Um levantamento divulgado pela StatCounter em novembro de 2016 mostrou que smartphones e tablets já estavam superando desktops e laptops nos acessos à internet. Por ali a gente já podia presumir que era questão de tempo para alguma plataforma móvel superar o Windows em número de usuários, certo? Certo: segundo a própria StatCounter, o Android já é o sistema operacional mais usado do planeta.

A diferença é pequena, mas atesta que o Android avançou com força. Considerando medições de acesso à internet realizadas em março, o Android esteve presente em 37,93% dos dispositivos; o Windows, em 37,91%. Só para você ter ideia da rápida transformação que estamos vivenciando, o Windows estava rodando em mais de 80% dos dispositivos em 2012 enquanto o Android não tinha nem 10% de participação.

Não que a gente deva considerar os números da StatCounter como verdades absolutas. As medições têm como base visitas aos sites que são monitorados pelos serviços da empresa, e não incluem, por exemplo, PCs que por serem usados em atividades específicas não contam com acesso à internet.

Por outro lado, os números condizem com aquilo que todo mundo já percebeu há algum tempo: há mais dispositivos móveis sendo comercializados do que desktops e laptops. Sem uma estratégia mobile agressiva, a Microsoft não tinha mesmo mais condições de sustentar o título que ostentava desde os anos 1980: o de líder do mercado de sistemas operacionais.

Mas esse não é um cenário apocalíptico para os PCs. Longe disso. Se analisarmos os números de cada país, veremos que o Windows ainda é a plataforma mais popular em diversos países, incluindo Brasil e Estados Unidos. O Android é dominante sobretudo na Ásia e na África.

StatCounter - OS - global

O Android deve continuar com a sua escalada de crescimento, mas a diferença em relação ao Windows provavelmente não aumentará muito. No fundo, o que os números da StatCounter sugerem é que o PC está mesmo se tornando um produto mais segmentado, mas não prestes a sumir do mercado.

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados