Após sua apresentação no TechED 2008, Artur Higashiyama que é MVP Directory Services, bateu um papinho com o TecnoBlog. A minha principal dúvida, era por que a Microsoft não altera a forma como o sistema lida com aplicações de terceiros. Por exemplo, não permitindo que opções do tipo “quero que o este programa inicie com o Windows” estejam ativadas por padrão no ato da instalação.

A resposta foi imediata: “A justiça não nos permite fazer isso, dizem que é monopólio. Somos obrigados a produzir um sistema, onde cada desenvolvedor possa construir uma aplicação do jeito que achar melhor.”

Higashiyama ainda lembrou o caso da Europa, onde um certo juiz proibiu até que o Windows fosse vendido com o Windows Media Player já instalado.

É de conhecimento de todos, que softwares como Internet Explorer, Windows Live Messenger e Windows Media Player, se tornaram imbatíveis, justamente por já virem instalados no sistema. Usuário básico não quer saber de baixar softwares melhores – julgando que eles saibam o que é um software.

Por isso aproveitei para perguntar sobre o Windows 7, e qual seria o diferencial do sistema neste sentido. Quais softwares da Microsoft virão instalados no sistema? E principalmente, a Microsoft pretende desativar todos esses processos, inúteis para a maioria dos usuários?

Ele sorriu, e logo respondeu: “O que posso dizer, é que o Windows 7 será um sistema mais seguro, e menos chato.”

Higashiyama parecia guardar informações empolgadoras sobre o Windows 7, mas a ordem da vez na Microsoft é impedir que tais informações vazem.

“Eles querem corrigir o erro cometido na época do Vista, sistema que não impressionou, pois todos já sabiam como seria.” – afirmou Higashiyama.

Ao que tudo indica, a Microsoft também está apostando forte na idéia do Cloud Computing. Foi isso que Higashiyama deixou transparecer, e que o próprio Galileu Vieira havia me falado no último encontro de blogueiros com a Microsoft. A prova disso, é o tal do sistema “nas nuvens” que a empresa está para lançar.

Fontes seguras me informaram que no Windows 7, o usuário escolherá o que quer usar. Exemplo disso, é que o próprio Windows Mail não virá instalado por padrão. A Microsoft acredita que o Windows Live (antigo Hotmail) é bem mais funcional que o Windows Mail, assim dá para economizar alguns megabytes, não embutindo este último no sistema.

A idéia agora é: quem quiser, que baixe e instale. E o Windows Mail não será será o único a cair fora. Windows Photo Gallery, Windows Contacts, Windows Calendar e Windows Movie Maker também serão opcionais.

Logicamente que, com toda esta história de nuvem, um sistema operacional sem um navegador não faz o menor sentido. Por isso o Internet Explorer fica. Sem falar que o navegador já é parte do processo Explorer.exe (processo responsável pela user interface – barra de tarefas, desktop, etc).

E é assim, desativando processos e softwares inúteis, que a Microsoft pretende deixar o Windows 7 tão leve quanto o Windows Vista. É como se fazendo isso, eles estejam liberando recursos para implementar novas funcionalidades.

E antes de falar que o Windows Vista é pesado, imagine ele rodando em máquinas lançadas no ano de 2010. 😉

A interface do sistema continua sendo a mesma também: Janelas. Parece bobo, mas serve para dar um basta em todos esses rumores sensacionalistas, que profetizam um Windows 7 completamente diferente de tudo o que você já viu. Espere recursos novos, mas não um conceito novo.

No geral, é de certo que novidades bem bacanas estão por vir, ou não haveria motivos para a Microsoft fazer tanto suspense. Mas julgando que estamos a pelo menos 1 ano e meio de seu lançamento, acho que é cedo demais para especular possíveis firulas do sistema, até mesmo para quem trabalha na empresa.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

marcus vinicius
Bom dia, gostei do novo windows7, porem estou tendo uma dificuldade com um reservado de memória Z, baixei um conversor winx e o mesmo transferia para esta memória q é muito limitada, gostaria de saber como transfiro a conversão para a memória do computador. Grato
Monique
Bom dia para todos. gente eu sou uma qudrada em pc e gostaria de saber como muda o papl de arede do windows 7.obgd.
Isaque
Minha Maquina Quando Estava Com O Xp Nunca DEu Problema E Agora Que Eu Coloquei O Windows 7 Esta Recetando/Reiniciando
Isaque
Nunca Feis Isso Com O Xp
Isaque
Coloquei O Windows 7 No Meu Computador E Agora Ele Esta Recetando
wesley
eu gostaria de saber se o windows seven ultimate ja isntala algum drive
Teu bixinho
Eu amo a minha bixinha gostosona! Brincando, eu trato-na por bixinha ou gostosona. Ela é muito maravilhosa e um dia eu me caso com ela. Eu amo muito a ela. Vai esta mensagem para ela: "Bixinha! Eu tambéém!
Lukinhas
Cara eu Acheii o windows 7 foda poriso q eu ja to com elle !!!
Juliana
Bom achei interessante o conceito desse novo W7 ficar mais leve e as janelas sem palavras a microsoft a cada ano que passa me surpreende ainda mais, mas não tenho o que reclamar do Vista até gosto de seus programas embutidos, mas se W7 superar as expectativas quem sabe eu não mude...
Geraldo
Tão dizendo por ai que ao invés da Microsoft lançar um monte de Services Packs para o Vista (como os do NT, que teve nada menos que 6 (e de quebra, o SP 6a, e o Windows 2000 que foi até o SP 4, decidiu então lançar logo de cara um enorme e definitivo "Hot Fix" chamado "Windows 7". (uh) Brincadeiras à parte, não devemos nos iludir com todo o estardalhaço e pompa que MS e seus correligionários sempre fazem quando estão preste a lançar um novo ou (pseudo-novo) Sistema Operacional. A verdade é que desde o "pré-cambriano" QDOS, não só a MS, mas todo mundo vem querendo contruir um SO perfeiro (e isso não existe.) Penso que nem a plataforma Windows, ou Linux nunca será suficiente para agradar a todos. Mas depois de um quarto de século a MS finalmente abriu os olhos para o futuro deixando o W7 um SO realmente interessante e competitivo no tocante a usabilidade, é claro, porém, ainda não nos preços de seus produtos. Pra completar, na minha opinão, nessa coisa de transição de um SO para outro, o grande marco foi a transição do NT para o 2000, sim, era outros tempos, mas aquilo é que foi um total e radical (radical mesmo!) transformação de um para o outro. Pois, tirando a parte cosmética, que pra mim não quer dizer muita coisa, (o meu desktop preferido é o desktop limpo, tipo do 2000, instalação limpa), vocês já repararam que desde o NT a MS está utizando os mesmos aquivos de inicialização: (NTDETECT, NTLDR, FAT32, NTFS, etc) e a famosa pasta I386 ? A MS está prometendo um novo WINFS. É esperar pra ver. valeu, o bom dia pra todos.
scheldon
estou curioso pra ver esse Win7, soh nao gostei desse visual chupado do KDE(embora eu ache mais atraente que o Mac os)
juselina
hauauauuauauuuauauuauauauua que babaquise!!!!!!!!!!!!
[barba]
Eu ia comentar a chupada de visual de todos os ícones do windows em relação ao mac, mas ainda to rindo do Fail do @Marco De Toni.
Alix Sukhoi
agardando ancioso..win7 e claro dx11 =D
Rafael Arcanjo
HAHAHAHHA. Fail !
Exibir mais comentários