Twitter planeja lançar serviço pago para usuários avançados

Rede social relançaria o TweetDeck com recursos poderosos de estatísticas e análises

Jean Prado
Por
• Atualizado há 1 semana

Na busca por um modelo de negócios lucrativo, o Twitter está considerando relançar o TweetDeck com recursos mais poderosos para usuários avançados. Essas novidades incluem ferramentas de monitoramento, análise de tweets e uma série de filtros, úteis para quem trabalha com mídias sociais.

A possibilidade foi descoberta pelo jornalista Andrew Travani, que recebeu por e-mail uma pesquisa do Twitter perguntando se ele estaria interessado em pagar por uma experiência avançada do TweetDeck.

Na mensagem, o Twitter diz que seriam oferecidas “ferramentas poderosas para ajudar marqueteiros, jornalistas, profissionais e outros na comunidade a descobrir o que está acontecendo no mundo rapidamente, obter mais conhecimento e ver em um escopo maior o que as pessoas estão falando no Twitter”.

Como mostra a imagem acima, a rede social planeja manter a interface de colunas do TweetDeck, mas colocando várias outras ferramentas que podem ser bem interessantes para quem trabalha com audiências no Twitter. As pesquisas feitas na rede social teriam bem mais detalhes, e seriam enviados alertas sobre o que os seguidores de um perfil estão falando.

O jornalista conseguiu a lista completa do que pode estar disponível para quem estiver disposto a pagar pelo TweetDeck. Os recursos incluem:

  • Alertas e notícias personalizadas para quem é assinante
  • Gerenciamento de conteúdo, como favoritos, listas de tarefas e “salvar para depois”
  • Ferramentas avançadas de análise de trends e alertas
  • Dicas de práticas e estratégias em mídias sociais
  • Ferramentas para gerenciar e criar listas de audiência personalizadas, como por interesse ou região
  • Ferramentas de análise para entender tópicos e conversas no Twitter
  • Customização do Twitter com temas e layouts
  • Acesso a listas prontas de influenciadores por tópicos de interesse
  • Ver quem visitou o perfil, quem deu unfollow e contagem de influência

Além de tudo isso, a ferramenta também funcionaria no celular, não se limitando ao desktop ― e não mostraria anúncios ou tweets promovidos. É bastante coisa.

O Twitter tinha um serviço semelhante chamado Dashboard, que estreou no ano passado e foi encerrado já em fevereiro.

A assinatura desse TweetDeck superpoderoso custaria cerca de US$ 20 por mês, mas não espere um lançamento tão cedo: segundo o The Verge, ele nem começou a ser desenvolvido ainda. Por outro lado, ao Engadget, o Twitter confirmou a pesquisa e disse estar avaliando o interesse em uma versão mais avançada do TweetDeck. Será que tem demanda?

Receba mais sobre Twitter na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados