Início » Antivírus e Segurança » Ameaçada por hackers, Apple nega invasões no iCloud

Ameaçada por hackers, Apple nega invasões no iCloud

Grupos de hackers afirma ter acesso a até 559 milhões de contas e ameaça apagar dados de iPhones de consumidores

Paulo Higa Por

Um grupo de hackers afirma ter acesso a até 559 milhões de contas do iCloud e ameaça excluir remotamente os arquivos dos iPhones dos consumidores se a Apple não pagar um resgate em criptomoedas ou gift cards do iTunes. Nesta quarta-feira (22), a empresa se pronunciou oficialmente, negando que haja qualquer brecha de segurança nos sistemas.

O caso foi relatado pelo Motherboard, que conversou com o grupo batizado de Turkish Crime Family. Eles querem US$ 75 mil em Bitcoin ou Ethereum, ou US$ 100 mil em gift cards do iTunes. Os criminosos enviaram ao veículo um histórico de mensagens trocadas com um membro da equipe de segurança da Apple, que chegou a pedir um exemplo dos dados vazados que eles supostamente têm.

Há algo estranho na história: um dos hackers afirma estar em posse de mais de 300 milhões de contas do iCloud, enquanto outro diz ter 559 milhões — eles não parecem ter combinado direito os números. Além disso, segundo a Fortune, uma pessoa que obteve acesso aos dados afirmou que muitos dos logins e senhas contidos no arquivo batem com um antigo vazamento do LinkedIn.

Mentirosos ou não, os hackers deram o prazo de 7 de abril para que a Apple pague o resgate. Em nota, a Apple afirmou: “Não houve nenhuma invasão em nenhum dos sistemas da Apple, incluindo o iCloud e os Apple IDs. A suposta lista de endereços de e-mail e senhas aparentemente foi obtida a partir de serviços de terceiros comprometidos no passado.”

A recomendação é a mesma de sempre: troque sua senha, especialmente se ela for antiga e estiver sendo reaproveitada em outros serviços, e ative a autenticação em duas etapas.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ricardo - Vaz Lobo
Saquei, tks!
Molinex
Pior é o tião bezerra que tinha deixado a confissão da magnólia (ou magneto), no ICloud... Esquece ela já ate foi presa (em uma cela sem nada de metal)...
Alberto Prado
Ele quis dizer que se realmente tivessem acesso a tais contas, eles teriam pedido mais. Não que é pra Apple paga por via das dúvidas.
Caleb Enyawbruce

sinto um forte odor de fake

Ramon Gonzalez
sinto um forte odor de fake
Trovalds
Nops, eles não tem. Se de fato tivessem não iam pedir só essa merreca.
Ricardo - Vaz Lobo
Ceder a chantagem uma vez não significa que vai se livrar dela pra sempre.
???????Feripe Hatsune?
A parte preocupante, é que ninguém sabe quem está falando a verdade ou mentindo nessa história. Então, sigam a recomendação no último paragrafo.
Lucas Ribeiro
559 milhões ou até mesmo 300 milhões de contas por 75 mil USD, tá de graça. Acho que não tem perigo deles terem isso, o valor seria bem maior.
Henrique Queirós
estranho mesmo. mas, se estiverem corretos a Apple vai ter um grande problema em mãos