré-venda nos Estados Unidos pelo preço de US$ 599. As entregas começam neste mês.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luiz Fernando Calaça
Exato, realmente, uma linha de placas é voltada para IA e outras para Jogos.
Gabriel Arruda
Ah sim, ela deve suportar, mas talvez sejam iguais as Quadro que são otimizadas para outras tecnologias. Funciona, mas pelo mesmo preço você consegue uma GeForce melhor para jogos por exemplo.

Não manjo muito, mas para servidores, a nVidia vende placas específicas (Tesla) e não GeForce. Dá para usar GeForce para redes neurais, mas a Tesla deve ser otimizada para esse tipo de processamento.
Miro
Segundo a documentação do TX2 ele suporta OpenGL 4.5, OpenGL ES 3.2, and Vulkan 1.0 e DirectX 12
Gabriel Arruda
Acho que não muito, o foco é na GPU e nem tenho certeza se esses modelos de GPI são otimizados para aplicações comuns como DirectX.
Maxnoob
Seria bom ter um laptop nessa plataforma?