Faz quase um ano que o navegador Vivaldi chegou à versão 1.0. Desde então, ele vem ganhando diversos recursos para usuários avançados. Desta vez, temos um histórico que permite acompanhar seus hábitos de navegação como nunca antes.

Em outros navegadores, o histórico é basicamente uma lista de links organizada cronologicamente. Enquanto isso, o Vivaldi oferece um painel de controle com estatísticas de quantos sites você visitou por dia, junto aos endereços mais acessados; um calendário com mapa de calor; e gráficos para visualizar tudo melhor.

A empresa justifica o recurso dizendo que “esses dados ajudam a encontrar páginas da web visitadas anteriormente mesmo quando o usuário não consegue se lembrar do termo de pesquisa correto”. Também é possível realizar buscas refinadas por data, título e URL.

Vale notar que esse histórico não é enviado para os servidores do Vivaldi: tudo é armazenado localmente, e você tem controle sobre o que manter ou deletar.

Além disso, o Vivaldi 1.8 permite silenciar todas as abas que estiverem em segundo plano; e criar anotações arrastando e soltando trechos de páginas da web para a barra lateral.

O Vivaldi foi criado por Jon von Tetzchner, cofundador e ex-CEO da Opera Software, para recuperar os recursos avançados que o Opera perdeu com o tempo.

Ele permite criar grupos de abas, arrastando uma por cima da outra; usar gestos de mouse; inserir comandos por escrito pressionando F2; entre outros. Também há suporte a extensões do Chrome, pois ambos os navegadores têm a mesma base – basta ir até a Chrome Store.

No último ano, o Vivaldi ganhou alguns recursos interessantes, como número de notificações em cada aba

… recursos avançados para captura de tela

temas personalizados…

… e até integração com lâmpadas Philips Hue, para mudar a cor dependendo do site que você visita:

Segundo as estatísticas mais recentes do StatCounter, o Vivaldi é usado em apenas 0,03% dos desktops em todo o mundo. Você está usando? Ele está disponível para download no Windows, Mac e Linux.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Henrique Queirós

Seu cu

Edy

Para atender 10 pessoas no planeta o pessoal esquece mesmo.

Saiko 789
Gostei muito do navegador, principalmente daquele modo de leitura, que ajuda muito na hora de estudar. Mas ele tem um problema bem chato com algumas das extensões que eu uso (e já não sei mais como usar o navegador sem elas), em um momento elas estão funcionando de boa, e no outro o negocio já faz de conta que elas não estão lá, aí você tem que desinstalar e instalar de novo... talvez perdendo até certas informações que elas possam ter guardado. Parei de usar ele um pouco, se eles estiverem realmente sérios sobre o navegador, provavelmente vão dar um jeito nisso logo, até lá vou ter que continuar usando o Google Chrome.
Henrique Accioly
hahahahaha
Henrique Accioly
Excelente proposta! Só fica devendo na sincronização e em um navegador mobile. Ah, e quem sabe um gerenciador de torrents? rs Em um teste superficial, me pareceu mais rápido que o Safari.
Molinex
Boa
BornToParty
Acabei removendo. Me conhecendo, não vai dar dois meses, estou instalando novamente para ver se melhorou, uehuehuehe
Like a stone[r]
Usei ele durante o ano passado inteiro.. mas ele começou e fechar do nada, com muita frequência (vendo YouTube). Voltei a usar o opera..
BornToParty
Te entendo, mas já fiz teste em mais de um computador e me dá sempre a mesma impressão, de certo lag ao abrir. E outra parte que dificulta bastante - ao menos para mim - é o devtools que fica desacoplado da janela principal. Mas, irei ficar acompanhando.
JoseRenan
Sem versão mobile, sem chance. Até instalei e usei no notebook mas não ter para smartphone - e sincronizado - perdem usuários.
Ayslan Dielf
Fiquei bastante interessado, mas se não tiver algo parecido com o Sync do firefox fica difícil. Pois uso no celular, no note do trabalho e no note de casa, se não houver essa sincronização fica difícil...
farias
Muito bom saber, vou até baixar ele de novo aqui
Panino, o Moço

Sincronização faz falta mesmo (e veremos como ela virá, se será boa), mas me irrita quando vejo falarem que ainda "falta muito para ficar bom como o navegador tal".
Vivaldi a muito tempo já tem tudo é muito mais que a média, não é mais bugado, usa menos memória... não são os outros que faltam?

Não gostar por costume ou falta dele é normal, mas dizer que falta coisas que os outros nem tem é chato de ouvir.

Panino, o Manino
Sincronização faz falta mesmo (e veremos como ela virá, se será boa), mas me irrita quando vejo falarem que ainda "falta muito para ficar bom como o navegador tal". Vivaldi a muito tempo já tem tudo é muito mais que a média, não é mais bugado, usa menos memória... não são os outros que faltam? Não gostar por costume ou falta dele é normal, mas dizer que falta coisas que os outros nem tem é chato de ouvir.
Panino, o Moço

Na verdade isso está errado. As cores do navegador mudam com cada site, esse é um recurso dele desde o início, as lâmpadas são outra história.
Lâmpadas LED, pelo menos algumas podem ser controladas remotamente. A Philips fez uma parceria para adicionar integração nativa para controlar as lâmpadas dela dentro do navegador, você pode mudar a cor delas de lá sem precisar usar algum programa ou entrar em um site na rede.
São coisas diferentes.

Exibir mais comentários