O Windows Vista foi lançado há uma década em meio a diversas críticas. Em breve, ele será definitivamente parte do passado da Microsoft.

Usando o atalho Windows + Tab para alternar entre janelas no Windows Vista (Alex Brewer/Flickr)

Após 11 de abril de 2017, o Windows Vista não terá mais suporte estendido oficial. Como explica a PCWorld, isso significa que ele não receberá novas atualizações de segurança, não terá opções de suporte gratuito nem pago, e nem mesmo atualizações de conteúdo técnico online.

Rodar um sistema operacional antigo significa assumir riscos de segurança, e logo eles se tornarão muito piores – nenhuma vulnerabilidade existente será corrigida.

O antivírus Microsoft Security Essentials só receberá atualizações por um tempo limitado. O Firefox lançou recentemente a última versão compatível com Windows Vista; o Chrome interrompeu suporte no ano passado; e a Microsoft manteve o sistema no Internet Explorer 9.

Felizmente, há poucos PCs rodando Windows Vista atualmente – apenas 0,78% de acordo com a NetMarketshare. (O Windows XP continua acima de 8%, mesmo que seu suporte tenha expirado em 2014.)

O Windows Vista se tornou uma dor de cabeça para a Microsoft por diversos motivos: ele exigia muito do hardware da época, era incompatível com dispositivos e programas criados antes de 2007, e irritava o usuário com inúmeros alertas de segurança. Esses e outros problemas foram remediados com o Windows 7, que terá suporte estendido até 2020.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Kaique Stifler
Windows Vista sempre será o melhor , Pena que foi lançado na época errada , eu continuo com o meu aqui e não troco
nekoteka

Mas a Micro tá forçando demais essas atualizações, isso eu concordo

Freddy
Mas a Micro tá forçando demais essas atualizações, isso eu concordo
Victor Hugo
KKKKKKKKKK verdade
Victor Hugo
Comigo foi ao contrário, o 8.1 piorou as coisas. Tanto que na empresa de suporte que eu trabalhei os clientes rejeitavam o 8 pelos problemas que dava, nem queria arriscar a sorte no 8.1. Posso dizer que o 8 foi uma decepção aos consumidores.
💀GHOC💀

será que ainda há quem use essa carroça?

GHOC
será que ainda há quem use essa carroça?
Khronos
Tadinho do Windows Millennium... XD
Khronos
No Windows 10 complicaram mais ainda nas configurações. Remova uma conexão sem fio nele, remova um idioma de teclado no Windows 10 "versão de aniversário"...
Fabio Alvez
Pois é, comigo, a cada nova Build ou atualização de driver do touchpad do meu Asus pelo Windows Update, ele para de funcionar corretamente, ter de reiniciar duas vezes o note para desinstalar e instalar manualmente os drivers. Por essas e outras chatices Windows e drivers, será meu último pc, logo logo vou comprar um Macbook!
Oliver Schultes
Trabalhei muito com esse sistema e nunca me deixou na mão.
Marcogro®
Agora você escolhe o horário, melhorou... Mas refazer as configurações a cada update tem me deixado muito p da vida. O registro também é totalmente restaurado.
BrunoMontanha

Comentário bem legal!
Também usei o Vista. Foi quando comecei oficialmente a usar SO apenas 64-bit. Já testei XP 64 mas ele era meio bugado para fins de entretenimento / compatibilidade com jogos. Tive ótimas experiências com o Vista para jogos e demais tarefas.

Concordo plenamente que o Vista foi a pedra angular para o início de uma interface melhorada, que saísse da simplicidade a qual o 7 puxou do Win95/98. O Vista usou os conceitos de skins que o pessoal metia nos anteriores usando programas pra isso e incorporou uma espécie de APi gráfica pra tratar transparências (Aero).

Quando saiu o 7, esperei um pouco e migrei pra ele. O mesmo ocorreu para o 8, 8.1 (e posteriormente o famoso Update2 do 8.1) e agora o 10. Usei diversos programas e joguei tudo oquê quis em todos os Windows... Todos funcionaram muito bem. E em todas as épocas, ouvia falar de muitos reclamando. Acho que isso faz parte...

Bruno Ribeiro da Silva
Comentário bem legal! Também usei o Vista. Foi quando comecei oficialmente a usar SO apenas 64-bit. Já testei XP 64 mas ele era meio bugado para fins de entretenimento / compatibilidade com jogos. Tive ótimas experiências com o Vista para jogos e demais tarefas. Concordo plenamente que o Vista foi a pedra angular para o início de uma interface melhorada, que saísse da simplicidade a qual o 7 puxou do Win95/98. O Vista usou os conceitos de skins que o pessoal metia nos anteriores usando programas pra isso e incorporou uma espécie de APi gráfica pra tratar transparências (Aero). Quando saiu o 7, esperei um pouco e migrei pra ele. O mesmo ocorreu para o 8, 8.1 (e posteriormente o famoso Update2 do 8.1) e agora o 10. Usei diversos programas e joguei tudo oquê quis em todos os Windows... Todos funcionaram muito bem. E em todas as épocas, ouvia falar de muitos reclamando. Acho que isso faz parte...
BrunoMontanha

"funções desnecessárias" - Você quis dizer Cortana? rsrs ( ͡° ͜ʖ ͡°)

Exibir mais comentários