O ataque terrorista em Londres, na semana passada, reabriu uma velha discussão sobre a criptografia dos aplicativos de mensagens. O governo do Reino Unido quer abrir uma brecha na proteção do WhatsApp (ou seja, um backdoor) para monitorar os usuários e evitar que o mensageiro seja utilizado como meio de comunicação por terroristas.

A secretária de assuntos internos do Reino Unido, Amber Rudd, declarou à BBC que o fato do WhatsApp criptografar as mensagens de ponta a ponta, impedindo que o governo britânico consiga acessá-las, é completamente inaceitável, e que precisa “garantir que o serviço de inteligência consiga lidar com situações como a criptografia do WhatsApp”.

E o WhatsApp pode não ser o único a ser pressionado para adicionar um backdoor: “Precisamos ter certeza de que aplicativos como o WhatsApp, e há muitos outros parecidos com ele, não forneçam um lugar secreto para que terroristas se comuniquem uns com os outros”, diz Rudd.

Com a criptografia de ponta a ponta do WhatsApp, o conteúdo da mensagem é protegido antes de ser enviado pelo usuário e somente é descriptografado no aparelho do destinatário. Em tese, nem o Facebook pode ler o que é trocado pelos usuários. O Telegram também possui criptografia, embora seja opcional, e o Signal, que foi criado justamente com foco em privacidade, vem ganhando recursos e adeptos.

O problema de criar um backdoor no WhatsApp é que isso é apenas um paliativo: além de ferir a privacidade das mais de 1 bilhão de pessoas que utilizam o aplicativo, nada impede que os terroristas migrem para outros serviços. Por outro lado, o Reino Unido é mais um país que briga contra a criptografia — no Brasil, o WhatsApp já foi bloqueado por não fornecer informações à justiça; o mensageiro sempre reafirma que não pode divulgar dados que não possui.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jonathan Santos
Vale lembrar que recentemente aconteceu um ataque de hackers em usuários do whatsapp no Reino Unido. Veja: http://www.tecdetecnologia.com.br/reino-unido-sofre-golpe-pelo-whatsapp/
Rafael Ribeiro
Eu tenho um grupo sobre concursos públicos no WhatsApp, somente no WhatsApp, e mal uso o facebook, mas estes dias eu abri o facebook para procurar um amigo, e lá estava, a propaganda de um curso pré-vestibular, privacidade no WhatsApp que nada! além de ser um app ultrapassado ainda bisbilhota nossas conversas para vender a anunciantes, por isso estou fazendo todos meus contatos ir para o Telegram, não confio em apps, tão pouco em sistemas operacionais, mas pelo menos o Telegram tem se tornado mais útil a cada dia.
Keaton
Ai ela leva a casa E o sofa. :P
Henrique Queirós
Mas largar a esposa é fácil, e ainda fica com o sofá :3
Keaton
Acho que seria meio complicado vender a esposa, né. :P
???????Feripe Hatsune?
Essa briga contra criptografia vai looonge. Ainda tem a criptografia nativa do aparelho. Então temos duas camadas, dois problemas.
Henrique Queirós
O cara se estressou...
Henrique Queirós
Parece aquela galera do "é assim porque sim" governo só quer desculpa para ferir privacidade sem se preocupar com escândalos. Me pergunto quantos ataques e etc não foram forjados para o governo ter "Argumentação" para ferir privacidade...
Henrique Queirós
Aha, entendi. Pois, nobreza é como moral... Questão de pura opinião
Adriano
Eu entendi. Meu comentário não foi direcionado pra você, foi um complemento do seu comentário.??
Adriano
Boa...?
Joaomanoel
Interceptando de todos os possíveis terroristas lá das bandas que o Trump odeia. Aliás, o Trump foi bem mais extremo do que interceptar meras mensagens que tanto ficam desesperadinhos. Já foi e baniu todo mundo mesmo. De qlqr forma, é problema dos governos lá. Só sei que pessoas continuam morrendo pela própria raça. Humans never changes.
LekyChan
e vc acha que uma equipe terrorista não dispõe de programadores? eles poderiam simplesmente criar seu próprio app de mensagens ou criar um modo de usar os apps já existentes e ainda assim usufruir de criptografia. Essas equipes de "inteligencia" é que tem que aprender a resolver seus problemas elas mesmas e não querer que o povo perca sua privacidade por causa da incompetência dessas equipes.
Renan Rufino
É só tu ver Citizen Four, o filme do snowden e o documentário do Aaron Swartz pra você entender o porque de isso não ser uma boa idéia
Henrique Queirós
Atá. vão quebrar a criptografia de todos os usuários mas vão adivinhar quem é terrorista e quem não é, apenas por mágica. e não vão usar isso pra espionar usuários comuns. Ok, vai confiando no governo.
Exibir mais comentários