Este não está sendo um bom ano para o Uber. Casos de assédio vieram à tona; o CEO foi gravado em vídeo discutindo com um motorista do serviço; o presidente pediu demissão. E no sábado (25), o projeto de carros autônomos da empresa foi temporariamente suspenso após um acidente.

Na cidade de Tempe, Arizona (EUA), um veículo autônomo virou de lado após ser atingido por outro carro que fazia uma curva à esquerda. A polícia diz à Bloomberg que havia uma pessoa atrás do volante no carro do Uber, mas não sabemos se ela estava no comando quando a colisão ocorreu. Ninguém ficou gravemente ferido.

Não é a primeira vez que vemos um acidente com carro autônomo: por exemplo, um dos veículos do Waymo (do Google) colidiu na lateral de um ônibus. No entanto, a maioria dos casos envolve colisões na traseira, porque os humanos são menos cautelosos que um carro-robô. Enquanto isso, a foto abaixo – do carro do Uber virado na lateral – sugere um acidente de impacto relativamente alto.

O Uber começou a testar carros autônomos em San Francisco, mas sua licença foi revogada pelo DMV (equivalente ao Detran) da Califórnia. O órgão constatou que os veículos estavam furando sinais vermelhos. Segundo o New York Times, o software simplesmente não conseguia reconhecer semáforos e precisava de ajuda humana para tanto.

A empresa decidiu, então, levar seus veículos para Pittsburgh e para o Arizona. No entanto, o software continuou falho: segundo o Recode, um motorista humano tinha que intervir uma vez a cada quilômetro, em média. Agora, os testes foram suspensos no Arizona até que a investigação seja completa, e as operações em Pittsburgh foram interrompidas.

Este projeto de carros autônomos já estava envolvido em uma grande polêmica. O Uber adquiriu a Otto, uma empresa de caminhões autônomos, e ela está sendo acusada pelo Waymo de roubar propriedade intelectual criada pelo Google. Essa será uma disputa judicial acirrada.

E como nota o Recode, a aquisição da Otto teve outros problemas: uma “pequena guerra civil” eclodiu entre os funcionários dessa startup e os membros do ATG (Grupo de Tecnologias Avançadas), que já existia no Uber – ambos são responsáveis pelas tecnologias autônomas. Pelo menos vinte engenheiros deixaram a empresa desde novembro.

Como se não bastasse, a empresa está perdida entre inúmeros problemas internos. Descobriu-se que ela criou uma versão falsa do serviço para despistar autoridades (que aparentemente não será mais usada). E recentemente, uma ex-namorada de Travis Kalanick – CEO do Uber – recebeu uma ligação para tentar abafar um incidente de 2014, em que o executivo e outros cinco funcionários foram a um bar de Seul, Coreia do Sul, que oferecia mulheres como acompanhantes.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

PPKX XD ?????????
Boa!
Yan Minari
poderia ter um código geométrico também. Um quadrado pra pare, um triângulo para verde, etc
Yan Minari
Parece a história do spotify.
PPKX XD ?????????
Caso uma lâmpada vermelha queime não fica inoperante aquela cor, mas sim ajudaria muito, os antigos eram assim na minha cidade, agora são todos LED, o que é pior porque não tem mais a lente colorida, é todo transparente e o LED é que tem a cor, por outro lado tem um contraste melhor com o sol forte. Ainda assim o correto seria ter cores que qualquer um pode diferenciar, tipo trocando o verde por azul.
Felipe Silva
Esse seria o modelo ideal de se usar, não resta duvida se está fechado ou aberto, alem de caso uma lampada queime, o sinal não fica inoperante até a troca dela. https://uploads.disquscdn.com/images/5904e929febaad234bb6397772a5cb4d15d167866c8c04d2fd1e43ee0b615933.jpg
Joaomanoel
Verdade, tem isso.
PPKX XD ?????????
Daltônicos de grau mais alto confundem vermelho e verde, à noite numa rua mal-iluminada você pode não enxergar a base preta dele para saber qual das três lâmpadas está acesa, isso acontecia mais em semáforos antigos, pendurados no alto, há semáforos na horizontal, havia semáforos que ficavam passando luzes vermelhas e verdes numa longa linha de LEDs conforme passava o tempo para abrir o fechar.
Joaomanoel
Ué, os semáforos são feitos para se saber que o primeiro, segundo e terceiro sinais são vermelho, amarelo e verde. Foi feito o padrão justamente p/ daltônicos.
Julio da Gaita
melhor não experimentar...rs
PPKX XD ?????????
E eles não estão no geral, o problema é o do Uber... que é clone mal-feito do carro do Google.
Ramon Gonzalez
"o software simplesmente não conseguia reconhecer semáforos" "um motorista humano tinha que intervir uma vez a cada quilômetro" Caramba, eu não imaginei que esses veiculos autonomos estavam tão "crus". Nos últimos meses saiu tanta notícia positiva sobre eles que fiquei com uma impressão errada. Vi algumas notícias ruins também, mas em uma escala MUITO menor.
Marsupial radical
Aparentemente a Uber começou colocar um pé em cima do outro antes de atirar.
Anayran Pinheiro
Uma coisa são falhas técnicas, outra coisa são as graves falhas éticas que a empresa vem tendo. Claro que uma falha técnica abala a moral da empresa, video Samsung e seu Note 7, mas é inocência não achar que tais falhas não prejudicam ainda mais uma empresa que encara graves acusações éticas, todas com provas materiais.
Henrique Queirós
A UBEr todo dia é um sofrimento diferente
Ricardo - Vaz Lobo
Os Volvo podem não ser os mais seguros do mundo, mas não tem muito tempo, a empresa fez uma campanha de recall para um único veículo que rodava no Brasil.
Exibir mais comentários