Início » Internet » Navegador Vivaldi se esforça para conquistar usuários avançados com novos recursos

Navegador Vivaldi se esforça para conquistar usuários avançados com novos recursos

Por
2 anos e meio atrás

Faz quase um ano que o navegador Vivaldi chegou à versão 1.0. Desde então, ele vem ganhando diversos recursos para usuários avançados. Desta vez, temos um histórico que permite acompanhar seus hábitos de navegação como nunca antes.

Em outros navegadores, o histórico é basicamente uma lista de links organizada cronologicamente. Enquanto isso, o Vivaldi oferece um painel de controle com estatísticas de quantos sites você visitou por dia, junto aos endereços mais acessados; um calendário com mapa de calor; e gráficos para visualizar tudo melhor.

A empresa justifica o recurso dizendo que “esses dados ajudam a encontrar páginas da web visitadas anteriormente mesmo quando o usuário não consegue se lembrar do termo de pesquisa correto”. Também é possível realizar buscas refinadas por data, título e URL.

Vale notar que esse histórico não é enviado para os servidores do Vivaldi: tudo é armazenado localmente, e você tem controle sobre o que manter ou deletar.

Além disso, o Vivaldi 1.8 permite silenciar todas as abas que estiverem em segundo plano; e criar anotações arrastando e soltando trechos de páginas da web para a barra lateral.

O Vivaldi foi criado por Jon von Tetzchner, cofundador e ex-CEO da Opera Software, para recuperar os recursos avançados que o Opera perdeu com o tempo.

Ele permite criar grupos de abas, arrastando uma por cima da outra; usar gestos de mouse; inserir comandos por escrito pressionando F2; entre outros. Também há suporte a extensões do Chrome, pois ambos os navegadores têm a mesma base – basta ir até a Chrome Store.

No último ano, o Vivaldi ganhou alguns recursos interessantes, como número de notificações em cada aba

… recursos avançados para captura de tela

temas personalizados…

… e até integração com lâmpadas Philips Hue, para mudar a cor dependendo do site que você visita:

Segundo as estatísticas mais recentes do StatCounter, o Vivaldi é usado em apenas 0,03% dos desktops em todo o mundo. Você está usando? Ele está disponível para download no Windows, Mac e Linux.

Mais sobre: , ,