Com o Android Nougat já lançado e lentamente chegando aos dispositivos atuais, é hora de olhar para o futuro e ver o que a versão 8.0 potencialmente nos reserva.

Fontes dizem ao VentureBeat que o Google está preparando três novos recursos para o Android O. São adições pequenas, mas muito bem-vindas para deixar o sistema mais esperto.

Foto por Simon/Pixabay

O primeiro deles se chama Copy Less, que reduziria a necessidade de copiar texto de um app e colar em outro. O VentureBeat cita um exemplo: o usuário está no chat com um amigo decidindo onde jantar, e encontra um bom restaurante no Yelp. Quando ele retornar ao chat e digitar “vamos para”, o teclado oferece uma sugestão gerada automaticamente com o endereço do restaurante.

Isso parece exigir poderes reforçados do Now on Tap (Now a um toque), recurso presente desde a versão 6.0 Marshmallow que traz mais informações sobre o que está na tela ao pressionar o botão Home – incluindo restaurantes, músicas e filmes.

O segundo recurso é bem simples e prático: se alguém lhe enviar uma mensagem contendo um endereço, o Android reconhecerá esse conteúdo e o transformará em link, para que você possa abri-lo no Google Maps com um toque. É semelhante ao que vimos no Mensagens do iOS.

E o terceiro recurso é algo já presente em dispositivos da Asus e Huawei: desenhar gestos de dedo na tela. Por exemplo, se você desenhar a letra C, o sistema mostrará uma lista curta de contatos recentes.

Como esta versão do Android será chamada: Oreo, Ovomaltine, Oatmeal? O AndroidPIT observa que a Mondelēz, empresa dona da marca Oreo, lançou em fevereiro um jogo móvel em parceria com o Google; poucos dias antes, foram abertas as inscrições para a conferência de desenvolvedores I/O 2017.

E Hiroshi Lockheimer – vice-presidente do Android, Chrome OS e Google Play – brinca no Twitter que já tem um nome preferido:

Qualquer que seja o nome oficial, espera-se que o Android O seja revelado na conferência Google I/O entre os dias 17 e 19 de maio.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Daniel Guedes
Melhorar o sistema de segurança que é bom, nada né? Invés de dificultarem mais esse negocio de hardReset e o usuario ter mais acesso ao root do aparelho.
Tharcio Souza
Exato. Uma maneira que eu acho (não deve ser possível alias) de manter uma grande parte dos aparelhos atualizados seria o Google "obrigar" os fabricantes a disponibilizarem para a comunidade uma rom pura e de código aberto no momento que cada aparelho for lançado. De fábrica ele viria com a rom customizada, mas o usuário poderia baixar e instalar um Android puro para o aparelho. Mesmo que a fabricante não mante-se o aparelho atualizado, a comunidade poderia fazer de uma maneira bem mais fácil, sem muita gambiarra.
Antony
Atualizações são responsabilidade de cada fabricante. E existem várias barreiras que impedem um celular de estar na última versão, a principal delas é safadeza do fabricante, depois vem a dificuldade técnica de garantir que uma nova versão funcione 100% em um hardware antigo, depois vem a questão comercial (você tem que trocar de celular!)
Rodrigo Gommes
na verdade, como a própria MIUI apresenta, é um "app clonado".
Gertrudes, a Lhama Morta

Ela não pode limitar o uso do Android, pois ele é um sistema aberto. Ela tecnicamente poderia limitar o uso dos apps da Google, porém acabaria que marcas grandes (Samsung, por exemplo) não iriam acatar, e elas possuem poder o suficiente para "dar certo" mesmo sem os apps da Google. Ela acabaria perdendo usuários e dinheiro (e como se pode esperar, empresas não gostam de perder dinheiro).

Não adianta, um sistema aberto tem suas vantagens e desvantagens.

Gertrudes, a Lhama
Ela não pode limitar o uso do Android, pois ele é um sistema aberto. Ela tecnicamente poderia limitar o uso dos apps da Google, porém acabaria que marcas grandes (Samsung, por exemplo) não iriam acatar, e elas possuem poder o suficiente para "dar certo" mesmo sem os apps da Google. Ela acabaria perdendo usuários e dinheiro (e como se pode esperar, empresas não gostam de perder dinheiro). Não adianta, um sistema aberto tem suas vantagens e desvantagens.
Felipe Silva
O google poderia criar um calendário de atualização do sistema e proibir os fabricantes de lançarem aparelhos com o android desatualizado, ou se lançarem terem um prazo máximo pra atualizar, sob risco de perderem direito de lançarem aparelhos com a marca android e os apps da google.
Rod
Menos de 3%, na verdade. http://www.droid-life.com/2017/03/07/android-distribution-updated-march-2017-whoa-settle-nougat/
Gertrudes, a Lhama Morta

Ué, quem desenvolve o Android em si não tem nada a ver com a fabricante do celular X que tá pouco se importando pra atualizar o software dela.

Gertrudes, a Lhama
Ué, quem desenvolve o Android em si não tem nada a ver com a fabricante do celular X que tá pouco se importando pra atualizar o software dela.
Gertrudes, a Lhama Morta

Na realidade ela está testando desde o beta do Marshmallow.

Gertrudes, a Lhama
Na realidade ela está testando desde o beta do Marshmallow.
Leandro Nascimento
Meu, esse Android é muito confuso! Tem celular sendo lançado hoje que nem vem com a versão 7, tem telefone que nem recebeu a 7 também e os caras já vão anunciar o 8?! Véi, segura aí, não tá dando tempo!
Eddy

Instala o ICS.
#hue

_KJ
Instala o ICS. #hue
Exibir mais comentários