Início » Gadgets » Visa testa óculos de sol que permitem realizar pagamentos

Visa testa óculos de sol que permitem realizar pagamentos

Jean Prado Por

Além do seu celular, existem vários objetos que você pode usar para fazer pagamentos. Nós já falamos aqui sobre um anel que autoriza uma compra quando você o aproxima da máquina de cartão, e até sobre um carro que também carrega as informações de pagamento, ambos apresentados pela Visa.

Desta vez, a operadora de cartões mostrou no evento South by Southwest (SXSW) um par de óculos de sol equipado com chip NFC que também serve para substituir o seu cartão de crédito/débito tradicional. Basta aproximar os óculos da maquininha e pronto! Tirá-los do rosto antes é opcional, mas melhor que contorcionar sua cabeça até uma máquina de cartão, né?

Assim como o anel que a Visa apresentou no ano passado, os óculos ficam atrelados a um cartão pré-pago que pode ser recarregado pela internet. O interessante é que eles não precisam de recarga, já que o chip NFC usa a energia da maquininha para fazer o pagamento.

Isto poderia ser interessante para turistas ou para quem vive na praia, já que você não precisaria levar a carteira quando for dar uma volta na orla. Mas, por enquanto, nada impede que outra pessoa use estes óculos de sol para fazer pagamentos; você teria que entrar em contato com o emissor do cartão para bloqueá-lo.

A Visa vai testar os óculos pela primeira vez na Liga Mundial de Surfe 2017 na Austrália, patrocinada pela empresa. Ela entregou os dispositivos para quinze parceiros e influenciadores que estarão no evento. (No ano passado, o anel que fazia pagamentos ficou restrito a atletas dos Jogos Olímpicos.) A operadora de cartões não pretende expandir o pagamento por óculos para além deste piloto.

Então por que lançá-lo, afinal? Ao Mashable, Sam Shrauger, vice-presidente de soluções digitais da Visa, diz que o propósito é demonstrar "o que todos sabemos que vai acontecer": os dispositivos conectados - ou qualquer coisa que possa ter um chip - também servirão como método de pagamento.

Como demonstramos neste especial e no Tecnocast abaixo, a tendência é que o dinheiro esteja no smartphone, no automóvel ou na camisa, não apenas na carteira. E o Brasil é um dos países ideais para pagamento por NFC, já que tem 2,5 milhões de maquininhas que aceitam esse tipo de transação.

O futuro do dinheiro

Mais sobre:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Daniel Zattera Sganzerla
Quem sabe uma camisinha com chip para pagamento? Aí, quando vc for ao motel, não precisa levar a carteria. Próxima.
O verso do inverso
Não foi eu que questionei o porque de virar notícia...
Renan Araújo
Sugiro dar uma ouvida nesse próprio podcast sobre o futuro do dinheiro, ou qualquer lida sobre o tema, só pra contextualizar e entender melhor o porquê de virar notícia. Parece besteira, mas o potencial é absurdo, principalmente no sentido de mudança do mercado.
Jhon
Sim, aqui no Brasil sempre receberemos depois. Mas no caso da segurança o Apple Pay funciona bem pelo menos, já que só funciona com o Touch ID, mas é spero que continue evoluindo mesmo assim.
Marcos
Só falta ensinar os lojistas a usar a porcaria do pagamento via NFC. NENHUM, repito, NENHUM lugar que eu conheça (e eu conheço bastante) em Porto Alegre tem atendentes que saibam usar a máquina da Cielo pra pagamento via NFC. Somente no posto de gasolina que sempre abasteço eu consigo utilizar o pagamento via celular do Ourocard, isso porque ensinei o gerente do posto como fazer!
Abra
Passe de acesso, chaves... documentos... dinheiro... Tudo no celular ou em um único dispositivo é possível com a tecnologia atual. A questão é a segurança e a migração..
Abraão Pereira de Sousa
Passe de acesso, chaves... documentos... dinheiro... Tudo no celular ou em um único dispositivo é possível com a tecnologia atual. A questão é a segurança e a migração..
Abra
Acredito que a idéia é mostrar que itens "comuns" podem ser utilizados... Dando a percepção de normalidade... Quem imaginaria que o óculos é a "carteira"...Mas entendi.. seria bem engraçado msm..
Abraão Pereira de Sousa
Acredito que a idéia é mostrar que itens "comuns" podem ser utilizados... Dando a percepção de normalidade... Quem imaginaria que o óculos é a "carteira"...

Mas entendi.. seria bem engraçado msm..
Rodrigo Gommes
Legal.
Estou esperando minha pulseira Visa chegar para fazer os testes.
Mas o diferencial é que está é Crédito e Débito. Sem necessidade de recarga. =)
Danilo Cursino
Eu imagino eu enfiando a cara na maquininha pra passar o óculos. HAHAHAHAHHA
Keaton
Estranhei não estar arquivado em 'Publieditorial'...
Jhon
Eu só queria ter o Apple pay aqui no Brasil, não tem nada melhor do que não precisar se preocupar em levar a carteira quando sair e poder pagar tudo com o celular ou com o relógio.
Caleb Enyawbruce
na boa, que podre...
Ramon Gonzalez
na boa, que podre...
doorspaulo
Inventar não é bem o termo correto.
Qualquer um pode colocar uma tag NFC em qualquer coisa e usar como forma de pagamento.



Sei nem porque isso vira notícia...
Luiz Claudio Eudes Corrêa
Brasil é ideal mas não acho um cartão com NFC que possa adquirir pra usar, Nubank e Digio agradecem a sugestão sem previsão de disponibilidade, Apple Pay e Android Pay nem tem boatos sobre disponibilidade, Samsung Pay só funciona prós mesmos cartões do lançamento e ainda te obriga a sofrer com aparelho da samsung.

Único emissor de cartão que soube ter alguns cartões com NFC foi o bradesco, mas não quero ter conta em outro banco nem pagar anuidade de cartão só por causa disso.
O verso do inverso
Tanta coisa mais útil para se inventar...
Henrique Queirós
e um podcast no deezer, tem?