O Google lançou uma versão preliminar do Android O para desenvolvedores, com mudanças na interface e ajustes nos bastidores. O sistema ainda está longe da versão final, mas já é possível notar diversas melhorias no sucessor do Nougat. Eis o que há de novo.

Comecemos pelas notificações, que serão agrupadas por “canais” no Android O. Isso permitiria, por exemplo, silenciar todos os chats em grupo no WhatsApp, mas liberar mensagens individuais.

Como mostra o Ars Technica, o app Interface do Sistema (embutido no Android) tem suporte a canais: você pode silenciar alertas de espaço insuficiente para armazenamento, mas manter o som para avisos gerais do sistema, por exemplo.

Além disso, como explica o The Verge, você pode usar um “modo soneca” nas notificações. Se você não quiser lidar com uma delas agora, basta puxá-la para o lado e tocar no ícone do relógio. Então, escolha quando a notificação deve reaparecer – em 15, 30 ou 60 minutos.

É possível testar o modo picture-in-picture, com janelas de vídeo flutuantes. Isso já existe no TouchWiz e semelhantes há anos, mas teremos isto na versão pura do sistema também.

O Android O permite personalizar os atalhos na tela de bloqueio. Ao deslizar a partir da lateral direita ou esquerda, você pode abrir apps ou até mesmo realizar uma ação dentro de um app: por exemplo, abrir uma nova aba no Chrome ou criar uma nova nota no Keep.

Você pode mudar o layout da barra de navegação, colocando os botões Voltar/Home/Multitarefa mais para a direita, esquerda ou centro. E é possível até mesmo adicionar botões nas extremidades, como a função Colar. Tudo isso fica escondido no Sintonizador System UI, ativado ao segurar o botão de engrenagem no painel de configurações rápidas.

O app de configurações recebeu uma repaginada. Agora ele está mais compacto, agrupando itens soltos como Wi-Fi e dados em uma área “Rede e Internet”; e Bluetooth, NFC e USB em “Dispositivos Conectados”. Há também uma nova seção “Apps e Notificações” que reúne as configurações e permissões de seus aplicativos em uma única tela; antes, isso ficava muito espalhado pelo sistema.

Também há outros recursos pontuais como ajustes na área de configurações rápidas; facilidade para escolher ringtones personalizados; e suporte a diferentes codecs de áudio via Bluetooth. Você pode conferir tudo isso se tiver um dispositivo Nexus (5X, 6P, Player) ou Pixel e baixar o sistema aqui.

Este é apenas o começo. Uma nova prévia para desenvolvedores será lançada em maio, a tempo para a conferência Google I/O, e ela deve trazer mais novidades para o Android O. A versão final do sistema está prevista para o terceiro trimestre.

Com informações: Ars Technica, The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados