O que é e para que serve cada software da Adobe Creative Cloud

Saiba o que é e para que serve cada software da Adobe Creative Cloud: Photoshop, Lightroom, Illustrator, Premier, entre outros

Diego Melo
Por
• Atualizado há 11 meses
Imagem por Adobe
Adobe Creative Cloud é o serviço por assinatura da Adobe (Imagem: Divulgação / Adobe)

A Adobe Creative Cloud é um serviço de assinatura de aplicativos da Adobe que inclui programas populares de criação, editoração e design, como Photoshop, InDesign e Illustrator, além de hospedagem de arquivos e ferramentas para colaboração entre equipes. Saiba o que é e para que serve cada software da Adobe Creative Cloud (Photoshop, Illustrator, InDesign, Audition, Premiere, Bridge, entre outros).

O que é a Adobe Creative Cloud?

A Adobe Creative Cloud oferece acesso a mais de 20 aplicativos e serviços de criação para desktop e dispositivos móveis, como fotografia, design, vídeo, web, entre outros. Os planos incluem valores diferenciados para pessoa física, empresas, estudantes e universidades, com opções de assinatura do pacote completo ou individual para cada aplicativo.

No Photoshop é possível criar uma foto de capa para seu Facebook (Imagem: Reprodução/Pixy)
No Photoshop é possível criar uma foto de capa para seu Facebook (Imagem: Reprodução/Pixy)

Também estão inclusos na assinatura até 100GB de armazenamento de arquivos na nuvem, acesso ao catálogo de fontes do Adobe Fonts e à plataforma de portfólios Behance, entre outras vantagens.

Photoshop e principais softwares do serviço

Mesmo que você não seja da área de criação, é provável que já tenha ouvido falar ou até tenha uma ideia do que é o Photoshop ou como funciona o Illustrator.

No entanto, o Creative Cloud inclui vários outros softwares e ferramentas da Adobe, desde os mais populares, como o Premiere e o After Effects, até os menos conhecidos, como o Dimension e o InCopy, mas também úteis para profissionais criativos. Confira abaixo quais são e as principais vantagens e recursos de cada programa e serviço do Adobe Creative Cloud.

Photoshop

Adobe Photoshop é considerado o software de edição de imagens mais conhecido e utilizado no mercado. As versões mais recentes oferecem recursos e ferramentas avançadas para os mais diversos tipos de trabalhos gráficos, desde fotografia e design, até arquitetura, animação, pintura e artes 3D.

Adobe Photoshop e Lightroom (Imagem: Reprodução/Apple)
Adobe Photoshop e Lightroom (Imagem: Reprodução/Apple)

After Effects

Adobe After Effects é um dos principais softwares para criação de gráficos e efeitos visuais do mercado. É muito utilizado em pós-produção de vídeos, filmes, clipes, e outros tipos de produções audiovisuais, tanto para os meios tradicionais como TV e cinema quanto para web.

Adobe After Effects / Divulgação / Adobe
Adobe After Effects (Imagem: Divulgação / Adobe)

Illustrator

Adobe Illustrator é um editor de gráficos, ilustrações e imagens vetoriais. Muito utilizado por profissionais e entusiastas de design, ele auxilia na criação de logos, fontes, desenhos e artes baseadas em vetores, o que permite que sejam redimensionadas para vários tamanhos sem perder qualidade (algo importante para a materiais impressos, por exemplo).

Illustrator (Imagem: Tatiana Vieira/Tecnoblog)
Illustrator (Imagem: Tatiana Vieira/Tecnoblog)

InDesign

O InDesign é um software da Adobe que é referência para profissionais que trabalham com diagramação. É muito utilizado na organização de páginas e no design de materiais para mídias digital e impressa, como livros, revistas, eBooks, pôsteres e PDFs interativos.

Como fazer capitular no InDesign
Letra capitular no InDesign. (Imagem: Tatiana Vieira/Tecnoblog)

Lightroom

O Lightroom é o serviço na nuvem que oferece tudo para criar, editar, organizar, armazenar e compartilhar suas fotos em qualquer dispositivo. Pode ser utilizado na web, desktop ou dispositivos móveis, sincronizando os trabalhos entre todas as versões automaticamente.

Adobe Lightroom (Imagem: Divulgação/Adobe)
Adobe Lightroom (Imagem: Divulgação/Adobe)

Premiere Pro

O Premiere Pro é um software de edição de vídeos que, assim como o Photoshop, também é referência na área de criação e edição audiovisual. É utilizado para qualquer tipo de edição de vídeo, desde gravações caseiras até filmes profissionais, com suporte a recursos avançados e integração com outros softwares da Adobe, como o After Effects e o Audition.

Adobe Premiere / Divulgação / Adobe
Adobe Premiere (Imagem: Divulgação / Adobe)

Audition

Adobe Audition é um aplicativo para edição digital de áudio. Oferece um conjunto completo de ferramentas que inclui visor de várias trilhas em forma de onda e de espectro para criação, mixagem, edição e restauração de conteúdo em áudio, tanto para músicas e podcasts quanto para vídeos.

Adobe Audition / Divulgação / Adobe
Adobe Audition (Imagem: Divulgação / Adobe)

Outros aplicativos do Creative Cloud

Acrobat Pro

A família de aplicativos do Adobe Acrobat é voltada para criação e edição de documentos .PDF. Também inclui o Adobe Reader, para visualização e leitura dos arquivos.

Adobe XD

Adobe XD é uma ferramenta de design baseada em vetores, indicada para a criação de interfaces de aplicativos móveis e da web. Tem recursos como grade repetição, plugins, e interoperabilidade com outros softwares do ecossistema Adobe, como Photoshop, Illustratos e After Effects.

Animate

O Animate permite criar animações vetoriais para a web em diferentes tipos de conteúdo multimídia, como propagandas, aplicativos e jogos, utilizando um ambiente de criação baseado em linha do tempo (similar ao do Premiere Pro). O software oferece recursos básicos e avançados, como suporte nativo para várias saídas, desde Flash até HTML5.

Bridge

Adobe Bridge é um software de gerenciamento de mídia. Serve como o “meio de campo” dos vários aplicativos da suíte da Adobe Creative Cloud, funcionando como o navegador e gerenciador de arquivos opcional do serviço.

Adobe Dimension / Divulgação / Adobe
Adobe Dimension / Divulgação /

Dreamweaver

O Dreamweaver foi o principal software para criação e desenvolvimento de páginas web em HTML. Seu principal recurso era auxiliar na edição visual dos sites, diminuindo a necessidade de lidar diretamente com código. Atualmente, o programa oferece suporte a tecnologias mais avançadas como CSS, JavaScript, PHP, ASP, entre outras

InCopy

O Adobe InCopy é um processador de texto voltado para o trabalho em equipe entre editores, redatores e diagramadores. Enquanto os dois primeiros formatam o texto e fazem alterações simples no layout pelo InCopy, diagramadores e designers podem trabalhar no mesmo documento pelo Adobe InDesign, sem afetar as contribuições uns dos outros.

Character Animator

Character Animator é um software para dar “vida” a personagens animados criados no Illustrator, Photoshop, ou da própria ferramenta. Com a ajuda de uma webcam e um microfone, o programa captura as expressões do usuário, do sincronismo labial ao movimento dos olhos, animando o personagem em tempo real.

Adobe Spark / Divulgação / Adobe
Adobe Spark (Imagem: Divulgação/Adobe)

Dimension

O Dimension é o aplicativo da Adobe para criações 3D. Combinando modelos em três dimensões com designs 2D, o programa é capaz de criar fotografias virtuais realistas com profundidade, textura e iluminação ideal. É utilizado na criação de visualizações de marcas, ilustrações, modelos de produtos e conteúdos interativos em 3D.

Aero

O Adobe Aero permite criar experiências em realidade aumentada usando recursos criados nos aplicativos da Adobe ou de terceiros, sem precisar de conhecimentos avançados de programação. O programa tem versões para dispositivos móveis e desktop, e uma cena criada no smartphone pode ser incrementada e finalizada no computador, por exemplo.

Spark

Spark é o software da Adobe voltado para a criação de imagens, páginas da web e vídeos curtos para as redes sociais. Com uma ampla biblioteca de modelos prontos e modificáveis, é possível criar, tanto no desktop quanto na web, banners, posts, stories, e vários outros tipos de mídias visuais com aspecto profissional para qualquer rede social.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Adobe Creative Cloud na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Diego Melo

Diego Melo

Ex-redator

Diego Melo é jornalista e cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Escreve sobre tecnologia desde 2011, fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2016 e 2022, produzindo pautas sobre programação, guias e tutoriais de programas. Hoje é desenvolvedor full-stack e trabalha diariamente com tecnologias como JavaScript (Vue.js), PHP (Laravel) e SQL (MySQL).

Canal Exclusivo

Relacionados