A Ubisoft anunciou ontem que não vai mais produzir manuais. Pelo menos, não os manuais impressos que desde sempre acompanham pacotes de jogos. Alegando buscar uma produção de jogos ambientalmente mais correta, a empresa vai eliminar os impressos de jogos para PlayStation 3, da Sony, e Xbox 360, da Microsoft.

Entre as iniciativas da empresa, está a inserção de manuais dentro dos próprios jogos. A medida vai “oferecer ao jogador acesso fácil e mais intuitivo às informações do jogo, da mesma forma que vai permitir à Ubisoft prover manuais mais robustos para seus jogadores”.

Prince of Persia: sai no mês que vem sem manual.

Prince of Persia: sai no mês que vem sem manual.

De acordo com a Ubisoft, uma tonelada de papel usada para produzir manuais impressos consome duas toneladas de madeira proveniene de 13 belas árvores (da nossa Amazônia?), energia suficiente para manter o aquecimento de uma casa por um ano inteiro, gases do Efeito Estufa equivalentes a 2,7 toneladas de CO2, e gasto de água equivalente a 56 mil litros. Bastante coisa…

A pergunta que fica é: você, gamer, vai sentir saudade dos manuais impressos ou eles não vão fazer a menor falta?

Com informações: InfoWester.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@shangraf
bem, sinceramente, meus jogos originais, comprei (alem de gostar do jogo, obvio), por causa dos manuais. que faz falta fara sim, obvio, mas eh como disseram, a questao ambiental vem em primeiro lugar. para compensar eles poderiam, quem sabe, fazer miniaturas de um dos personagens do jogo, ou chaveiros com assinaturas atras, para que a pessoa nao sinta tanta falta do manual.
@hugoiuri
Eu curto os manuais, geralmente eles trazem imagens legais sobre os jogos alem de informações valiosas. Apesar de os manuais da Ub não estão vindo com muita coisa mesmo. É como o Nailson falou é como o Vinil. Apesar das preocupações ambientais que a Ub possa estar preocupada eles estão pensando mais em obter maiores lucros. Concordo também com o Charles, o jogo fica com uma cara mais de original vindo com o manual, a caixa pesada o cheiro do papel impresso. Sem o manual a caixa com uma arte legal vai compensar comprar o jogo em formato digital para download...
@lucasbim
Eu quero o manual, que comprem de madeira reflorestada. Adoro ficar lendo o manual de um jogo novo antes de começar a jogar, é uma experiência a mais que o consumidor tem. Vai diminuir o preço do jogo? Então, usar esse discurso pra pegar trouxa é lindo. Redução de custo impacta diretamente nos lucros, na razão de 1 para 1, logo, tudo muito lindo, mas onde entra o meu benefício nessa história? Na minha visão de consumidor eu só perco nessa história. Se pelo menos acionista fosse pra ganhar uns dividendos... Não vou comprar produtos deles sem manual, ao menos não compro novo, usado talvez. P.s.: Ecochatos são ignorados.
Alexandre
Pois é, quem joga nao le nunca esses manuais. Os jogos hoje em dia sao tao bem feitos que o tutorial/manual está sempre nas primeiras fases. Esse negocio de manual online é uma faca de 2 legumes. Imagina o manual online de um roteador que voce nao consegue fazer funcionar, ou seja, nao consegue ficar online. Outro exemplo extrapolando, é quando da um problema no provedor e eles te pedem pra mandar um email, e vc fala pro atendente: - cara, eu to sem internet, como mandar um email??? ehheuheuh
Hernani
Os manuais não vão fazer falta.
Fabiano Forte
Tudo bem, eles vão deixar manuais impressos e outras coisas para versões especiais. Pra mim, ótimo que economizem papel e tudo o mais! A Natureza agradece!
Breno Brito
O jogo vai ficar mais barato? Pelo menos, pela lógica deveria =D Mas todos sabemos que não, n vai =( Enfim, eu curto os manuais, mas curto pagar mais barato do que ter manuais. Ou seja, há anos que compro jogos pela Steam e não em uma loja física no Brasil. Assim, compro um jogo beeeeeem mais barato que o seu custo normal no Brasil... mas, infelizmente, perco a caixa e os manuais =( E o SC2 eu vou fazer questão de comprar na caixinha =D
Rafael Olah
Nunca li o manual de nem um jogo que eu comprei para consoles. Lembrando que apenas não vira com manual mas o encarte ainda vira. Preservar o meio ambiente fala mais alto sem falar que se o manual esiver dentro do jogo melhor ainda quando o jogo vai te dando as dicas até você pegar as praticas.
Lucas Galvão
Completamente válido. Mas que deixem os manuais nas versões de colecionadores que tem de tudo um pouco dentro desses pacotes ;D Eu tenho o The Witcher que comprei na Europa, caralho, tem de tudo! O_O
tplayer
Vão ter uma boa economia com isso. ;)
Charles
Um exemplo que segue essa mesma linha é a Revista Arkade (sou apenas leitor da mesma). Eles publicam a revista para leitura no site, em Flash, e uma versão PDF. Podem conferir em www.arkade.com.br Aliás, saiu a edição número 10, hoje.
Charles
Eu gosto de tatear os manuais, de sentir o cheiro, a caixinha do game mais pesada, as imagens impressas com tanta qualidade são muito bonitas. Acho que eles deixam o jogo com mais cara de produto "original". Parece que a empresa teve todo um capricho com o game, e tudo mais. MAS, a questão ambiental já é prioridade sobre muitos luxos na minha vida. E, sinceramente não me importo nem um pouco de abrir mão desse "luxo" dos manuais, em prol da natureza. Algo de que precisamos urgentemente é tomar consciência de que pequenas atitudes geram grandes transformações. Desde evitar o uso de sacolas plásticas no supermercado, utilizando sacolas de pano ou mesmo carregando os itens na mochila, a organizar a louça antes de lavar, afim de otimizar o consumo de água, apagar as luzes de cômodos não utilizados, dar preferência a produtos com menos invólucros de embalagem, e agora jogos que dispensam manuais impressos.
Nailson
Vou, e tem mais! pega GTA IV por exemplo, vem junto o mapa de liberty city! É que nem vinil, aquele manual, a caixa especial dão um toque mais artistico. tem muita gente que vai dizer que isso é baitolagem, mas lembro do que era ter contato com o Vinil de uma banda/cantor(a)... Se bem que Steam é legal, a posse é tão onipresente que passa a impressão que você carrega o jogo o tempo inteiro e não ocupa espaço
Thales
Quem lê esses manuais?
https://tecnoblog.net/?post_type=post&p=404942