Quais controles funcionam no Nintendo Switch?

Um DualShock 4 pode ser um controle alternativo aos Joy-Cons do Nintendo Switch no modo TV; veja quais mais podem funcionar

Lucas Lima
Por
• Atualizado há 1 ano
controle do NES para o Switch

Ainda que o Nintendo Switch tenha seus controles destacáveis, ao menos na versão tradicional, e o Pro Controller como uma opção mais “confortável”, aqueles que têm outro joystick como o DualShock 4 ou o controle Bluetooth do Xbox podem conectar o periférico usando um terceiro acessório.

Qual controle funciona no Nintendo Switch

Há uma vasta oferta de controles para o Nintendo Switch vendidos na internet. Alguns, inclusive, funcionam com o Bluetooth, enquanto outros precisam ser conectados ao cabo  ou com o auxílio de um adaptador.

Além dos próprios Joy-Cons que acompanham a versão do Nintendo Switch tradicional, a Nintendo tem mais alguns controles próprios que funcionam com o videogame:

  • Pro Controller para o Switch;
  • Controle do GameCube (com o adaptador para conversão da entrada);
  • NES Controller (vendido para assinantes do Nintendo Switch Online);
  • SNES Controller (também vendido para assinantes do Nintendo Switch Online).

E quanto aos controles de outras fabricantes?

Bom, digamos que você comprou um Switch e já tem um PlayStation 4 ou Xbox One em casa. Os controles desses videogames podem funcionar com um adaptador wireless que se conecta à dock do Switch.

A vantagem é que o acessório dispensa a compra de controles adicionais para jogar com mais pessoas ou se for o caso de usar como uma alternativa ao Joy-Con.

controle do Xbox conectado ao Nintendo Switch
Adaptador da 8BitDo com um controle Bluetooth do Xbox

Um destes adaptadores é o feito pela 8BitDo, para conectar à dock do Nintendo Switch via USB tipo A. Depois de conectado, basta parear o adaptador com o controle escolhido e usar como se fosse um joystick ligado via USB.

Infelizmente, esse acessório não é vendido oficialmente no Brasil, mas pode ser encontrado em lojas online por importação de terceiros — nos Estados Unidos, custa 20 dólares.

Usando um adaptador wireless como este, é possível conectar o:

  • DualShock 4;
  • DualShock 3;
  • Wii Remote;
  • Wii U Pro Controller;
  • Controle Bluetooth do Xbox;

Sem fio ou com fio:

Como eu disse anteriormente, a oferta de controles de terceiros é grande. Alguns desses joysticks conseguem se conectar sem o uso de adaptadores, mas exigem que o “pareamento” seja feito, primeiramente, conectando o controle via cabo à dock do Switch. Depois, pode deixar o cabo de lado e aproveitar a conexão Bluetooth.

Por cabo, também, outros periféricos funcionam no videogame. Se a conexão sem fio não for uma exigência, pode-se optar pelo controle que usa cabo e são, geralmente, mais baratos.

Esses controles funcionam no Switch Lite?

Review Nintendo Switch Lite 011

O Nintendo Switch Lite não permite a conexão na dock e também não tem uma entrada USB-A para conectar o adaptador.

Os controles da Nintendo que conseguem fazer o pareamento no método tradicional, com o Bluetooth, podem ser usados normalmente.

Já aqueles que exigem primeiro a conexão por cabo ou um adaptador, a solução é usar mais um adaptador que transforme a entrada USB-C (do carregamento) em USB-A para conexão do acessório ou controle via cabo.

Com informações: Suporte Nintendo.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Switch na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Canal Exclusivo

Relacionados