Início » Celular » Google Maps permite compartilhar sua localização em tempo real com amigos e familiares

Google Maps permite compartilhar sua localização em tempo real com amigos e familiares

Paulo Higa Por

O Google anunciou nesta quarta-feira (22) um novo recurso no Maps que permite compartilhar sua localização em tempo real com seus contatos. A novidade pode ser útil para informar, com precisão, quanto tempo você vai demorar para chegar a um compromisso, ou até mesmo ajudar outras pessoas a te encontrarem.

Os aplicativos do Google Maps para Android e iOS ganharão uma nova opção, chamada Compartilhar local. Basta abrir o recurso, escolher o contato com quem deseja informar sua localização e por quanto tempo (de 15 minutos a três dias). É possível interromper o compartilhamento quando quiser.

Você também pode permitir que um contato mais próximo, como um familiar, tenha acesso a sua localização a qualquer momento — mas o Google reforça que você deveria ativar essa opção apenas para pessoas realmente confiáveis.

Se você estiver utilizando a navegação por GPS do Google Maps, seu contato pode até mesmo receber o trajeto que você vai fazer e quanto tempo sua viagem vai durar, já considerando as informações de trânsito. Ele também pode receber uma notificação mostrando o horário previsto da sua chegada.

O novo recurso será liberado para todos os usuários do Google Maps para Android e iOS nas próximas semanas.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

RODRIGO
Eu acho que a localização poderia ter mais tempo por exemplo 7 dias! Seria possível essa modificação?
Antonio Araújo
Tive tempo de testar e vou dizer!! Horrivel, o aplicativo não da o local exato, geralmente da de uma torre de celular ou seila onde.
Niara
ja compartilhei o local...mas tirei a fotinha da pessoa no mapa...acho que coloquei off.
Como faço para retornar?
Coruja182
Esse recurso já existia há anos... Só que ficava escondido no Google+ e para ver a localização exata da pessoa era só abrindo o google plus e clicando em "Local", só que agora o Google moveu a funcionalidade pro Maps e todo mundo que atualiza o app eles estão reforçando o recurso pra galera usar. É um excelente recurso, pra quem anda na linha e num faz nada errado num tem pq achar ruim, agora para aquelas pessoas que gostam de dar uma puladinha de cerca ou mentir onde está, ai deu ruim...
Mucio Brettas
Simples e pratico, a Google acertou.
vnsvini
Isso é algo que já estava presente no Google+ Locais e que já era previsto ir pra dentro do Maps. Muito bom.
Raphael
O cerberus tá péssimo, de um tempo pra cá dá pra acessar o menu de energia mesmo com o celular bloqueado e simplesmente desligar, botar em modo avião, etc. Arrependimento ter comprado.
Rod
Não vai melhorar, pois a legislação não permite precisão maior pra aparelhos não-militares
Rod
Só um detalhe: tem que comprar a versão Premium de R$5.

Senão a opção de rodar ao iniciar o sistema não pode ser ativada.
Rod
Whats? A função é do Google Maps.
Rod
"tô sem Internet"
Ed
"Desliguei o GPS sem querer"
D' Carvalho
poxa, ele não desliga só reinicia!
Olha que bacana, não dava mais nada por esse app. Mas ignorei isso aí.
Basta ele reiniciar, buscar 4g e me enviar a localização =)
Uma pena a bateria do meu moto x não durar umas 5h no 4g. Se perder o celular, terei pouco tempo para recuperar.
D' Carvalho
comprei ess app, basta ficar com o botão off segurando por vários segundos que ele desliga.
D' Carvalho
mas aí a pessoa teria que desligar o celular de verdade. Pois apareceria no whats que ela está online.
Ed
E namoradas ciumentas
Diogo
Bom, então o GPS tem muito a melhorar, pois hoje em dia a localização não é muito precisa, dependendo do aparelho.
Diogo Nóbrega
Bom, então o GPS tem muito a melhorar, pois hoje em dia a localização não é muito precisa, dependendo do aparelho.
Rod
Credo
CtbaBr©
Sim e a principio parece perfeito!Só ressaltei o que eu acho fundamental, e espero que não mude, que funcione e principalmente que seja seguro!
CtbaBr
Sim e a principio parece perfeito!
Só ressaltei o que eu acho fundamental, e espero que não mude, que funcione e principalmente que seja seguro!
marcos_5000
Risada oras. rsrs
Rod
Leu a matéria?
CtbaBr©
Tem isso, no meu WP a bateria "vai embora rapidinho" com o GPS ativado!
Henrique Queirós
Cerberus, pelo que vi, bloqueia tudo no smart. Pra um app pago, tinha que ser isso mesmo
CtbaBr
Tem isso, no meu WP a bateria "vai embora rapidinho" com o GPS ativado!
CtbaBr©
Se você tiver total controle na escolha de quem vera sua localização!Se o sistema for seguro, difícil de ser hackeado, sera util!Caso contrario sera ainda mais útil para bandidos, sequestradores, etc
CtbaBr
Se você tiver total controle na escolha de quem vera sua localização!
Se o sistema for seguro, difícil de ser hackeado, sera util!
Caso contrario sera ainda mais útil para bandidos, sequestradores, etc
Antonio Araújo
O Cerberus resiste a Hardreset? Deve ser uma boa usar esses dois. Nem todo mundo que furta celular "achado" sabe utilizar. Mas sobrevivendo na room de fabrica é uma boa né
Rod
Manter o botão "Power" pressionado por 10 segundos não desliga, e sim reinicia.

Hard reset vai apagar qualquer app que não esteja na partição /system

Se vc tiver root, pode instalar esse app de forma que não seja apagado após um factory reset.
Henrique Queirós
vou testar aqui no meu Ulefone, mais tarde.Mas as reclamações eram mais do hard reset, e desligar apertando o volume e a tecla Power
Rod
Ele não permite mostrar o "power menu" quando na tela de bloqueio. Funciona bem sim, pelo menos aqui no Nexus.
Henrique Queirós
ahsuahsahsua só espero que a irmã dele não tenha a mesma ideia :v
Will
Será que ele vai ter que usar esse recurso? heheh
Weller Santibanez
Será que ele vai ter que usar esse recurso? heheh
Rod
"Acabou a bateria"
Jefferson Rodrigues
Mas é uma obrigação dos filhos. Basta os pais forçarem.
Jefferson Rodrigues
Ela anunciou essas novidades, mas depois ela mesma tira em futuras atualizações. Kkk
Henrique Queirós
Pelo que vi, não funciona muito bem. Ainda dá pra colocar um Hard reset. Ainda acho o cerberus a melhor opção do mercado
leoleonardo85
Concordo, achar alguém no meio de um show não ia ser de grande ajuda
Rod
Não sei pq o pessoal desliga, pra falar a verdade.

Mas sei que tem gente que acha que o GPS fica ativa o tempo todo lol
Rod
"ksaokskpaokosakops"
marcos_5000
Em?
marcos_5000
Pela imagem, parece q ta acontecendo algum tipo de conferência aqui no Brasil... rsrs
Rod
Contatos de confiança tem outra finalidade.

É pra pessoas idosas que ficam sozinhas, ou suspeita de acidente.
Rod
Depende do seu aparelho. Vai usar a mesma energia que navegação via GPS.
Rod
Que diabo é isso?
marcos_5000
O Whatsapp ia lançar essa função tbm, não? O Google foi mais rápido?
De qualquer forma, vai ser bom pra tranquilizar minha mãe quando demoro pra chegar em casa. ksaokskpaokosakops
Higo
Exato
Rod
Fora o upload da localização.
Henrique Queirós
Sim, amigo, e cunhado hoje em dia :v
Rod
De nada.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.nezdroid.lockscreenprotector&hl=pt_BR
Rod
Mas a pessoa que tem que compartilhar sua localização. Não dá pra rastrear a pessoa sem ela saber.
Rod
3 metros de precisão já é bem suficiente pra encontrar algúem.
Will
"amigo" hahaahh
Weller Santibanez
"amigo" hahaahh
Wilson Faustino
De fato esse recurso é o antigo Latitude incorporado no Maps.
Henrique Queirós
Ciumento não, controlador pq né
já tive um amigo assim
Henrique Queirós
Bloquear botão de desligar, entre outras coisas.
Henrique Queirós
Pensei nisso. é muito útil, de várias formas.
Racer
Funciona sim. Tenho o aparelho da minha esposa e do meu pai, que visualizo sempre por ali.
David
Os pais vão adorar essa novidade
Eddy
Exatamente. O "Locais".Ja tentei utilizar, mas não funciona. Tem também o app "Contatos de Confiança", mas mesmo adicionando o contato, ele tem que solicitar o seu local e você tem que dar a permissão na tela ou após 15min compartilha automático. Ou seja, inviável. Fora quando a tela cheia da requisição por cima do Waze enquanto eu o utilizava para navegação. Como sempre o Google dispara 1 recurso em 200 apps ou vários para a mesma finalidade, quando você se acostuma eles descontinuam. Mas enfim, espero que esse do Maps, por estar em um dos apps principais, tenha um bom funcionamento.
Antonio Araújo
Esperando o recurso de GPS ativo mesmo com o celular desligado. Para quando o malhando/malandra furtar aquele teu celular de centenas de reais você com a policia localiza-lo.
Com bateria não removível então, perfeito.
_KJ
Exatamente. O "Locais".
Ja tentei utilizar, mas não funciona.
Tem também o app "Contatos de Confiança", mas mesmo adicionando o contato, ele tem que solicitar o seu local e você tem que dar a permissão na tela ou após 15min compartilha automático. Ou seja, inviável.
Fora quando a tela cheia da requisição por cima do Waze enquanto eu o utilizava para navegação.
Como sempre o Google dispara 1 recurso em 200 apps ou vários para a mesma finalidade, quando você se acostuma eles descontinuam.
Mas enfim, espero que esse do Maps, por estar em um dos apps principais, tenha um bom funcionamento.
Will
Namoradas (os) ciumentas adoraram o update.
Weller Santibanez
Namoradas (os) ciumentas adoraram o update.
Diogo
Bom, se a multidão for em uma grande extensão de área, talvez ajude, caso contrário, não sei se vai ajudar muito não, dado que GPS não é muito preciso...
Diogo Nóbrega
Bom, se a multidão for em uma grande extensão de área, talvez ajude, caso contrário, não sei se vai ajudar muito não, dado que GPS não é muito preciso...
Diogo
Minha gente, o que tá acontecendo no Google (que ninguém falou até agora) pra ela estar liberando tantas novidades assim?
Diogo Nóbrega
Minha gente, o que tá acontecendo no Google (que ninguém falou até agora) pra ela estar liberando tantas novidades assim?
Higo
Mas do jeito que é hoje, ele pega sua localização de tanto em tanto tempo. Compartilhando sua rota inteira em tempo real, aí estaríamos falando do GPS ligado o tempo todo.
Rafael
Será? o google já sabe onde estamos (já vem ativado como default), então seria somente dar acesso a outra pessoa. Vms ver como vai ser.
Henrique Queirós
"espero que as pessoas comecem a deixar o recurso de localização ligado"
é algo bem comum, por isso eu disse que uma mudança de hábitos pode ser uma boa.
NoobIsrael
O ruim é que isso deve fazer a bateria acabar em 15 minutos.
Rod
Bem útil, principalmente quando vc quer encontrar com alguém na multidão.
Rod
Aí esquece o cel em algum lugar, e não pode nem tentar localizar.

Genial.
Henrique Queirós
Gostei bastante. é ótimo mesmo, espero que as pessoas comecem a deixar o recurso de localização ligado, muita gente deixa desligado quase sempre (tipo eu).
Racer
Tem um recurso assim no G+
Eli Hideki Arasaki
Esse recurso de compartilhamento em tempo real é bem similar ao finado Google Latitude, serviço onde você adicionava os contatos (ao estilo rede social) e sua posição era compartilhada em tempo integral, podendo ser alterado até mesmo o nível de precisão de local (localização exata, cidade, não compartilhar).
De qualquer forma entendo ser bem interessante não só para compartilhar o "ETA" com os amigos, mas como segurança para a família.