Início » Web » Netflix trocará estrelas por “curti” e “não curti”

Netflix trocará estrelas por “curti” e “não curti”

Dá um joinha se você gostou deste vídeo... WAIT

Por
39 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Nas próximas semanas, você deixará de avaliar filmes e séries na Netflix com cinco ou menos estrelas. Em vez disso, você usará um polegar para cima ou para baixo para informar se gostou ou não da produção que acabou de conferir.

Todd Yellin, vice-presidente de produtos da empresa, explicou que a mudança deve melhorar as recomendações dadas a cada pessoa. Para a Netflix, o sistema de avaliação baseado em “gostei / não gostei” — ou “curti / não curti” — funciona melhor porque gera mais participação dos usuários.

Jessica Jones - Netflix

Para chegar a essa conclusão, a companhia fez testes com clientes de vários países em 2016 usando um sistema de classificação baseado em polegares que, graças a serviços como Facebook e YouTube, são familiares para todo mundo. O resultado foi um aumento de mais de 200% no engajamento dos usuários na comparação com o tradicional sistema de estrelas.

Uma diferença tão grande evidencia que muita gente simplesmente não dá pontuação ao filme ou seriado depois de assistí-lo. Provavelmente, isso acontece porque avaliar um filme é uma decisão a mais que o indivíduo tem que tomar — decidir nem sempre é um processo simples.

A Netflix também entende que o novo mecanismo de classificação é mais preciso. De acordo com Yellin, muita gente classifica produções que não agradaram com três estrelas, mas, para outros usuários, essa é uma indicação de que o filme ou a série tem qualidade. Em outras palavras, as estrelas não são precisas porque podem ser interpretadas de diferentes formas.

Gostei - Netflix

Por outro lado, “curti / não curti” é uma simplificação acentuada e que, portanto, pode não dizer muita coisa. É por isso que o novo sistema será complementado com uma porcentagem de afinidade (exibida abaixo do título) que leva em conta vários parâmetros, inclusive os gostos do usuário: quanto mais próximo o indicativo estiver de 100%, mais chances aquela produção tem de te agradar.

Vai dar certo? Veremos. Não há uma data exata para o novo sistema de avaliação ser implementado, mas, segundo Yellin, a mudança começará em abril, de modo global.

Com informações: Variety

Mais sobre:
  • Andre Kittler

    Sim, eu achava muito melhor as estrelas no youtube. Sim ou não é básico demais, falta refinamento. Mas com o tempo me acostumei e, francamente, é uma grande besteira que faz pouca diferença na pratica.
    … digo, netflix.

  • Magnosama

    Pode até aumentar o engajamento,

    mas não me parece nada representativo.

  • Luis Cesar

    Assisti tanto filme mediano nesse período de teste do joinha, que as estrelinhas deixariam o trabalho mais fácil pra mim.

    • Fernando Val

      Concordo com você. O esquema de estrelas (ruim, fraco, mediano, bom, excelente) é muito melhor para avaliar que um simples curti/não curti.

  • Henrique Queirós

    Vai aumentar mesmo, mas prefiro mil vezes as estrelas

  • Mas nos dispositivos antigos (como TVs e Apple TVs antigas) vai continuar na mesma né?

    • Lucas Ambrosio

      Boa pergunta…

    • Cazalbé

      Se não der pra atualizar eles excluem, assim como fizeram com o Skype nas Tvs da Samsung.

    • Bruno Ribeiro da Silva

      Mudou em TV também. A alteração está mais no nível da interface web, mais que no software client instalado na TV. Assisti ontem algumas coisas e já estão com a opção de Thumbs Up / Down.

  • CtbaBr

    Apesar de simplificar, ficara mais difícil de classificar!
    Tem muita série e filme mediano, vou acabar não curtindo a maioria!

  • Ainda não assisti, depois dou mais estrelas (thumbs up)
    ✭✩✩✩✩

  • Ricardo – Vaz Lobo

    Não curti.

  • Blind

    Sempre reclamei que de nada adiantava isso de estrelas se ao sair do filme vc b desse uma nota.

    Pq se for dependente dos usuários, poucos iriam por vontade própria avaliar já q p muitos tá ali pq Alguém recomendou (número de estrelas) e vale a pena ou não ver.

  • ditom

    3 estrelas. Não cinco. Se forem só duas opções vou deixar de marcar muita coisa…

  • Gaius Baltar

    Mais uma rendição à bipolaridade da Internet.
    Ou você gosta ou não gosta.
    É Petralha ou Coxinha. Mas e se tiver votado no Suplicy e no Doria?
    É Android ou iOS. Mas e se tiver um S7 e um iPad?
    É Xbox One ou PS4. Mas e se tiver um Switch?
    Para mim o sistema de estrelas estava ótimo. Era fácil:
    The Godfather – ⭐⭐⭐⭐⭐ (Excelente)
    Scarface – ⭐⭐⭐⭐ (Muito Bom)
    Perfume de Mulher – ⭐⭐⭐ (Bom)
    Ocean’s Thirteen – ⭐⭐ (Razoável)
    Cada Um Tem A Gêmea Que Merece – ⭐ (Ruim)

    • Apoio o lançamento de uma estrela negativa pra casos como

      “Batman v Superman – A Origem da Justiça – 💫 (Horrível)”

      • Gaius Baltar

        Eu fiquei decepcionado com BvS, não porque achei “horrível”, mas porque esperava algo no mínimo muito bom, o que não foi. Foi um filme com bons momentos, mas com roteiro cheio de furos, personagens demais e atuações abaixo da média, tudo isso coroado com a falta de capacidade de Zack Snyder, alçado à um patamar que ele não tem capacidade para estar. Eu achei “Horrível” O Vendedor de Sonhos (não pergunte), As Branquelas ou Critters 2, por exemplo. BvS fica longe desse nível.

  • Alex Silva

    Que pena… será que eles fazem isso porque as pessoas não sabem dar notas, ou pra aumentar o desempenho do algoritmo?
    É difícil ter que dar joinha para Demolidor e joinha pra Jéssica Jones, porque faz parecer que os dois estão no mesmo nível, quando na verdade um é 5 estrelas e o outro é apenas 3.

  • Bruno Ribeiro da Silva

    Como gosto cultural (referindo à preferências por filmes etc) é uma coisa pessoal, a classificação das estrelas é algo que parte de nós. O mesmo filme terá interpretações diversas diante de um público tão distinto.
    É difícil classificar um filme se temos diferentes níveis de criticidade assistindo. Talvez, positivar ou não seja mais coerente, ou menos tendensioso para o conteúdo do Netflix.
    Há quem ame Harry Potter… Eu já prefiro os filmes do Senhor dos Anéis por exemplo. Há quem goste dos filmes Crepúsculo.. Eu detesto. E por aí vai. =)