Início » Computador » Plex Cloud envia sua biblioteca de mídia para a nuvem

Plex Cloud envia sua biblioteca de mídia para a nuvem

Paulo Higa Por

Depois de seis meses de testes (e alguns problemas no meio do caminho), o Plex liberou nesta quinta-feira (9) o Plex Cloud, recurso que sincroniza sua biblioteca de mídia com serviços de armazenamento na nuvem. A novidade permite que você acesse suas fotos, vídeos, músicas e outros arquivos a qualquer momento, sem manter um computador ligado na rede.

O Plex é um velho conhecido dos leitores do Tecnoblog: ele é um servidor de mídia que permite acesso aos seus arquivos em vários dispositivos — incluindo smartphones, tablets, set-top-boxes, TVs e consoles. A grande sacada é que, por ter integração com sites de metadados, ele transforma suas pastas bagunçadas em uma biblioteca de filmes e séries com imagem de capa, sinopse, elenco e até legendas.

O problema é que o Plex exige manter uma máquina ligada para servir o conteúdo (e para transcodificar um vídeo em outras resoluções se você estiver acessando a mídia por uma conexão móvel, por exemplo). Isso não era muito viável se você não possui um NAS ou uma máquina que não consuma tanta energia. Com o Plex Cloud, a biblioteca fica sincronizada na sua conta do Dropbox, Google Drive ou OneDrive.

O Plex Cloud está disponível para assinantes do Plex Pass (US$ 4,99 por mês) e foi liberado como beta privado em setembro. O Amazon Drive era o primeiro serviço de nuvem suportado. Ele parecia uma boa opção, já que custa US$ 59,99 por ano e oferece espaço ilimitado. Mas o Plex afirmou ter “problemas técnicos” durante os testes, sem comentar detalhes, e tirou o suporte ao serviço — acredita-se que a Amazon limitou os uploads devido à enorme quantidade de dados, mas nada foi confirmado.

Com suporte apenas ao Dropbox, Google Drive e OneDrive (Personal), o Plex Cloud ficou menos interessante — especialmente para quem tem uma biblioteca muito grande, com mais de 1 TB de arquivos, já que a assinatura mensal no Google Drive (único a oferecer capacidades maiores de armazenamento) se torna bem cara, por R$ 69,99 (2 TB) e R$ 349,99 (10 TB).

Mas pode ser uma boa opção para quem já assina um desses serviços de nuvem e não quer se preocupar com HDs falhando e fazendo barulho no seu ouvido.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Pedro Alex
Não tenho pc, e tenho vários filmes no celular mas não quero apagar!!! tem como usar só o celular????
Renan Rufino
Valeu! Eu ouvi falar sobre esse. Mas o que eu andei pesquisando era de fazer DD-WRT no router e conseguir colocar o plex. Ainda não tive tempo dessa façanha. Ou então, até como o próprio Higa comentou, fazer um Raspbeery PI ou similar só pra isso.
Ander33x
Possuo 8 TB a mais de ano lá no Amazon drive, continua ser um exemplo a ser seguido. Sem qualquer limitação.
Ander33x
Sim é o mesmo, porém pra você assistir aos filmes você tem que instalar o PMS (Plex Media Server) no seu computador e adicionar os filmes nele, depois é só abrir o App e assistir o que você hospedou no PMS. Sim precisa deixar o PC ligado, caso não queira agora existe a possibilidade de deixar tudo na nuvem, mas pra isso terá que pagar o PLEX PASS e a nuvem onde vai hospedar o conteúdo.
Ander33x
Tem sim, é um novo Router da Netgear, porém só importando. Veja a matéria lançada no PLEX News... https://www.plex.tv/netgear-nighthawk-x10-wireless/ Link encurtado: http://bit.ly/2os91DN Se não abrir procure por PLEX Netgear Nighthawk.
Ander33x
Você tem que configurar os agentes corretamente, veja que até a ordem com que são colocados os agentes (cima / abaixo) influência no rastreamento dos dados. Veja isso.
Roberto Carlos
KKKKKKK
Vinicius Saraiva de Oliveira
É impressão minha ou a Amazon deixou de vender o plano ilimitado? Queria fazer o upgrade, mas não estou conseguindo. O que acha, Higa?
Nícholas Santos
Acho que não amigo, já até procurei algo do tipo. Acontece que o roteador não tem capacidade de processamento suficiente pra fazer o TRANSCODING.
Renan Rufino
Problema que não tenho nada velho :( Sem contar a estética
Dekamaster
Eu montei um servidor plex num macbook velhão, ele gasta 7 watts quando tá em idle e consegue fazer o transcoding da maioria dos vídeos e transmitir pro pc/xbox/celular, notebooks velhos são uma boa opção pra isso pq são bem econômicos.
Renan Rufino
Pensei nisso também mas vi que tem um pessoal fazendo isso. Eu tenho um Linksys EA6900, talvez aguente. PS: Alguma outra forma de fazer isso (Nas, arduino, outros)??
Dekamaster
Não acho que o router vai ter processamento o suficiente pra fazer o transcoding do video
Renan Rufino
Alguém conhece alguma opção tipo fazer DD-WRT no meu router, plugar um NAS/HD Externo e colocar o plex assim ? Ou algo similar ? Gostaria de ter um servidor de mídia mas sem necessariamente ter um PC exclusivo só pra isso.
Renan Rufino
Anotado. Mas tem alguma opção pra instalar em algo sem ser um PC ? Eu tenho pensando em fazer DD-WRT no meu router, plugar um NAS/HD Externo e colocar o plex assim.
Exibir mais comentários