No início de 2014, os estudantes Conrad Kramer e Ari Weinstein venceram um hackathon criando um app que automatiza fluxos de tarefas no iOS. O Workflow, como foi chamado, logo ganhou destaque na plataforma. Tanto destaque que, três anos após o seu surgimento, a Apple decidiu comprá-lo. E dá para dizer logo de cara que a empresa fez um excelente negócio.

Workflow

Não está claro se a Apple pagou muito dinheiro pela ferramenta. Os valores não foram revelados. O negócio é excelente porque o Workflow deve enriquecer ainda mais a experiência de uso do iOS ao se integrar profundamente à plataforma, sem contar que, com a aquisição, as chances de uma versão para Android ser lançada se tornam praticamente nulas. Levemos em conta também que a Apple vai incorporar um time pequeno, mas muito talentoso de desenvolvedores.

Mas o que o Workflow tem de tão especial? Basicamente, a ferramenta permite que aplicativos com diferentes propostas se comuniquem de modo bastante eficiente. Assim, você pode determinar quais tarefas devem ser executadas, como e em qual ordem. É algo que lembra o bom e velho IFTTT, só que muito mais enraizado no iOS, por assim dizer.

Só para citar alguns exemplos simples — extraídos do site do Workflow —, você pode usar a ferramenta para gravar lembretes de voz pelo Apple Watch e guardá-los no Dropbox, encurtar URLs automaticamente, extrair áudio de um vídeo no YouTube, criar senhas seguras, dividir a conta do restaurante ou bar, entre muitas outras atividades.

Workflow

A Apple vem há algum tempo tentando melhorar a integração de recursos dentro do iOS, mas a empresa se deu conta de que o Workflow funciona tão bem para isso que seria mais sensato incorporá-lo. Se não a Apple, provavelmente outra empresa iria, cedo ou tarde, fazer a compra: o aplicativo se destacou tanto que até ganhou o prêmio Apple Design Awards 2015.

Vai demorar um pouco para o Workflow se tornar um recurso nativo do iOS, mas já dá para imaginar algumas funcionalidades que a plataforma terá com essa integração, como criação de rotinas mais amplas de backup (que consideram inclusive serviços de terceiros) e melhoramento dos recursos de acessibilidade (essa foi uma das razões para a premiação em 2015, aliás).

Por ora, os usuários de iOS podem se beneficiar da aquisição simplesmente baixando o Workflow: com o negócio, a ferramenta se tornou gratuita na App Store.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Henrique Queirós
Não. existe em todo o mundo. A Base de fãs da Apple em sua maioria compra por moda, não pelo sistema superior. But, leias os coments aí, o cara deu exemplo do porque o aplicativo do Android é superior ao da Apple. ngm ta falando de sistema aqui não. But, tem retardados por todo canto mesmo, eu só queria saber se tem um parecido porque uso android, não IOS
Zanac_Compile
mas pq o contrário pode ? É irracional a gana de ódio que usuário de Android tem com Apple, desde a homofobia até a capacidade técnica. É fato, só ver nos comentários diários aqui no DISQUS. Tu vê alguma justificativa racional para os adjetivos que utilizam ? hehehe Qual o problema de achar que algo é melhor, sem justificar ? Ninguém está diminuindo o outro, ninguém está dizendo que Android é lixo (isso só acontece ao contrário). O camarada opina que acha o app de foto do iOS melhor que o do Android e isso vira uma heresia... O problema é que essa frescura de FANBOY é exatamente ao contrário, isso só existe no mundo Android :)
Henrique Queirós
Problema não é esse. é dizer que é ruim e não dizer o pq
vianaweb
vou testar novamente , no S7 era sofrivel a experiencia.
Jorge Luis
tb acho. tem muita gente cega hoje em dia. parece até que é partidário daquela empresa. Tudo o que ela faz é perfeito e o resto é lixo.
Zanac_Compile
hehehe... quem usa iOS não pode achar algo melhor que no Android. É heresia, é sacrilégio, é ofensivo... é taxado de garoto fanático (fanboy). Acho que é exatamente o inverso.
Guilherme Barros
Cogitei comprar essa app varias vezes, mas sempre deixava para lá. Finalmente poderei testa-lo e ver se vale a pena.
Rod
Tasker
Daniel Serodio
Automate: http://llamalab.com/automate/
Rodolpho Markovsky
Mimimi de fã da apple.
Henrique Queirós
Agradeço a dica, pessoal.
Jorge Luis
Em design concordo. Mas nas funcionalidades... Faz tempo que não uso o Tasker, mas pelo que lembro ele tinha possibilidades infinitas no android. Porque ele não chega nem perto?
Jorge Aguilar
Como assim? O Tasker é absurdamente mais poderoso! Só para ter uma ideia eu tinha uma tarefa que sempre que o celular se conectava ao bluetooth do carro saía do modo silencioso, aumentava todos os volumes para o máximo e desligava o WiFi. Ao perder a conexão com o bluetooth voltava os volumes aos valores anteriores e religava o WiFi. Tudo isso automaticamente, sem ter que selecionar um botão ou pressionar um widget.
theneus
flock.co
vianaweb
Tasker não chega nem perto.
Exibir mais comentários