O Facebook nunca teve muito pudor em copiar recursos da concorrência, e o Snapchat está sentindo isso com força. A função Stories apareceu no Instagram, depois no WhatsApp, e agora está disponível no Messenger também. Só que, pelo visto, a rede social foi longe demais desta vez.

O Messenger Day faz basicamente o mesmo que o Stories do Snapchat: permite que você poste fotos ou vídeos que desaparecem em 24 horas. As histórias publicadas por seus amigos ficam acima da lista de conversas; não há nenhuma opção para ocultá-las ou removê-las.

E alguns usuários estão bem insatisfeitos com essa novidade. M.G. Siegler nota que, sempre quando você envia uma imagem pelo Messenger, o app recomenda que você a coloque no Day para todos verem – e isso é irritante.

Cada vez que eu compartilho uma foto – muitas vezes uma captura de tela, e muitas vezes algo confidencial! – surge um aviso perguntando se eu quero adicionar a imagem ao Day. Toda. Vez. É o bastante para fazer você querer parar de compartilhar fotos no Messenger.

O TechCrunch conta o caso de um usuário que postou acidentalmente no Day a confirmação de uma transação bancária. E como não é muito intuitivo o processo de remover imagens do Day, ele acabou esperando as 24 horas até que a imagem desaparecesse.

A universitária Tiffany Zhong, que trabalha no Vale do Silício, diz ao TechCrunch que só viu reações negativas ao Messenger Day: “meus colegas acham que isso é ridículo, e eu também”. Um dos colegas falou: “qual é a de todo app ter função Stories agora? Odeio isso”.

A graça do Messenger era ser um serviço razoavelmente competente para conversar com seus contatos. Então ele começou a dar destaque para a câmera, emprestando recursos do MSQRD (adquirido pelo Facebook) e, mais recentemente, quis imitar ainda mais o Snapchat com o Day. É compreensível que o Instagram tenha Stories – o app é centrado em imagens – mas enfiar isso goela abaixo nos usuários do WhatsApp e Messenger é demais.

Sim, Facebook, o Snapchat recusou sua oferta de US$ 3 bilhões há muitos anos, e agora se tornou uma empresa multibilionária que negocia na bolsa. Entendo que ela é uma ameaça para sua estratégia de dominação da internet. Mas pare de negligenciar e irritar seus usuários por causa disso.

Receba mais sobre Snapchat na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados