Início » Internet » Google mata o GTalk e retira suporte a SMS do Hangouts

Google mata o GTalk e retira suporte a SMS do Hangouts

Jean Prado Por

O Google reformulou totalmente o Hangouts e continua tentando organizar seus aplicativos de mensagem depois da bagunça feita nos últimos anos. Nessa transição, o recurso de receber e enviar SMS deixará de existir no Hangouts; e o Google Talk será totalmente descontinuado.

A partir do dia 22 de maio, o Hangouts não terá mais suporte a SMS no aplicativo para Android. Até lá, você verá um aviso com um botão para escolher outro app que gerencie suas mensagens de texto.

Se nenhum outro app de SMS estiver instalado, o Google recomendará o Android Messages. A boa notícia é que o histórico de mensagens será transferido automaticamente para qualquer aplicativo que o usuário escolher migrar. (Se por algum motivo você que está lendo isso usa o Project Fi, o SMS continuará funcionando no seu Hangouts.)

Além disso, o Google Talk - GTalk ou Gchat para os íntimos - chegará ao fim. Sim, o app oficial para Android ainda funciona, e você pode usar aplicativos de terceiros porque o antigo serviço opera em um protocolo aberto (XMPP).

Isso vai mudar. Até o dia 26 de junho, os usuários receberão um aviso para fazer a mudança. Depois dessa data, quem usa o GTalk no Gmail será automaticamente alocado para o Hangouts; o app do GTalk para Android deixará de funcionar; e até clientes de terceiros para o GTalk terão que migrar para o Hangouts.

O Google também anunciou mais mudanças no Gmail: algumas ferramentas disponíveis por meio do Labs serão descontinuadas, como a prévia de imagens do Picasa e os smart labels (que "categoriza automaticamente mensagens em massa, de notificação ou do fórum recebidas"). O "citar texto selecionado" também vai embora: você seleciona parte do texto de um e-mail, clica em Responder e ele cita apenas a parte que você destacou.

Além disso, as integrações com o Google+ também serão retiradas, como a capacidade de enviar um e-mail para um perfil da rede social, e a integração com os círculos. Essas mudanças devem acontecer ao longo dos próximos meses.

A lista completa de recursos removidos no Labs pode ser encontrada no blog do Google, e o calendário dessas alterações está disponível na agenda oficial da suíte do Google.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jack Silsan
Saudoso GTalk. Infelizmente o Google tem se mostrado péssimo em administrar alguns dos próprios produtos. Eu teria colocado o GTalk em tudo que fosse made in Google, como chegou a ocorrer por um tempo com GTalk no Orkut e no Gmail, e teria mantido seu desenvolvimento, expandido-o como um app independente pra Android e iOS (e deixando API's abertas pra quem quisesse desenvolver clientes pra outras plataformas). Duvido que o WhatsApp tivesse a mesma popularidade se o GTalk tivesse sido levado a sério pelo Google
Daniel Drumond
Então não uso mais nenhum recurso do Labs
Eduardo Trindadde
O Google Duo passou fazer chamada de voz a partir da Google For Brasil, só falta integrar Allo e Duo os demais produtos Google.
Helen Fernanda
Exatamente. Se colocar o Allo dentro do Gmail muita gente já passa a usar só pela facilidade.
Helen Fernanda
Eu uso Telegram praticamente como leitor de feeds, inclusive seguindo o canal do Tecnoblog. Funciona bem nessa função.
GHOC
Tá parecendo The Walking Dead. matando oq já está morto faz tempo.
Bruno
Eu consegui trazer minha família e meus principais amigos para o Telegram. O bom também é que eles só me chamam quando é realmente importante.
Henrique Queirós
Usa bots. em vez de contatinhos
Vicebaldo
Arremaria, vou suicidar o titular da Googro!
John F. K. Holmes
Mas teve uma rede social da Live. Ninguém usava mesmo... Aliás, nem sombra do Orkut era, de tão pouco divulgado que era.
Gnull
Principalmente se usar Android.
Emanuel Sousa
Usei poucas vezes, mas qual a necessidade de matar a resposta a texto selecionado? :(
Ramon Gonzalez
eu nunca nem cheguei perto desses apps ai...
DumbSloth87
O Google tá matando o Google+ aos poucos, primeiro foi a "desintegração" com o YouTube, agora com o Gmail, daqui a pouco morre de vez.
Felipe
Cara, eu já deletei o Telegram do meu celular. Não da, o meu contato online há menos tempo tinha entrado no app faziam... 2 meses.
tuneman
sim, por que nenhuma outra empresa descontinua serviços.
tuneman
deveriam ter aproveitado o MSN para criar uma rede social....
Yago Oliveira
Não sei como consegue. Chegou um ponto que eu sou totalmente dependente de alguns serviços dá Google.
Rod
Só usa Bing, Apple maps, Vimeo e Outlook mail? RS
Renato Dantas
Melhor messenger ever! #rip
Mithsiel
Por que substituir o GTalk pelo Hangouts e não pelo Allo? Não seria o Hangouts recomendado para uso empresarial, como a Google mesmo disse? Enfim, todo mundo sabe que o Hangouts será o próximo a morrer, então whatever.
Cato
Por isso que fujo dos serviços do Google.
Henrique Queirós
Foi tipo a MS com o MSN
Breno
Se tivesse deixado o GTalk quieto... Tava geralzão usando o ~messenger da Google~ até hoje!
Bruno
Telegram > All.
Felipe Ventura
Isso não é mais do Labs, se tornou um recurso padrão em 2015 (mas ainda precisa ser ativado): https://www.nytimes.com/2015/06/24/us/gmails-undo-send-option-can-help-end-email-embarrassment.html
Daniel Drumond
Desde que não suma o recurso do labs de desfazer envio de e-mail... (que eu me lembre, o único que eu ainda uso)
Lucas Blassioli
A famosa limpeza de primavera matando recursos legais... que só eu e meia dúzia de pessoas usavam.
tuts
Ta faltando publicidade em cima do allo, integrar ele ao Android, tornar ele onipresente na web por meio dos serviços do Google, só assim pra ele vencer o whats, não basta ser bom, tem que ser onipresente e mostrar a sua força independente se o usuário tem um celular com o app ou não ele VAI receber a mensagem e poder responder.
Henrique Queirós
"Além disso, as integrações com o Google+ também serão retiradas, como a capacidade de enviar um e-mail para um perfil da rede social, e a integração com os círculos. Essas mudanças devem acontecer ao longo dos próximos meses.'' Sério que tiraram uma das poucas coisas que ainda são "inovadoras"?