Início » Internet » Navegador Vivaldi se esforça para conquistar usuários avançados com novos recursos

Navegador Vivaldi se esforça para conquistar usuários avançados com novos recursos

Felipe Ventura Por

Faz quase um ano que o navegador Vivaldi chegou à versão 1.0. Desde então, ele vem ganhando diversos recursos para usuários avançados. Desta vez, temos um histórico que permite acompanhar seus hábitos de navegação como nunca antes.

Em outros navegadores, o histórico é basicamente uma lista de links organizada cronologicamente. Enquanto isso, o Vivaldi oferece um painel de controle com estatísticas de quantos sites você visitou por dia, junto aos endereços mais acessados; um calendário com mapa de calor; e gráficos para visualizar tudo melhor.

A empresa justifica o recurso dizendo que "esses dados ajudam a encontrar páginas da web visitadas anteriormente mesmo quando o usuário não consegue se lembrar do termo de pesquisa correto". Também é possível realizar buscas refinadas por data, título e URL.

Vale notar que esse histórico não é enviado para os servidores do Vivaldi: tudo é armazenado localmente, e você tem controle sobre o que manter ou deletar.

Além disso, o Vivaldi 1.8 permite silenciar todas as abas que estiverem em segundo plano; e criar anotações arrastando e soltando trechos de páginas da web para a barra lateral.

O Vivaldi foi criado por Jon von Tetzchner, cofundador e ex-CEO da Opera Software, para recuperar os recursos avançados que o Opera perdeu com o tempo.

Ele permite criar grupos de abas, arrastando uma por cima da outra; usar gestos de mouse; inserir comandos por escrito pressionando F2; entre outros. Também há suporte a extensões do Chrome, pois ambos os navegadores têm a mesma base – basta ir até a Chrome Store.

No último ano, o Vivaldi ganhou alguns recursos interessantes, como número de notificações em cada aba...

... recursos avançados para captura de tela...

... temas personalizados...

... e até integração com lâmpadas Philips Hue, para mudar a cor dependendo do site que você visita:

Segundo as estatísticas mais recentes do StatCounter, o Vivaldi é usado em apenas 0,03% dos desktops em todo o mundo. Você está usando? Ele está disponível para download no Windows, Mac e Linux.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Saiko 789
Gostei muito do navegador, principalmente daquele modo de leitura, que ajuda muito na hora de estudar. Mas ele tem um problema bem chato com algumas das extensões que eu uso (e já não sei mais como usar o navegador sem elas), em um momento elas estão funcionando de boa, e no outro o negocio já faz de conta que elas não estão lá, aí você tem que desinstalar e instalar de novo... talvez perdendo até certas informações que elas possam ter guardado. Parei de usar ele um pouco, se eles estiverem realmente sérios sobre o navegador, provavelmente vão dar um jeito nisso logo, até lá vou ter que continuar usando o Google Chrome.
Henrique Accioly
hahahahaha
Henrique Accioly
Excelente proposta! Só fica devendo na sincronização e em um navegador mobile. Ah, e quem sabe um gerenciador de torrents? rs Em um teste superficial, me pareceu mais rápido que o Safari.
Molinex
Boa
BornToParty
Acabei removendo. Me conhecendo, não vai dar dois meses, estou instalando novamente para ver se melhorou, uehuehuehe
Like a stone[r]
Usei ele durante o ano passado inteiro.. mas ele começou e fechar do nada, com muita frequência (vendo YouTube). Voltei a usar o opera..
BornToParty
Te entendo, mas já fiz teste em mais de um computador e me dá sempre a mesma impressão, de certo lag ao abrir. E outra parte que dificulta bastante - ao menos para mim - é o devtools que fica desacoplado da janela principal. Mas, irei ficar acompanhando.
JoseRenan
Sem versão mobile, sem chance. Até instalei e usei no notebook mas não ter para smartphone - e sincronizado - perdem usuários.
Ayslan Dielf
Fiquei bastante interessado, mas se não tiver algo parecido com o Sync do firefox fica difícil. Pois uso no celular, no note do trabalho e no note de casa, se não houver essa sincronização fica difícil...
farias
Muito bom saber, vou até baixar ele de novo aqui
Panino, o Manino
Sincronização faz falta mesmo (e veremos como ela virá, se será boa), mas me irrita quando vejo falarem que ainda "falta muito para ficar bom como o navegador tal". Vivaldi a muito tempo já tem tudo é muito mais que a média, não é mais bugado, usa menos memória... não são os outros que faltam? Não gostar por costume ou falta dele é normal, mas dizer que falta coisas que os outros nem tem é chato de ouvir.
Panino, o Manino
Na verdade isso está errado. As cores do navegador mudam com cada site, esse é um recurso dele desde o início, as lâmpadas são outra história. Lâmpadas LED, pelo menos algumas podem ser controladas remotamente. A Philips fez uma parceria para adicionar integração nativa para controlar as lâmpadas dela dentro do navegador, você pode mudar a cor delas de lá sem precisar usar algum programa ou entrar em um site na rede. São coisas diferentes.
Jack Silsan
Versão móvel? Suponho que seja para Android e iOS. Queria que fizessem uma versão UWP, mas acho que eles não farão uma enquanto a Microsoft exigir o uso do motor Edge de renderização
Panino, o Manino
Não. Esse tipo de problema você ouve acontecer com todos os navegadores. Deve ser um problema no computador ou instalação, e nesse caso terá que descobrir a solução sozinho.
Panino, o Manino
Problemas com vídeos aconteciam quando ele vinha sem codecs proprietários. Agora (faz um tempinho) todos os vídeos funcionam perfeitamente.
Diego Alisson
eu uso, muito fluído.
Júnior Silva
Meu navegador padrão já faz um tempo! A cada versão só melhora e trás mais recursos! Uso a versão beta pois participo muito do fórum e ajudo reportando bugs e pedindo recursos, navegador cheio de recursos nativos! É incrivel que eles realmente ouvem a comunidade e adicionam os recursos pedidos! Cliente e e-mail e sincronização estão em fase de teste, apesar de não estar na versão beta ainda, esta sendo testado nos bastidores... Uma versão móvel esta no planejamento e com certeza no futura vai ter!
Mario Junior ?????????
Porquê THIS IS HUE! https://uploads.disquscdn.com/images/49e722759bb010eaccb1f104fc61942f96df6d42de32a3ea1575bbb28429e630.jpg
farias
Eu amo o Vivaldi em teoria, mas quando decidi usá-lo tive problemas com certos vídeos, especialmente no Facebook, que não carregavam. Além disso falta uma versão mobile e sincronização entre clientes, como o pessoal tem citado aqui em baixo. Se esses dois problemas fossem resolvidos eu abandonaria o Firefox sem olhar pra trás.
farias
pelo mesmo motivo pelo qual um cachorro lambe o próprio saco porque pode
Molinex
Removeu, não quis usar nem pra navegar? Pior que é só um simples detalhe. E quando esses caras pegam o código do Chromium, tem essa configuração. Eles que removeram... Só não uso ele como padrão, por esse detalhe, e porque a interface cheia de treco me deixa confuso... Mas deixo ele instalado aqui, e de vez em quando abro pra brincar...
BornToParty
Isso me fez remover ele. Uma pena, o navegador é bom e tem potencial.
Molinex
Ótimo navegador, só uma coisa me incomoda, o devtools sempre abre em nova janela, e não tem como configurar isso, como em outros Chromium based browsers...
BornToParty
Então, é uma pena que na minha máquina de trabalho, ele carrega as páginas com certo delay. Exemplo: digito um endereço conhecido, e pressiono enter. Demora uns cinco três segundos até o navegador responder e estão começar a resolver o DNS, renderizar páginas e afins. Alguém mais tem este problema?
Adriano
Alternativas são sempre bem vindas.
Keaton
"e até integração com lâmpadas Philips Hue, para mudar a cor dependendo do site que você visita:" Ok, mas por que?
NoobIsrael
Concordo, esse navegador ainda precisa comer muito macarrão pra ficar bom.
NoobIsrael
Esse navegador é mais bugado que o Baidu Browser.
Marcos Oliveira
O meu Chrome "trava" e "engasga" muito mais que o Vivaldi. Mas não sei dizer tecnicamente a diferença
Marcos Oliveira
Tô usando como navegador principal (em casa e no trabalho) desde o lançamento do 1.0. Larguei o Chrome de vez! No trabalho, o recurso mais útil pra mim são as abas "lado a lado". Mas ele é impecável mesmo nas opções de personalização! Gosto de deixar a barra de endereços na parte inferior (como um dia foi o IE do Windows 8), otimiza a área útil da tela. Defeitos: 1 - Ainda não tem sincronização (tá prometido); 2 - Falta uma versão mobile (com a sincronização!)
Matheus Pandolpho
Mesma vibe, acho que é o recurso que falta para eu tornar ele meu Browser default.
Felipe Ventura
Isso mesmo, valeu pelo toque!
Renato Dantas
F12 não anexa o Dev Tools à janela.
Jonas S. Marques
Só pressionar F12...
Mateus Bandeira
Já tinha ouvido falar o Vivaldi, mas nunca testei. Acabei de instalar e vou usar por um tempo. Me parece muito bom!
CtbaBr
Ele usa menos recursos (CPU, Memoria) que o Chrome!
Henrique Queirós
Nunca lembram do Linux
Henrique Queirós
E no peso?
Julio da Gaita
tá de sacanagy né mano...rs, mas se tivesse extensao do baidu ia ficar show de bola...rs
Julio da Gaita
não, obrigado...
Renato Dantas
Só não uso ainda por falta de sincronização e de manter o Chrome Dev Tools anexado à janela do navegador. Pra quem trabalha com desenvolvimento web, a falta desse último recurso atrapalha bastante.
Henrique Queirós
Já ia pesquisar se tinha pra Linux.....
André Kittler
Navegador fenomenal. Mas tentando não ser fanboy: esse é o sucessor "real" do Opera 12, e quem usava ele e não está ainda no vivaldi.. use. Agora.
Diogo Nóbrega
Na moral, a única coisa que me impede de usar o Vivaldi como navegador principal é a falta de sincronização de favoritos. Até as mesmas extensões do Chrome eu poderia usar, já que ele é construído em cima do Chromium.
Joaomanoel
Achei bem inútil e poluído. Seria uma boa um gerenciador de downloads com torrents e tudo mais, estilo navegadores bloatware chineses hahahah.
Henrique Queirós
eu achei lindo... nem da vontade de apagar nada
Diogo Nóbrega
Esse visualizador de histórico... CARAMBA!!!
Daniel Belini
Foi por isso que deixei de usar, além de não ter versão pra celular.
CtbaBr
Eu gostei do Vivaldi, apesar da base ser a mesma do Chrome, ele permite mais configurações! No desempenho ele é similar ao Chrome!
Gustave Dupré
"Ele está disponível para download no Windows e Mac." E também para distribuições linux.
Marcelo
Ainda não...uso ele apenas para assuntos do trabalho, então não chega a ser um recurso fundamental pra mim... Mas faz falta...
Renan Rufino
Felipe, já tem a sincronização entre dispositivos ? Usei um tempo e gostei muito mas acabei deixando porque não tem uma "integração tipo chrome"
Henrique Queirós
" “esses dados ajudam a encontrar páginas da web visitadas anteriormente mesmo quando o usuário não consegue se lembrar do termo de pesquisa correto” Isso se chama felicidade.....