iPhones e iPads estão prestes a ganhar um novo sistema de arquivos mais rápido

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 1 semana
Foto por ANDES/Micaela Ayala V./Flickr CC

No ano passado, a Apple anunciou na WWDC que começaria a usar um novo sistema de arquivos em 2017: o APFS (Apple File System) foi projetado com foco no armazenamento em estado sólido e em criptografia. Ele deve ser distribuído para iPhones e iPads ainda este mês, e fazer backup antes de atualizar será mais importante do que nunca.

O APFS vem sendo testado desde janeiro em versões beta do iOS 10.3, que deve ser lançado para o público em geral até o fim de março.

Este sistema de arquivos tem diversas vantagens em relação ao HFS+, utilizado em dispositivos da Apple desde 1998. O APFS possui suporte nativo a criptografia, gerencia arquivos grandes com mais agilidade, economiza espaço e ajuda a proteger seu armazenamento contra falhas.

Como explicamos aqui, o APFS acaba com o problema de gerenciar tamanhos de partições (ou “volumes”). Em um Mac, se uma das partições ficar cheia, ela pode ser aumentada sem necessidade de reparticionamento.

Há também suporte a “clones”: quando você copia um documento, o APFS cria um arquivo que faz referência ao original e não ocupa mais espaço, em vez de regravar os mesmos dados. (Se você modificar um desses arquivos, o sistema salva apenas os blocos que foram alterados.) Isso economiza espaço e aumenta a velocidade de gravação de dados.

Há também outros truques para aumentar a velocidade de gravação e leitura que tiveram um impacto positivo em diversos modelos do iPhone, do 5 ao 6S. O canal de YouTube iAppleBytes fez um comparativo de velocidade nesses dispositivos, e constatou que o APFS ajuda no desempenho, reduzindo o tempo de boot e de abertura de apps.

Um desenvolvedor diz ao Business Insider que o iOS 10.3 converterá automaticamente todos os dados no dispositivo para APFS. Mas é crucial ter um backup antes de realizar esse processo: caso algo dê errado, você terá que formatar sua unidade para recuperar o sistema de arquivos antigo, pois não existe nenhum método para converter seus arquivos de volta para o antigo HFS+.

A Apple vai avisar os usuários para fazer backup antes de instalar o iOS 10.3, segundo o Business Insider, mas aparentemente isso não terá um grande destaque. Vamos torcer que essa transição ocorra sem maiores problemas; a empresa quer que o APFS seja padrão em todos os Macs, iPhones, iPads, iPods, Apple TVs e no Apple Watch.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados