Se você mora na cidade de São Paulo ou na região metropolitana, é hora de dar adeus aos chiados, fantasmas e diversos outros problemas da TV analógica. A partir das 23h59 desta quarta-feira (29), a região passa a ter transmissão de TV aberta apenas no padrão digital.

A decisão foi tomada após estudos realizados pela Anatel e pelo Grupo de Implantação da TV Digital (Gired), que qualificam a região para o desligamento definitivo do padrão analógico.

É só isso, não tem mais jeito, acabou…

O critério para o desligamento é que ao menos 93% das residências de uma cidade estejam prontas para a TV digital. Uma pesquisa realizada pelo Ibope, apresentada hoje para a Anatel, indica que 92% dos domicílios da região metropolitana já estão aptos a receber sinal digital, e que 95% de todos os domicílios já possuem acesso à tecnologia (seja via TV aberta, parabólica ou por assinatura). Considerando a margem de erro, São Paulo está apta para o desligamento.

Quem ainda não digitalizou deve plugar uma antena UHF em uma televisão com suporte a ISDB-T ou a um conversor externo, que é facilmente encontrado por R$ 100 ou menos. Durante um período de 30 dias, os canais exibirão uma cartilha informando o fim das transmissões.

O governo, em parceria com operadoras de telefonia móvel, distribuiu kits de TV digital contendo um conversor e antena UHF para famílias inscritas em programas sociais como o Bolsa Família. As operadoras móveis participam desse processo porque a faixa antigamente destinada para TV analógica será utilizada para oferecer cobertura 4G na frequência de 700 MHz, que permite maior penetração de sinal e maior cobertura do serviço.

A medida também afeta clientes de serviços de TV por assinatura: com o desligamento da TV analógica, as operadoras não são mais obrigadas a entregarem sinal de canais abertos gratuitos. Agora, SBT, Record e RedeTV! entraram em guerra com as operadoras e querem que elas paguem um valor mensal por cada cliente. O sinal desses canais já foi desativado em diversas regiões – operadoras de satélite costumam exibir a programação de São Paulo, tornando o apagão ainda maior.

Além de São Paulo, estas 38 cidades perderão o sinal de TV analógica:

Arujá, Barueri, Biritiba Mirim, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu, Embu-Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guararema, Guarulhos, Ibiúna, Itapecerica da Serra, Itapevi, Itaquaquecetuba, Jandira, Mairiporã, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Santa Isabel, Santana de Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Lourenço da Serra, Suzano, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.

Ainda em 2017, o desligamento da TV analógica deve ocorrer em mais sete capitais: Belo Horizonte, Fortaleza, Goiânia, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e Vitória. O cronograma prevê que todas as cidades do Brasil estejam digitalizadas até o final de 2018, mas atrasos podem ocorrer caso o percentual mínimo de domicílios aptos não seja atingido.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

BrunoMontanha

"O governo, em parceria com operadoras de telefonia móvel, distribuiu kits de TV digital contendo um conversor e antena UHF para famílias inscritas em programas sociais como o Bolsa Família"
#TASERTO.. Afinal manter essas pessoas ligadas à lavagem neural de sempre, é um dos planos para manter todos sedados enquanto os ratos fazem a festa!

Bruno Ribeiro da Silva
"O governo, em parceria com operadoras de telefonia móvel, distribuiu kits de TV digital contendo um conversor e antena UHF para famílias inscritas em programas sociais como o Bolsa Família" #TASERTO.. Afinal manter essas pessoas ligadas à lavagem neural de sempre, é um dos planos para manter todos sedados enquanto os ratos fazem a festa!
Ligeiro
Mais ou menos. Ele é baseado nas emissões analógicas de São Paulo, mas óbviamente é um canal exclusivo de transmissão. Antigamente muitas operadoras no Brasil copiavam o sinal destes.
Felipe Silva
Teoricamente tu poderia mandar sinal de tv via streaming broadgast na rede 4g, lembro de ler sobre alguns testes sobre isso, acho que atui no tecnoblog mesmo. A vantagem do streaming broadcast em relação ao streaming normal, é que ele funciona mais parecido com o que temos hoje na TV digital, todo mundo recebe o mesmo ao mesmo tempo, então não faria diferença enviar para 1 ou para 100 pessoas na mesma torre, e como ele usa a rede 4g, teria uma cobertura melhor que a TV digital. A desvantagem é que tu não escolhe a hora que quer assistir algo, como no netflix, ele é mais útil para transmissões ao vivo.
Gabriel Brito
O sinal da parabólica é exclusivo para o satélite, não passa em lugar nenhum. Em breve será o único sinal analógico da Globo.
Vanderlei Gomes Fotografia
Agora me sinto parte do século passado rs
CtbaBr©

O Mundo é grande, eu me contentaria em encontrar solução para o Brasil!
Mas nem tudo no mundo é igual, na Noruega 95% das pessoas estão conectadas.

CtbaBr
O Mundo é grande, eu me contentaria em encontrar solução para o Brasil! Mas nem tudo no mundo é igual, na Noruega 95% das pessoas estão conectadas.
CtbaBr©

Existem piores, mas o Brasil esta longe de ser bom!
No ranking do GfK, o Brasil ocupa o 42º lugar, o Chile esta 20º.
http://www.gfk.com/pt-br/in...

CtbaBr
Existem piores, mas o Brasil esta longe de ser bom! No ranking do GfK, o Brasil ocupa o 42º lugar, o Chile esta 20º. http://www.gfk.com/pt-br/insights/press-release/gfk-divulga-ranking-dos-paises-mais-conectados-do-mundo/
Valentina

Segundo o World of Meters, temos 3.599.592.276 pessoas com acesso à internet no planeta.
E 7 bilhões de pessoas.
Vai levar um tempinho no mundo todo, não é mal de Brasil.

notBeto
Segundo o World of Meters, temos 3.599.592.276 pessoas com acesso à internet no planeta. E 7 bilhões de pessoas. Vai levar um tempinho no mundo todo, não é mal de Brasil.
Valentina

Cerca de 50% da população no brasil tem acesso à internet. O que significa (capitão óbvio) que cerca de 50% não tem. Embora seja estranho imaginar, tem muito lugar que não tem internet.
Sendo assim, 50% ainda dependem da TV.
E a TV é aberta, enquanto a internet é paga.
Alguns "detalhes" que a gente demora pra acreditar, mas que são isso. A internet é global mas ainda não chega pra todos.

notBeto
Cerca de 50% da população no brasil tem acesso à internet. O que significa (capitão óbvio) que cerca de 50% não tem. Embora seja estranho imaginar, tem muito lugar que não tem internet. Sendo assim, 50% ainda dependem da TV. E a TV é aberta, enquanto a internet é paga. Alguns "detalhes" que a gente demora pra acreditar, mas que são isso. A internet é global mas ainda não chega pra todos.
CtbaBr©

No braziu, infelizmente, tudo demora!
Mas em 2016, 58% da população já tinha acesso a internet, se é que podemos chamar isso que temos aqui de acesso!
Mas, esse é o futuro, o fato de nós estarmos atrasados não significa que o meio digital por Streaming seja ruim, só significa que aqui ira demorar mais!

Exibir mais comentários