Netflix trocará estrelas por “curti” e “não curti”

Dá um joinha se você gostou deste vídeo... WAIT

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 6 dias
Jessica Jones - Netflix

Nas próximas semanas, você deixará de avaliar filmes e séries na Netflix com cinco ou menos estrelas. Em vez disso, você usará um polegar para cima ou para baixo para informar se gostou ou não da produção que acabou de conferir.

Todd Yellin, vice-presidente de produtos da empresa, explicou que a mudança deve melhorar as recomendações dadas a cada pessoa. Para a Netflix, o sistema de avaliação baseado em “gostei / não gostei” — ou “curti / não curti” — funciona melhor porque gera mais participação dos usuários.

Para chegar a essa conclusão, a companhia fez testes com clientes de vários países em 2016 usando um sistema de classificação baseado em polegares que, graças a serviços como Facebook e YouTube, são familiares para todo mundo. O resultado foi um aumento de mais de 200% no engajamento dos usuários na comparação com o tradicional sistema de estrelas.

Uma diferença tão grande evidencia que muita gente simplesmente não dá pontuação ao filme ou seriado depois de assistí-lo. Provavelmente, isso acontece porque avaliar um filme é uma decisão a mais que o indivíduo tem que tomar — decidir nem sempre é um processo simples.

A Netflix também entende que o novo mecanismo de classificação é mais preciso. De acordo com Yellin, muita gente classifica produções que não agradaram com três estrelas, mas, para outros usuários, essa é uma indicação de que o filme ou a série tem qualidade. Em outras palavras, as estrelas não são precisas porque podem ser interpretadas de diferentes formas.

Gostei - Netflix

Por outro lado, “curti / não curti” é uma simplificação acentuada e que, portanto, pode não dizer muita coisa. É por isso que o novo sistema será complementado com uma porcentagem de afinidade (exibida abaixo do título) que leva em conta vários parâmetros, inclusive os gostos do usuário: quanto mais próximo o indicativo estiver de 100%, mais chances aquela produção tem de te agradar.

Vai dar certo? Veremos. Não há uma data exata para o novo sistema de avaliação ser implementado, mas, segundo Yellin, a mudança começará em abril, de modo global.

Com informações: Variety

Receba mais sobre Netflix na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados