Início » Gadgets » Visa testa óculos de sol que permitem realizar pagamentos

Visa testa óculos de sol que permitem realizar pagamentos

Por
2 anos atrás

Além do seu celular, existem vários objetos que você pode usar para fazer pagamentos. Nós já falamos aqui sobre um anel que autoriza uma compra quando você o aproxima da máquina de cartão, e até sobre um carro que também carrega as informações de pagamento, ambos apresentados pela Visa.

Desta vez, a operadora de cartões mostrou no evento South by Southwest (SXSW) um par de óculos de sol equipado com chip NFC que também serve para substituir o seu cartão de crédito/débito tradicional. Basta aproximar os óculos da maquininha e pronto! Tirá-los do rosto antes é opcional, mas melhor que contorcionar sua cabeça até uma máquina de cartão, né?

Assim como o anel que a Visa apresentou no ano passado, os óculos ficam atrelados a um cartão pré-pago que pode ser recarregado pela internet. O interessante é que eles não precisam de recarga, já que o chip NFC usa a energia da maquininha para fazer o pagamento.

Isto poderia ser interessante para turistas ou para quem vive na praia, já que você não precisaria levar a carteira quando for dar uma volta na orla. Mas, por enquanto, nada impede que outra pessoa use estes óculos de sol para fazer pagamentos; você teria que entrar em contato com o emissor do cartão para bloqueá-lo.

A Visa vai testar os óculos pela primeira vez na Liga Mundial de Surfe 2017 na Austrália, patrocinada pela empresa. Ela entregou os dispositivos para quinze parceiros e influenciadores que estarão no evento. (No ano passado, o anel que fazia pagamentos ficou restrito a atletas dos Jogos Olímpicos.) A operadora de cartões não pretende expandir o pagamento por óculos para além deste piloto.

Então por que lançá-lo, afinal? Ao Mashable, Sam Shrauger, vice-presidente de soluções digitais da Visa, diz que o propósito é demonstrar “o que todos sabemos que vai acontecer”: os dispositivos conectados – ou qualquer coisa que possa ter um chip – também servirão como método de pagamento.

Como demonstramos neste especial e no Tecnocast abaixo, a tendência é que o dinheiro esteja no smartphone, no automóvel ou na camisa, não apenas na carteira. E o Brasil é um dos países ideais para pagamento por NFC, já que tem 2,5 milhões de maquininhas que aceitam esse tipo de transação.

O futuro do dinheiro

Mais sobre:
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.