O Facebook vem investindo em cabos submarinos à medida que tenta se tornar sinônimo de internet, e a Nokia é especialista em instalá-los e mantê-los. As duas empresas se uniram para testar uma técnica que pode transmitir dados ainda mais rápido através do mundo.

Foto por phonetography101/Flickr

Facebook e Nokia testaram com sucesso uma técnica que pode aumentar a capacidade de um cabo submarino em até 2,5 vezes. Os testes foram realizados em um trecho de 5.500 km entre Nova York e Irlanda.

As transmissões atingiram 200 Gb/s em comprimentos de onda comerciais, e 250 Gb/s em um link experimental. Isso nunca antes feito de um lado a outro do Atlântico – um percurso de ida e volta de 11.000 km.

O truque se chama modelagem de constelação probabilística (PCS na sigla em inglês), que ajusta a capacidade de transmissão para aproximá-la dos limites físicos da fibra óptica. Segundo a Nokia, a técnica tem o potencial de atualizar este cabo submarino de 13 Tb/s para 32 Tb/s no futuro.

A ideia do Facebook e Nokia é se preparar para atividades que consomem muita largura de banda, como vídeos e realidade virtual, sem exigir novos cabos submarinos. Isso é importante: um executivo da Nokia diz ao ZDNet que esses cabos estão próximos do “limite de Shannon”, a capacidade máxima de dados que uma fibra óptica pode levar.

A tecnologia PCS ainda não está pronta, mas deve ser integrada a equipamentos da Nokia e distribuída nos próximos anos. E o cabo submarino do Facebook usado nos testes ainda não foi inaugurado, mas a rede social vem investindo bastante nisso: o MAREA, em parceria com a Microsoft, vai conectar os EUA à Espanha até o final do ano; enquanto outro cabo, em parceria com o Google, ligará EUA e Hong Kong em 2018.

Com informações: Engadget, ZDNet.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bruno Silveira
alguem ai sabe como esta aquele projeto de cabo q ligaria o Brasil diretamente a Espanha?
Deilan Nunes
kkkkkkkkkkkk
ばか

Que tal se unirem pra acelerar a internet do meu bairro também?

Bruno ?
Que tal se unirem pra acelerar a internet do meu bairro também?
Baidu feat MC Brinquedo
ATENÇÃO, NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA: Facebook acaba de adicionar a função Stories em todos os cabos submarinos do planeta.
Anayran Pinheiro
Nokia mostrando sua força na área de telecom! Incrível como até hoje ela nos surpreende com estas tecnologias!
LessTech
Não sei nada de protocolo desenvolvido na França, mas o os estudos que estão sendo desenvolvidos na Inglaterra, Dinamarca e Alemanha ainda estão em curso. Fazer uma alta velocidade de forma experimental é muito mais simples que fazer algo em larga escala. Teremos que esperar mais um pouco. =/
Henrique Queirós
Quando eu digo que o facebook quer dominar o mundo...
LekyChan
alguem sabe alguma coisa sobre aquele protocolo novo que estava em desenvolvimento na frança que aumentava a capacidade da fibra em até 7 vezes, como ficou isso?