O Google reformulou totalmente o Hangouts e continua tentando organizar seus aplicativos de mensagem depois da bagunça feita nos últimos anos. Nessa transição, o recurso de receber e enviar SMS deixará de existir no Hangouts; e o Google Talk será totalmente descontinuado.

A partir do dia 22 de maio, o Hangouts não terá mais suporte a SMS no aplicativo para Android. Até lá, você verá um aviso com um botão para escolher outro app que gerencie suas mensagens de texto.

Se nenhum outro app de SMS estiver instalado, o Google recomendará o Android Messages. A boa notícia é que o histórico de mensagens será transferido automaticamente para qualquer aplicativo que o usuário escolher migrar. (Se por algum motivo você que está lendo isso usa o Project Fi, o SMS continuará funcionando no seu Hangouts.)

Além disso, o Google Talk – GTalk ou Gchat para os íntimos – chegará ao fim. Sim, o app oficial para Android ainda funciona, e você pode usar aplicativos de terceiros porque o antigo serviço opera em um protocolo aberto (XMPP).

Isso vai mudar. Até o dia 26 de junho, os usuários receberão um aviso para fazer a mudança. Depois dessa data, quem usa o GTalk no Gmail será automaticamente alocado para o Hangouts; o app do GTalk para Android deixará de funcionar; e até clientes de terceiros para o GTalk terão que migrar para o Hangouts.

O Google também anunciou mais mudanças no Gmail: algumas ferramentas disponíveis por meio do Labs serão descontinuadas, como a prévia de imagens do Picasa e os smart labels (que “categoriza automaticamente mensagens em massa, de notificação ou do fórum recebidas”). O “citar texto selecionado” também vai embora: você seleciona parte do texto de um e-mail, clica em Responder e ele cita apenas a parte que você destacou.

Além disso, as integrações com o Google+ também serão retiradas, como a capacidade de enviar um e-mail para um perfil da rede social, e a integração com os círculos. Essas mudanças devem acontecer ao longo dos próximos meses.

A lista completa de recursos removidos no Labs pode ser encontrada no blog do Google, e o calendário dessas alterações está disponível na agenda oficial da suíte do Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados