O Windows 10 já acumulou diversas polêmicas em seus dois anos de existência – atualizações forçadas, dúvidas sobre privacidade, dificuldade em alterar aplicativos padrão – e há mais outra para a lista. Usuários descobriram que o sistema passou a exibir anúncios no Explorador de Arquivos, e a Microsoft diz fazer isso para “ajudar os clientes”.
O anúncio no Explorador de Arquivos é um convite para assinar o OneDrive, serviço de armazenamento na nuvem, e aparece na parte superior da tela Acesso Rápido.
Notificações semelhantes a essa já apareciam na atualização de aniversário do Windows 10, mas o Creators Update realmente trará anúncios como o visto acima.
Em declaração ao The Verge, a Microsoft diz:
As novas notificações com dicas no Explorador de Arquivos no Windows 10 foram projetadas para ajudar os clientes fornecendo informações rápidas e fáceis para melhorar a experiência relativa ao armazenamento e ao gerenciamento de arquivos na nuvem. Dito isto, os clientes do Windows 10 podem facilmente optar por não receber essas notificações se assim desejarem.
Aprenda a desativar os anúncios do Windows 10
De fato, como explica o site Thurrott.com, é possível desativar esses anúncios – só não é muito intuitivo. Abra o Explorador de Arquivos, vá em Exibir > Opções, clique em “Modo de Exibição” e desative a opção “Mostrar notificações do provedor de sincronização”.
Esta não é a primeira vez que a Microsoft coloca anúncios no Windows 10: você pode encontrá-los na tela de bloqueio, no menu Iniciar e também na barra de tarefas. Para desativá-los, é preciso ir em diferentes locais nas configurações.
Vá em Configurações > Personalização > Tela de bloqueio e desative a opção “Receba dados interessantes, dicas e muito mais do Windows e da Cortana na tela de bloqueio”. (Essa opção não estará disponível caso sua tela de fundo seja “Destaque do Windows”.)
Vá em Configurações > Personalização > Iniciar e desative a opção “Ocasionalmente mostrar sugestões em Iniciar”.
Por fim, vá em Configurações > Sistema > Notificações e ações e desative a opção “Obter dicas, truques e sugestões de como usar o Windows”. Isso impedirá que pop-ups de anúncio surjam na barra de tarefas.
Tudo isso é uma inconveniência para quem decidiu usar o Windows 10, e é uma forma de empurrar produtos da Microsoft – como o OneDrive e o navegador Edge – em detrimento da concorrência. Será que, se ouvir reclamações o suficiente, a empresa vai parar com essa prática?
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Tv paga antigamente nao tinha propaganda, hoje tem porque o povo aceitou.. eu cancelei..... assistir filme com propaganda como na tv aberta ? nem em sonho. Assino Netflix agora
Ok... Ficou claro que nós pensamos de forma distinta, se continuarmos assim ficaremos aqui o resto de nossas vidas!
Eu respeito sua opinião mas não concordo com ela!
Justamente, você não compra o sistema, você compra uma "copia", original, feita pela Microsoft, que se constitui em "uma licença de uso"! Se eu comprasse o sistema, a Microsoft teria que parar de vendê-lo!
Mas essa copia comprada e instalada na maquina do cliente Microsoft, torna-se propriedade exclusiva dele, alterar algo nesse copia sem permissão constitui-se numa invasão!
Eu gostei do 10, mas com ele minha maquina ficava mais tempo atualizando o Windows do que trabalhando pra mim!
Só tem uma opção para você protelar a instalação de uma atualização, e usando ela de vez em quando pula a janela de lembrete!
No 7 eu baixo e instalo tudo de uma vez, quando eu tenho tempo pra isso!
Enfim, com o 7 ainda me sinto dono da maquina!
Meu caro, a licença FPP (Full Packaged Product) é que uma "copia original", feita pela Microsoft e vendida em distribuidores!
Essa "copia" é registrada em seu nome, e pode ser migrada para outra maquina!
Caso você a compre, essa copia sera sua, registrada na Microsoft em seu nome! Ao menos era assim com 7, pois eu nunca comprei o 8 ou 10, só atualizei do 7 para 10 e depois voltei atrás, reinstalado o 7 de novo!
É nisso que eles andam trabalhando e investindo ultimamente?
Não que eu ame ads, mas não vejo o pessoal reclamando tanto assim de todos os serviços do Google ter anuncio pra instalar o Chrome saindo pelo ladrão...
É um anuncio interno que você pode facilmente desativar, a Google tem o Google pra te vender o peixe Chrome, a MS tem o Windows...
KKKKKKK... Para que alguém lúcido como você possa acalmar a situação!
Isso existiu e talvez ainda exista nos EUA, a Amazon tinha um tablat ou e-reader baratinho mas que exibia anúncios.
Esse entendimento da propriedade da licença (copia adquirida) era bem mais explicito antes, quando você comprava a mídia (DVD) e instalava em sua maquina!
Hoje eles estão gradativamente mudando isso, tirando do usuário o pouco controle que antes havia!
Mas é claro que a propriedade sempre esteve vinculada ao uso, que só permite as alterações predefinidas!
Nesse caso até que seria coerente, mesmo que fosse só o software (Windows)!
Mas não é, pelo contrario uma licença OEM ta R$ 437,90 (a vista) no KaBuM!
E essa licença é o tipo comercial mais barato, ela fica vinculada a maquina, não pode ser migrada para outra CPU!
Eu não entendo dessa forma!
Tanto é que se você comprar uma licença para usuário final, ela sera registrada em seu nome, com isso, caso você mude de CPU, poderá insta-la na outra maquina!
No caso da licença OEM, a propriedade esta vinculada a maquina, não pode ser migrada para uma outra CPU!