O Windows 10 já acumulou diversas polêmicas em seus dois anos de existência – atualizações forçadas, dúvidas sobre privacidade, dificuldade em alterar aplicativos padrão – e há mais outra para a lista. Usuários descobriram que o sistema passou a exibir anúncios no Explorador de Arquivos, e a Microsoft diz fazer isso para “ajudar os clientes”.

O anúncio no Explorador de Arquivos é um convite para assinar o OneDrive, serviço de armazenamento na nuvem, e aparece na parte superior da tela Acesso Rápido.

Notificações semelhantes a essa já apareciam na atualização de aniversário do Windows 10, mas o Creators Update realmente trará anúncios como o visto acima.

Em declaração ao The Verge, a Microsoft diz:

As novas notificações com dicas no Explorador de Arquivos no Windows 10 foram projetadas para ajudar os clientes fornecendo informações rápidas e fáceis para melhorar a experiência relativa ao armazenamento e ao gerenciamento de arquivos na nuvem. Dito isto, os clientes do Windows 10 podem facilmente optar por não receber essas notificações se assim desejarem.

Aprenda a desativar os anúncios do Windows 10

De fato, como explica o site Thurrott.com, é possível desativar esses anúncios – só não é muito intuitivo. Abra o Explorador de Arquivos, vá em Exibir > Opções, clique em “Modo de Exibição” e desative a opção “Mostrar notificações do provedor de sincronização”.

Esta não é a primeira vez que a Microsoft coloca anúncios no Windows 10: você pode encontrá-los na tela de bloqueio, no menu Iniciar e também na barra de tarefas. Para desativá-los, é preciso ir em diferentes locais nas configurações.

Vá em Configurações > Personalização > Tela de bloqueio e desative a opção “Receba dados interessantes, dicas e muito mais do Windows e da Cortana na tela de bloqueio”. (Essa opção não estará disponível caso sua tela de fundo seja “Destaque do Windows”.)

Vá em Configurações > Personalização > Iniciar e desative a opção “Ocasionalmente mostrar sugestões em Iniciar”.

Por fim, vá em Configurações > Sistema > Notificações e ações e desative a opção “Obter dicas, truques e sugestões de como usar o Windows”. Isso impedirá que pop-ups de anúncio surjam na barra de tarefas.

Tudo isso é uma inconveniência para quem decidiu usar o Windows 10, e é uma forma de empurrar produtos da Microsoft – como o OneDrive e o navegador Edge – em detrimento da concorrência. Será que, se ouvir reclamações o suficiente, a empresa vai parar com essa prática?

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Windows na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados