Android Nougat dobra presença em apenas um mês, mas ainda não chega a 3%

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 1 semana

Todo mundo sabe que o processo de atualização do Android costuma ser devagar: a maioria dos dispositivos demora a receber updates, e alguns simplesmente permanecem em versões antigas. Mas como o Nougat está se saindo? Dados recentes do Google mostram isso.

A boa notícia é que a presença do Android 7.x mais que dobrou em apenas um mês. No início de fevereiro, ele estava em apenas 1,2% dos dispositivos; no início de março, ele chegou a 2,8%. (Esses números consideram a versão dos dispositivos que acessaram a Play Store ao longo de sete dias.)

Isso é bacana porque o Nougat traz diversas novidades que eu venho aproveitando nas últimas semanas, como a central de notificações repaginada, a multitarefa melhorada – é ótimo alternar entre apps tocando duas vezes em um botão – e o Doze on the go, que ajuda a economizar bateria.

A má notícia: ele ainda mal chegou a 3% dos dispositivos, e o processo não deve se acelerar tão cedo. Como você pode ver no gráfico abaixo, a distribuição do Nougat segue em um ritmo mais lento que o Marshmallow e o Lollipop. Vale notar que o Android 5.x, lançado no final de 2014, ainda é a versão mais popular do sistema.

Esta é a história que vem se repetindo há anos. Como você pode notar abaixo no gráfico do site Bidouille.org, cada nova versão do Android começa devagar, depois se expande rápido e atinge um pico – geralmente quando chega uma nova versão – para então vir o declínio.

Isso está relacionado à forma em que o Google distribui o sistema. A cada nova versão do Android, as fabricantes de hardware precisam atualizar suas interfaces customizadas (TouchWiz, LG UX, HTC Sense), e as operadoras precisam realizar testes antes de distribuir o software aos clientes.

O Google vem trabalhando mais de perto com essas empresas para acelerar o processo; e o Nougat esteve disponível para desenvolvedores em beta por muitos meses antes de seu lançamento oficial. No entanto, atualizações de software nem sempre são prioridade para as fabricantes e as operadoras.

Enquanto isso, a Apple anuncia uma nova versão do iOS só quando ela está basicamente pronta e com aprovação das operadoras – e como não há diferentes fabricantes para lidar com o sistema, tudo parece mais rápido para os usuários. Demorou menos de um mês para o iOS 10 chegar a 66% dos dispositivos, a adoção mais rápida da história do sistema.

Pouco a pouco, os dispositivos vêm recebendo o Android Nougat. A Motorola levou o sistema para o Moto Z e Z Force; a Samsung o disponibiliza para o Galaxy S7 e S7 Edge; a Sony vem atualizando sua linha Xperia (X, XZ, XA, X Compact e X Performance); e o LG G5 está sendo atualizado globalmente. Rumores dizem que veremos o Android 8.0 “O” em maio, na conferência Google I/O.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados