Início » Ciência » SpaceX relança e pousa foguete pela primeira vez

SpaceX relança e pousa foguete pela primeira vez

Por
2 anos atrás

A SpaceX, do bilionário Elon Musk, está empenhada em reutilizar foguetes para reduzir os custos de explorar o espaço. Nesta quinta-feira (30), ela conseguiu relançar um Falcon 9 pela primeira vez – e entrou para a história.

O foguete foi usado pela primeira vez em abril de 2016 para levar carga até a Estação Espacial Internacional. O Falcon 9 CRS-8 foi o primeiro a aterrissar com sucesso em uma barca da SpaceX no mar.

Após passar por uma batelada de testes, ele voou de novo esta semana. Desta vez, a missão foi levar o satélite de telecomunicações SES-10 ao espaço. Ele pertence à empresa europeia SES e será usado para serviços de radiodifusão, banda larga e telefonia móvel no México, Caribe, América Central e América do Sul.

O equipamento se separou com sucesso do foguete e entrou em órbita geoestacionária, isto é, permanecerá em uma posição fixa na órbita da Terra. Então, o Falcon 9 voltou ao planeta e pousou na barca que a SpaceX chama de “Of Course I Still Love You”.

Ou seja, a missão foi um sucesso em todos os aspectos. Por isso, este é um marco para a SpaceX e para a exploração espacial. A empresa explicou anteriormente que um Falcon 9 custa quase o mesmo que um avião a jato, “mas as companhias aéreas não o jogam fora depois de uma viagem de Los Angeles para Nova York”.

Daí a importância de reutilizar foguetes. A fase 1 – parte do foguete que retorna à Terra após lançar carga no espaço – representa cerca de 80% do custo de lançamento. “Foram 15 anos para chegar a este ponto. Eu fico sem palavras. Foi um grande dia para a SpaceX e para a exploração espacial como um todo”, disse Musk.

Há outro motivo para se investir em foguetes reutilizáveis: explorar o planeta vermelho. Gwen Shotwell, presidente da SpaceX, disse antes do lançamento: “nós não vamos levar pessoas até Marte em uma viagem só de ida, queremos ter certeza de que elas poderão voltar”. Ela também diz ter como objetivo, no futuro, pousar e relançar foguetes no mesmo dia.

Com informações: TechCrunch, Engadget.

Mais sobre: , ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.