Início » Telecomunicações » Anatel procura operadoras para criar plano de contingência em caso de colapso da Oi

Anatel procura operadoras para criar plano de contingência em caso de colapso da Oi

Paulo Higa Por

A Oi não anda bem: com dívida de R$ 65,4 bilhões, a operadora entrou com o maior pedido de recuperação judicial da história do Brasil em junho de 2016. E o governo já está se preparando para um possível colapso da empresa: a Anatel consultou Vivo, TIM e Claro para criar um plano de contingência caso a situação se agrave ainda mais.

A informação foi revelada por Lauro Jardim, no jornal O Globo. Segundo a coluna, a Anatel enviou um ofício às três grandes operadoras marcando reuniões individuais para definir um plano “com o objetivo de mitigar o risco de interrupção no fornecimento de serviços de telecomunicações de varejo e atacado pelo grupo Oi”.

O governo quer saber qual é o nível de dependência das outras operadoras com a rede da Oi, e o que pode ser feito para evitar transtornos aos clientes em uma possível intervenção. Isso porque a Oi é a maior empresa de telefonia fixa do país, tendo presença em todo o território nacional (exceto no estado de São Paulo, onde a concessionária é a Vivo).

Ao Estadão, o presidente da Anatel, Juarez Quadros, confirmou que o ofício foi enviado às operadoras, mas que se trata de uma “ação de rotina”. Segundo ele, não há risco dos serviços da Oi serem interrompidos: mesmo se a empresa sofresse uma intervenção, “a rede seria preservada e continuaria ativa”, garantiu.

Pela lei, o governo só pode intervir na telefonia fixa da Oi, já que se trata de um serviço em regime de concessão — telefonia móvel, internet e TV por assinatura são prestados sob autorização. No entanto, o governo já prepara uma medida provisória para fazer uma intervenção completa na Oi, caso seja necessária, que deve ser publicada nos próximos dias.

Uma possível saída para a Oi seria a compra por outra empresa. Mas, segundo o Valor, a americana AT&T foi procurada pelo governo e disse não ter interesse na Oi, já que a operadora é hoje um "ativo tóxico".

Aguarde os próximos capítulos.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luiz Antonio
Pelo andar da carruagem é OI e Tchau.
Ricardo - Vaz Lobo
A caixa de pandora está pra ser aberta. Quem acredita, vai começando as preces.Quem não, idem.
Baidu feat MC Brinquedo
Errado: Tributos Alíquota (%) Cofins 3,0% PIS/PASEP 0,65% ICMS 25% a 37% FUST 1,0% FUNTTEL 0,5% Total 30,15% a 42,15% Lembrando que, por conta da guerra fiscal que há nesse país, há estados como o Pará e o RJ onde essa conta pode chegar a mais de 50%, ou seja, metade da conta do telefone é SOMENTE imposto.
Jefferson Rodrigues
https://uploads.disquscdn.com/images/66622813f1b8ba744c686cbb60a7f4f2bad6047a6b2d7941d98427f264d7182d.png Em nenhum momento eu falei que não precisamos dá matemática e nem que a equação de primeiro grau se não serve pra mim, não serve pra ninguém.
Ligeiro
Me diga 5 exemplos do uso dessa equação que eu e todos podemos usar no dia a dia. Li isso. lhe respondi com exemplos. Se tu ignorou, problema seu. Quer se provar dono da razão? Continue.
Jefferson Rodrigues
Percebe-se que você tem memória fraca ou não sabe ler. Te sugiro que você leia o que escrevi desde o começo. Aí a gente conversa!!
Ligeiro
Cara, não é porque eu não uso que outras pessoas não usem. E desmerecer isso é ignorar inteligência. Se quer "pagar de bonzão porque não precisa de matemática", depois não reclame na próxima entrevista de emprego. Boa sorte na vida. Em tempos de "fod*es de opiniões", lidar com isso é lidar com estupidez...
Jefferson Rodrigues
É! Você não usa mesmo e não admite. Kkkk
Ligeiro
Vou mandar este comentário lá para a AmBev para ver se eles te explicam então.
Donald
New formation Investors 2017 ''Oi''; BNDES(R),Bank Safra,Goldman Sachs,Pharol,Pointstate, Société Mondiale,Marathon Management,Morgan Stanley and Friends. Progress!
Donald
New formation Investors 2017 ''Oi'';BNDES(R),Bank Safra,Pharol,Goldman Sachs,Pointstate, Societe Mondiale, Marathon Management, Morgan Stanley and Friends. Good luck.
Donald
New formation Investors 2017 ''Oi'';BNDES(R),Bank Safra,Pharol,Goldman Sachs,Pointstate, Société Mondiale, Marathon Management, Morgan Stanley and Friends. Good luck.
Donald
New formation Investors 2017;BNDES(R),Bank Safra,Pharol,Goldman Sachs,Pointstate, Societe Mondiale, Marathon Management, Morgan Stanley and Friends. Good luck.''Oi''
Marcos Roman
A postura que a Oi tem com os supostos credores é no mínimo de grande consideração. Ainda mais quando existe uma clara evidência de que alguns mesquinhos requestam em denegrir a empresa e prejudicá-la a qualquer custo. Se observar, boa parte desses antigos investidores não tem nenhum vinculo com a empresa, e é certo que muitos já lucraram.
Marcos Roman
A postura que a Oi tem com os credores é no mínimo de grande consideração. Ainda mais quando existe uma clara evidência de que alguns mesquinhos requestam em denegrir a empresa e prejudicá-la a qualquer custo. Se observar, boa parte desses antigos investidores não tem nenhum vinculo com a empresa, e é certo que muitos já lucraram.
Sonny Ruggy
Uma provável intervenção na Oi irá revelar um cenário até então inimaginável. É necessário ou é esperado que o agente interventor solicite informações passadas para tentar entender como a Oi chegou nessa situação deplorável. Essas informações do passado hão de revelar que a história de multas da Oi junto a agência reguladora ANATEL poderia ser bem maior do que os 10 bilhões referentes a processos atualmente instaurados. A Oi durante toda a sua existência burlou/fraudou informações disponibilizadas mensalmente à ANATEL para melhorar os indicadores. Se o interventor for um técnico, vira a tona um volume de informações que foram modificadas para melhorar os indicadores da companhia ao longo dos anos. Soma-se a isso a atividade dei venda de bens móveis e imóveis reversíveis sem a anuência prévia da agência. Também existem contratos escusos com a empresa CONTAX. A Oi é um mar de lama.
Israel S. Haas
Eu respeito as diferenças dos demais estados. Mas, francamente, não entendo 70% do que um nordestino fala (moro no Sul). O país é muito grande e a diferença de sotaques é enorme entre as pontas do país. A região sudeste caracteriza-se por ser um "meio termo" entre os sotaques. Portanto SIM, a qualidade do atendimento tende a melhorar e MUITO ao mudar um call center da região norte para uma região mais central.
Marcos Roman
A postura que a Oi tem com os credores é no mínimo de grande consideração. Ainda mais quando existe uma clara evidência de que alguns mesquinhos tentam denegrir a empresa e prejudicá-la a qualquer custo. Se observar, boa parte desses antigos investidores não tem nenhum vinculo com a empresa, e é certo que muitos já lucraram. A realidade é que a Oi é o Brasil, e a nova sociedade continua a crescer!
Jefferson Rodrigues
Bom, você tá fugindo dá resposta me mostrando site e vídeo. Tenho 23 anos. nunca vi ninguém usando isso no dia a dia e já trabalhei na área de vendas dá AmBev e também nunca vi ninguém usando isso.
Ligeiro
https://www.youtube.com/watch?v=s7HwUD5Y7wA
Jefferson Rodrigues
Me fala quando que você usa a equação de primeiro grau que eu "calo" os meu dedos.
Ligeiro
Como dizem, "o cliente sempre tem razão, mesmo quando está errado".
Jefferson Rodrigues
Não é que eu não aceito. É que eu estou certo, e você errado.
Ligeiro
Poupe-se então de ler e comentar. Se não aceita, então vire a cara e tchau. :p
Jefferson Rodrigues
Verdade, mas não disso. Me diga quando foi a última vez que você usou essa fórmula e para quê? Me poupe!!!
Ligeiro
Cara, todo dia precisamos de alguma coisa de matemática. Se não precisa, continue plantando milho e colhendo mandioca...
Jefferson Rodrigues
Pura balela! Só quem usa isso é profissional de alguma área que exija cálculos específicos. Para pessoas comuns não serve de nada.
Ligeiro
Divirta-se http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/sim-voce-vai-usar-a-formula-de-bhaskara-sua-vida-inteira/90867/
Leonardo Varuzza
O preço nem foi o problema da privatização, o problema é que ela não foi uma privatização real pois as empresas foram compradas pelos fundos de pensão das próprias estatais e pelo BDNES, ou seja, venderam mas o governo continuou controlando as empresas.
Yago G. Oliveira
Privatização no Brasil é piada de mau gosto. A telefonia é só um exemplo, venderam nossas empresas a troco de bala logo após grandes investimentos na atualização de equipamentos. Por que não abriram o mercado e fizeram-nas competidoras? Pela quantidade de locais atendidos, naturalmente iriam ser compradas pelas que entrariam aqui. Capitalismo? Brasil não faz ideia do que seja.
Leandro Araujo
obrigado pela confirmação
Burnerman_X
Muitas dessas operadoras operam em poucos países. Muitas dessas tem escritório no Brasil e oferecem serviços para clientes corporativos. Verizon e AT&T só atendem os EUA. Porque não vão pra outros países? Todos são ruins igual o Brasil? São poucas empresas de telefonia direta ao consumidor que tem operações internacionais, uma delas inclusive funciona aqui. Tambem tem a Telefônica, Vodafone e por aí vai... E sobre as empresas, estou contando as que estão e as que passaram aqui, por isso incluí a Vivendi, que vendeu a GVT porque a mesma precisava de dinheiro, não foi culpa das políticas adotadas aqui.
868686
Sim são empresas estrangeiras. As mesmas de sempre desde a "privatização" das telecomunicações. É interessante para outras empresas virem atuar aqui. E não vem justamente porque o Estado não deixa, isso que estou tentando dizer!
868686
Nossa que tantão, né? E são as mesmas desde... sempre! Cadê a Vodafone? A T-Mobile? A Softbank? A própria AT&T? Pois é, vc acha que essas operadoras não tem interesse em atuar no Brasil, onde o serviço é péssimo? Então, por que não atuam? Deve ser porque existe um Estado corrupto e intrometido que não deixa. E a Vivendi vendeu a GVT para a Telefonica, caso você não saiba.
Orion Beta
Como sempre o governo só beneficiando 3 ou 4 grandes telecons, sustentando um monopólio...Ta cheio de telecons de médio porte no Brasil que pode absorver os serviços da oi...No nordeste onde as telecons de grande porte não tão nem aí, surgiu vários provedores via rádio...Alguns evoluíram e se tornaram provedores FTTH (como é o caso da Brisanet, a maior dá região)...Que com toda dificuldade, ocupa o espaço que as grandes telecons não se interessam...Em fim, onde o estado se mete, só existe como resultado um serviço monopolizado e caro ...E as empresas novas não são valorizadas.
Jefferson Rodrigues
Kkk Me diga 5 exemplos do uso dessa equação que eu e todos podemos usar no dia a dia.
Alberto Prado
Se vc não se lembra nem de como faz como vc sabe que não usa ela no dia dia? Acredite, todo mundo usa, ou pelos menos deveria, no dia a dia. Se vc pega um táxi/Uber, vc pensa em um financiamento, em uma comissão de venda.
Jefferson Rodrigues
Quando ela se fundiu com outras empresas, acabou adquirindo as dividas dessas empresas.
Jefferson Rodrigues
Eu aprendi a resolver essa tal equação, nos tempos de escolas, mas acabei esquecendo, porque NUNCA precisei usar essa fórmula para resolver algo tanto na minha vida diária quanta na profissional. O aluno de teologia, por exemplo, nem precisa saber de certas coisas dá matemática já que não vai ser necessário para ele.
Leonardo Varuzza
Ela investiu muito em Atibaia.
Leonardo Varuzza
Como vai existir capitalismo no Brasil se o governo controla direta ou indiretamente 100% das grandes empresas do País. Depois falam que o FHC privatizou as empresas estatais.
Jefferson
Tem que acabar com essa porcaria logo. Essa [email protected] tem o Amazonas e nunca fez nada, nunca investiu um centavo aqui. Esse lixo tem que ir pro inferno logo.
tropaR
Vai bascar o fresco, cara? Quem você pensa que é para se considerar juiz do que deve ou não ser dito? Vá brincar de SJW (social justice warrior) em outro lugar.
Luiz Fernando
Acho que o naufrágio dá Oi começou quando comprou a Brasil Telecom. Depois disso, senti que os serviços, que já não eram bons, pioraram muito.
Luiz Fernando
Vivo era dívida meio a meio entre Telefônica e Portugal Telecom. Essa última saiu e foi pra Oi. A Telefônica ficou sozinha com a Vivo e, depois disso, mudou todas as suas logomarcas para Vivo.
NoobIsrael
Ele vive no Gizmodo kkkkkk
Airton Tobaru
Deve ter muito rolo aí, muita mutreta! Já viu né! Quem serão! hehe
Yago G. Oliveira
Eu compraria. A oi possuem o maior arsenal de telefonia fixa, boa parte do nordeste é totalmente independente com backbones e cabos ópticos da própria infraestrutura.
Yago G. Oliveira
Eu me pergunto como uma empresa do tamanho da Oi pode ter tido tanta dívida. Boa parte dela é de local onde consiste num monopólio.
Yago G. Oliveira
É fácil fazer isso quando existe capitalismo verdadeiro, onde qualquer que quiser e tiver dinheiro possa comprar. Aqui no Brasil não é assim, nunca foi e não consegue funcionar dessa forma. Interesses pessoais se sobressaem à vontade de fazer o país crescer.
Yago G. Oliveira
PT Telecom já foi a muito tempo, passou para as mãos da Oi e se desfez dela tão cedo.
Leandro Araujo
entao na sua opinião, eles melhoraram o atendimento pq teriam mudado para região sudeste? que respeito vc tem pelas pessoas de outras regiões, verdadeiro preconceito esse seu, isso sim!!!
Leandro Araujo
agora entendem pq o ministro queria doar todo equipamento para operadoras perdoa as dividas?
Jefferson Rodrigues
Sim! Mas elas também não fazem nada para mudar isso. As empresas de telecomunicações deveriam se juntar para tentar acabar ou diminuir a burocracia nesse setor.
Alberto Prado
Olha, em tempos de universitários que entra em uma faculdade sem nem saber interpretar um texto, fazer uma redação coerente ou resolver um equação de 1º grau, ser um universitário já deixou de ser sinônimo de conhecimento a um bom tempo. E acho que é exatamente aí que reside o problema. Selecionar uma pessoa que só precisa de um emprego pra cobrir as despesas no final do mês em uma área tão técnica como a de telecom e não uma que está iniciando carreira nessa área é uma burrice sem tamanho. Tudo bem que ajude, mas em dadas áreas é necessário algum grau de conhecimento covalente para exercer a função com proficiência. Acho que os call centers de cobrança, oferecimento de produtos, etc se adequaria melhor a esse perfil.
Marks William
Li por aí que uma das reclamações das teles é a burocracia para fazer alguma melhoria na infra. No caso de instalação das torres para telefonia móvel, a liberação de toda a documentação pode durar mais de dois anos.
Berg
Se vc realmente conhecer um call center, vai perceber que grande parte dos trabalhadores de la sao universitários que precisam de trabalhos de meio período e qe no Brasil é praticamente inexistente
Jefferson Rodrigues
Concordo com você sobre que ninguém quer construir uma infraestrutura do zero. Dou um exemplo disso sobre a Sky, Net e a Vivo. Todas as três só estão operando na minha cidade, porque compraram outras operadoras que atuavam aqui. Infelizmente, perdemos com isso, pois as operadoras menores vão morrendo para dar lugar as outras menores que vão se tornando maiores com as compras.
Wellington Gabriel de Borba
Poderiam criar um consórcio e comprar.
Wellington Gabriel de Borba
Virou profissão? kkkkk
Wellington Gabriel de Borba
É alugado, mas ela comprou praticamente toda capacidade do aparelho, por isso que tem a logo da Oi lá 36 mil Km
Wellington Gabriel de Borba
TV por assinatura vai ser o novo telefone fixo, quer ver espera.
Wellington Gabriel de Borba
Quando ainda era Brasil Telecom os bairros mais ricos de Goiânia já possuíam fibra ótica. Na época lembro de planos de 100 Mbps por 999,00 mensais. Ai a Oi comprou e descontinuou o serviço. Burrice, hoje internet da Oi morre em 15 Mbps, na minha rua vai a 5 Mbps, pelo preço que na NET pago 60 Mbps.
Wellington Gabriel de Borba
Mas como conectar tantas estações de rádio base? Precisa de fibra sim.
Wellington Gabriel de Borba
Transformar a rede fixa em uma empresa de infraestrutura com oferta de no atacado, para ser aquilo que a Telebras, estatal, nunca serviu.
Willian Tetsuo Shiratori
Que post mais síndrome de vira-lata. Só ver no Reddit, há muito monopólio por parte das operadoras dos Estados Unidos. Ter desmantelado A Bell não adiantou em nada: A AT&T comprou as concorrentes aos poucos. Olha, eu curto livre mercado, mas não dá pra defender algo sem pelo menos a Anatel, por mais que ela mais erre do que acerte. Parece que todo ano eles estão se defendendo contra políticas de coleta de dados ou neutralidade de rede. E lá tem a EFF, a FSF e um monte de startups que iriam odiar o fim da neutralidade de rede. Até temos o NIC.BR e o IDEC, mas é só isso.
Wellington Gabriel de Borba
Ou transformava todos os credores em acionistas.
Wellington Gabriel de Borba
O problema são as exigências de universalização da telefonia fixa e o fato do governo insistir em querer retomar os ativos da Oi. Se eu fosse o Governo mudava o marco regulatório, fatiava a Oi, separava a telefonia móvel e da fixa em uma empresa. A infraestrutura fixa em várias empresas regionais, pelo menos umas três com metas de oferta no atacado de infraestrutura, principalmente para pequenos provedores, de ampliação da cobertura de fibra, por fim, criava outra empresa de TV por assinatura, que ao meu ver é novo telefone fixo da vez devido as OTTs.
Burnerman_X
A barreira é até simples: -Ninguém tem colhões para fazer uma infra a nível nacional do 0 e nem vai querer investir tubos de dinheiro nisso. A última que teve colhões foi a GVT e ainda assim longe da abrangência ser nacional. -A maior infra existente está concedida com a Oi e ninguém quer comprar a dívida dela.
Wellington Gabriel de Borba
Ela é a única.
Burnerman_X
"Não existe livre mercado no Brasil e é por isso que as empresas estrangeiras não tem interesse em atuar no país." Cof cof, Tim, Telefónica, Vivendi, América Móvil. A única nacional no bolo é a Oi, e ainda assim com participação da Portugal Telecom por um tempo.
Wellington Gabriel de Borba
Em todo lugar do mundo o mercado é regulado pelo Estado, principalmente porque não existem frequência para todo mundo.
Burnerman_X
Sim, o Google Fiber mesmo já está vendo seu futuro indo pro wifi, porque estão com dificuldade de se expandir com fibra.
Alberto Prado
Sim. As próprias operadoras usam esse termo mas na realidade é um FTTC. O problema do par metálico que cada vez mais as centrais tem que fica mais perto do cliente e o espaço ocupado. A próxima tecnologia xDSL já não suporta mais que 400 metros até a central. Já fibra tem um custo alto, mas não tem limitações de distância e ela precisa de pouco espaço pra muita banda passante pois na ponta ela só precisaria de um splitter optico. Vamos vê como vai ser o futuro. Eu acho que não tem muito pra onde fugi. A demanda por mais banda vai explodir nos próximos 10 anos com conteúdo 4K/8K e IoT, e xDSL e Docsis não vai aguenta isso. Eu até mesmo apostaria em antes no 4G+/5G do que nos velhos cabos de cobre ou até mesmo da fibra.
Leonardo Varuzza
Não dá para entender o que seu comentário gostaria de dizer. Eu não falo troll.
Burnerman_X
Exato. O SES-1 é da Oi com outra empresa mesmo.
Burnerman_X
E a Oi tem iptv no serviço FTTH dela.
Burnerman_X
Eu não contaria com FTTH, o custo é muito alto. É alto até mesmo para as provedoras americanas que oferecem o serviço, tanto que estão pensando em migrar para par metálico, tal como a Live Tim fez.
Burnerman_X
Inclusive tem FTTH. Só a Oi e Vivo tem esse serviço.
Alberto Prado
Sabia que alguém ia fala algo do tipo. Mas não é preconceito. Até pq eu não sou nem Sudeste e nem do Sul. Só coloca no google os termos: Migração call center nordeste. Vai ter várias notícias 2011/2011 falando disso. E se vc souber ler nas entre linhas vai vê que é exatamente isso. Eu não to dizendo que é um verdade absoluta. Com certeza deve ter pessoas qualificadas. Mas a escala é muito menor. Esses call centers terceirizados sempre estão buscando cortar custo e tentam padronizar ao máximo a força de trabalho. Ps: Alguns se bem me lembro foram até para o interior de SP em busca dessas mesmas "características". No mais, foi mal se te ofendi, não foi a intenção. E sim uma leitura da realidade.
Diego
Telefonia fixa é o produto/serviço com menor carga tributária no portfólio das empresas de Telecom, logo, é o produto/serviço mais rentável. Por isso todas as operadoras focam nos combos e o desconto é sempre na Banda Larga ou na TV.
Michel Bazzo
Claro sempre foi br, só foi comprada por uma estrangeira.
Antony
Não entendi (realmente). Não são Vivo (não lembro se a Vivo comprou a Telefónica ou o contrário), Claro e TIM empresas estrangeiras que vieram atuar no Brasil? Porque não seria interessante para outras empresas fazerem o mesmo?
Fred
A reportagem poderia avaliar o valor patrimonial da companhia. Aí poderíamos saber se vender a empresa por R$1,00 é caro ou barato...
Renan Araújo
Nossa... "atendimento tá bom, gente educada, parece que migraram pro sudeste", e ainda: "mão de obra desqualificada, atendimento ruim, é do nordeste"... De verdade que esses pensamentos ainda permeiam a cabeça de vocês?
Ligeiro
Vou te dar um "joinha", mas ignoro o R$ 1 real da AT&T. Acho que esta tática não funcionaria. :
Ligeiro
Na verdade geralmente boa parte do atendimento da Vivo (call center) é de um braço do grupo, a Atento. Não sei quantas empresas atuam além dela. Só os serviços de infraestrutura geralmente são terceirizados.
Ligeiro
Olha quem rouba os cobres... https://www.youtube.com/watch?v=I0v96EDNmA8
Ligeiro
Mas de fato Brasil Telecom se associou a Telemar/Oi.
Ramon Gonzalez
Essa era a hora de uma Vodafone, Verizon, AT&T, T-Mobile, Orange, Spring... chegarem chegando. #sonhomeu #vaisonhando
Orlando C. Neto
A Vivo está migrando o atendimento das terceirizadas pra um atendimento próprio, mas a migração está acontecendo aos poucos.
Levi Brito
Concordo, fui atendente da Vivo aqui no nordeste. o trabalho de telemarketing é super estressante, mesmo assim boa parte dos clientes elogiavam os atendentes, principalmente quando o atendente era do nordeste. Mas como disse, não depende da região e sim das condições de trabalho da empresa terceirizada.
Jefferson Rodrigues
Se uma empresa de telefonia de grande porte entrasse hoje, no Brasil, levariam décadas para que os serviços dela atingissem 90% dos brasileiros. O governo precisa atrair mais operadoras pra cá, porque o nosso setor de telecomunicações ta ficando pobre.
Jefferson Rodrigues
Em muitos desses lugares que só ela atua é devido a renda per capita baixa. As outras bem fazem questão de atuar em áreas assim.
Jefferson Rodrigues
Muitos dos problemas do call center das operadoras é que as empresas não querem resolver os problemas, principalmente aqueles que se refere a cobranças indevidas, cancelamento e problemas de qualidade.
Jefferson Rodrigues
Não acho que isso seja o problema principal. A carga tributária é altíssima aqui para tudo. Penso que essa seja a principal barreira para não virem para cá.
Berg
"Atendentes mais educados, parece que eles migraram o atendimento aqui pra região sudeste". Me poupe, se poupe e nos poupe! O problema do mal atendimento não é devido a região que ele estar e sim devido a terceirização, onde colocam uma super carga de trabalho nos atendentes e ainda querem exigir qualidade. Você acha que uma pessoa consegue atender em média 100 pessoas com qualidade, dando atenção e tudo que ela precisa em 5:40 de trabalho? 3:30min por ligação? a culpa não é do trabalhador que ganha salario minimo pra se sujeitar a isso e sim da empresa em si que terceiriza o serviço, da anatel que não fiscaliza algumas coisas do atendimento e também do governo por não ter leis que defendam o direito do Atendente.
Henrique Queirós
Bom, um concorrente a menos é péssimo pro mercado, espero que aumente a concorrência, não diminua
Alberto Prado
Deve ter parado de terceirizar ou usar aquelas piores terceirizadas que migraram para o nordeste em busca de mão de obra barata, mas sem qualificação. A GVT tinha call center próprio, era ótimo. Depois que foi comprada pela Vivo ficou pior. Deve ter terceirizado. A Vivo adora fazer essas economias porcas.
Alberto Prado
Acho que não é alugado não. Se não me engano ela é sócia do satélite junto com outra empresa.
Exibir mais comentários