Início » Celular » Uma olhada nos apps do Samsung Gear S3: Spotify, Under Armour e mais

Uma olhada nos apps do Samsung Gear S3: Spotify, Under Armour e mais

Felipe Ventura Por

Em nosso review do Gear S3, notamos que ele é um smartwatch elegante e bem construído, mas peca na variedade de apps. A Samsung vem trabalhando com parceiros para resolver isso.

Este mês, o Gear S2 e S3 ganharam apps de exercícios físicos da Under Armour, incluindo os conhecidos Endomondo e MapMyRun. Antes, eles já haviam recebido suporte a Spotify e um app de mapas da Here. Testamos todos para ver como eles se saem.

Under Armour

Um problema do Gear S3 que apontamos em nosso review era a ausência de bons apps de exercício físico - tudo passava pelo S Health. Felizmente, isso mudou: você pode escolher entre o Endomondo, MapMyRun e UA Record. De quebra, o relógio ganhou suporte ao MyFitnessPal, que ajuda a controlar o consumo de calorias. Todos funcionam tanto no Gear S2 como no S3.

Esses apps pertencem à Under Armour, concorrente da Nike que vem reforçando sua presença digital para entrar na guerra pelos seus dados de saúde pessoal. E graças à parceria com a Samsung, você se torna usuário premium desses apps por doze meses se instalá-los no Gear S3 - sim, isso vale para clientes no Brasil também.

O Endomondo acompanha cerca de vinte atividades físicas, incluindo bicicleta ergométrica, caminhada, corrida em esteira e musculação. Você instala o app no smartphone através da Play Store, depois no Gear através da loja Galaxy Apps.

Então, selecione a modalidade e toque em Iniciar. O app mostra o tempo transcorrido, calorias queimadas, batimentos cardíacos, mais distância/velocidade e mapa GPS (caso a atividade envolva deslocamento). Deslize a partir de cima na tela para finalizar.

Os dados são sincronizados com o app do Endomondo no smartphone. Recursos mais avançados - histórico, estatísticas, planos de treino - não podem ser acessados a partir do relógio.

O MapMyRun é semelhante, mas só acompanha exercícios que envolvem deslocamento (bicicleta, caminhada, corrida) - ele também usa o GPS do relógio. A interface é basicamente idêntica à do Endomondo. Recursos avançados ficam restritos ao smartphone.

O UA Record tem seis recursos principais. Ele acompanha atividades físicas, desde caminhada e bicicleta até musculação (pernas, abdômen, CrossFit); a quantidade de horas dormidas; tempo de exercício físico; número de passos; calorias ingeridas; e peso.

O app para o Gear S3 apenas acompanha suas atividades físicas. Os outros dados precisam ser inseridos manualmente através do smartphone; você pode apenas visualizá-los no relógio.

Por fim, o MyFitnessPal é o mais simples dos apps no Gear S3. Ele permite adicionar o número de calorias de sua última refeição, mas bizarramente isso não funciona com a borda giratória do relógio - você precisa tocar constantemente no botão ">", o que está longe de ser prático. Também é possível adicionar quantos copos de água você tomou no dia.

Spotify

O app do Spotify funciona no Gear S2 e S3, e possui dois modos: controle remoto para as músicas de seu smartphone, e modo independente que baixa as músicas por Wi-Fi.

Como controle remoto, o app tem controles básicos como tocar, pausar, avançar e voltar. Uma coisa que senti falta: você não pode pular para a metade da música usando a borda giratória: ela serve apenas para avançar ou retroceder faixas.

Com o app, é possível ativar o modo aleatório, modo repetir, e salvar para depois as músicas que você curtir. Você pode acessar as playlists criadas pelo Spotify, conferir lançamentos, e navegar pelas listas que você mesmo criou.

Há também um modo independente, que exige fazer login no relógio usando o pequeno teclado alfanumérico. Feito isso, no entanto, será possível ouvir música no próprio relógio - o S3 tem alto-falantes - ou através de um fone Bluetooth.

A Samsung avisa que ele ganhará cache offline (para usuários do Spotify Premium) em uma atualização no mês de abril.

Mapas

O Gear S3 também precisava de um app para navegação, e ele chegou no final do ano passado: trata-se do Here WeGo. Ele é independente, ou seja, não requer um app no smartphone. Você pode fazer buscas por endereços e estabelecimentos, e ele ensina como chegar até lá de carro, transporte público e a pé.

Fiz o teste em um Gear S3 (o app também funciona no S2) e o processo demora um pouco. Para digitar um destino, é preciso usar o teclado alfanumérico no relógio ou usar a voz com o S Voice. Então, ele demora cerca de 15 segundos para encontrar o que você quer. Toque no botão de rota, e ele vai demorar mais 15 segundos para calcular as alternativas. Escolha uma delas, e surgem as instruções.

Entre abrir o app, inserir o destino por voz (mais rápido que digitar) e receber as rotas, foi cerca de um minuto. No smartphone, levei cerca de 15 segundos entre desbloquear, abrir o Google Maps, digitar o local desejado e obter direções.

Há ainda novos apps da BMW para travar e destravar portas, checar status de combustível e o local do seu veículo (se ele for compatível); além de um app para o termostato Nest.

O ecossistema do Gear S2/S3, que rodam Tizen, está crescendo aos poucos graças a parcerias da Samsung. Isso é o bastante para convencer você a comprar um smartwatch da marca?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bruno Guerra
Tenho um iphone SE e um sangung gear s3 e não consigo receber notificações do whats app alguém conseguiu? é algum bloqueio da apple ou algo que não configurei, vlw
Thiago Borin
Só não vendo para ficar olhando para esse relógio e me arrepender... Uma vergonha o que a samsung faz, vende e não promove o mínimo necessário de aplicativos decentes. Os poucos que tem mal prestam.
Rafael Proença
É possível usar o S3 como controle remoto do player de musica do celular? Ou apenas funciona assim com o Spotify?
Rodrigo Marcia Presti
Quando a Samsung vai permitir que tenha o GMAIL no Gear quando a pessoa tem um IPhone?...comprei um S3, mas recebo apenas as notificações do Gmail e não dá pra ler o mesmo
Gabi Miranda
o app do nike running funciona no gear s3 ??
Tatiana Lamonica
Não consigo baixar os apps do Under Armour no meu Gear S2. Já baixei o Endomondo no meu celular, mas não o encontro na loja do Gear. Como devo fazer?
Obrigada!
Ricardo
Os relógios inteligentes tendem a ser mais que mapeadores de atividades.
Penso que para esse uso, poderíamos adotar pulseiras mais em conta.

Minha linha de pensamento é mais assim: gastar de R$1500,00 à R$2000,00 (mesmo em dólares, ainda é caro) num aparelho que não sabemos quanto tempo demorará para se tornar um "peso de papel", caso houver limitação de hardware, software e/ou tecnologia.

A diferença entre um Smartphone e um SmartWatch é que eu não quero ter mais um aparelho para ficar gastando e trocando de tempo em tempos, entende?

É muito bacana ter um relógio que integra e trás notificações de agenda, previsão do tempo, trânsito, assistentes pessoais, mostra o caminho e até as horas, com skins bacanas? Sem dúvidas que sim!
Agora, vale a pena? Eu não consigo ter certeza.
André G
Depende qual atividade você pretende praticar e o que deseja mapear.
André G
Minha irmã tem um Garmin Forerunner 35, que é um dos mais baratos e eu tenho um Moto 360 Sport. Testei o leitor de batimentos dos dois e do Gamin é bem melhor.
Eu já tinha testado com o Gear S2, S3 e Apple Watch e o S3 foi o único que mostrou bem os batimentos, semelhante ao Garmin, pois no meu Moto 360 e os demais ficam oscilando muito e mostram resultados fora do normal, como por exemplo: estar calmo dentro de uma loja como a Fast Shop e mostrar 110btm, medir de novo e mostrar 90btm, medir novamente e mostrar 85btm, novamente e mostrau 100btm. Em qual resultado confiar???

No Garmin e no S3 é um resultado mais preciso e real, ficou variando entre 85 e 90.
André G
Eu achava que eram inúteis até mandar meu Moto 360 Sport para a garantia, senti muita falta dele.
André G
Depende...
Eu prefiro o Android Wear por possuir mais aplicativos, ter mais acesso ao sistema, mostrar mais informações das notificações e ter mais opções de watchfaces.
André G
Bacana a função de baixar músicas diretamente no Gear para ouvir via fone bluetooth sem precisar do smarthphone, só quero saber quando chegará no Android Wear... Ou já chegou e eu não estou sabendo, hahaha
Tenho um Moto 360 Sport e uso o Google Play Music que é uma bosta só por causa dessa função. Mas o pior de tudo é que é chato e demorado fazer a sincronia, queria um aplicativo de streaming que funcionasse bem para eu ouvir músicas enquanto corro e fosse simples para sincronizar.
Renan Rufino
Como é que é isso aí ?
Frederico Rafael Vecchi
O Fossil Q roda Android Wear 2.0
jose ferreira filho
Eu ia comentar ontem mas – A vivo informa que meu limite de internet VIVO FIBRA foi totalmente consumido, assim não podia usar a internet, não poderia mais acessar este site neste mês (Março 2017), Mas já que estamos em abril 2017, posso dizer que gostei. ( no contrato da ,VIVO item 27.13 http://www.vivo.com.br/consumo/groups/public/documents/documentopw/contrib_102096.pdf https://www.vivo.com.br/consumo/groups/public/documents/documentopw/contrib_102065.pdf)
Rookie naz
OFF - Parabéns pelo TecnoStories kkkk, e eu achando que a zueira não podia se superar.
Junior Santos ?
Mas é melhor que o Android ou Inferior?
Augusto César Batista Alencar
Ele não é baseado no Android. Ele roda Tizen.
R0gério
Sempre que pesquiso sobre smartwatches e smartbands vejo que a grande maioria não detecta automaticamente treino com pesos, nem conta com esse tipo de atividade no aplicativo nativo. O jeito era registrar manualmente no UA Record. Legal ver que a Samsung está tentando corrigir isso. Talvez me anime pra pegar um Gear Fit 2.
Aproveitando: mais alguém está com dificuldade pra sincronizar atividades do Record com o My Fitness Pal no Android? Já tentei de tudo, mas o MFP não inclui o treino registrado no Record.
Junior Santos ?
Felipe, o Gear S3 é considerado hoje o melhor Smart Watch do mercado (baseado em Android) ou tem outros modelos mais competitivos?
Adriano
Se tem algo tecnologicamente inútil, e caro, diga-se de passagem, são esses relógios "inteligentes", que de inteligentes, não tem nada.
ridingthestorm
Sim, ele é bonito, etc. Mas penso que como gadget de pulso com gps nada substitui um aparelho dedicado para atividades físicas como os da Garmin por exemplo. Tenho um Vivoactive HR. Ele não é o primor de beleza, mas os sensores são muito confiáveis, o GPS eu acho imbatível, e a bateria dura uma semana. Além disso tem todas as funções que considero mais úteis num smartwatch (ler mensagens, ver-dispensar ligações, controle de música, etc). No meu caso, não vejo ainda utilidade num dispositivo que mostre dados de forma limitada ou não muito úteis, faça monitoramento de atividades (no meu caso corrida) tendo que pagar o serviço e ainda carregar a bateria todo dia.
Jonas S. Marques
Respondendo a pergunta, sim.
Ao menos a Samsung está tentando ou "entregando" aos poucos o que prometeu. Eu esperaria mais uns meses mas certamente teria um
Felipe Ventura
Voltaremos a essa ideia quando o Watch Sport estiver disponível no Brasil ?
Ricardo
A bem da verdade eu não me sinto 100% seguro em comprar um SmartWatch, principalmente porque não sei se daqui a um tempo vão ter updates, se o hardware vai suporta-los ou terei um belo peso de papel...
O altímetro, barômetro e todos os outros diferenciais são necessários, são mesmo diferenciais?
Ricardo
Felipe, poderia fazer um "compare" do LG Sport com o S3 e mostrar uns apps aí do Tizen Vs Android Wear 2.0.
Felipe Ventura
No caso do Fit 2, o Spotify só funciona nos EUA: https://support.spotify.com/br/listen_everywhere/on_other_devices/samsung-fit-gear-2/
Henrique Queirós
Acho essa tecnologia tão sem nexo... mas enfim, ao menos é belo
Marco Queiroz
O app do Spotify vai chegar para o Gear Fit 2 também?