A Oi não anda bem: com dívida de R$ 65,4 bilhões, a operadora entrou com o maior pedido de recuperação judicial da história do Brasil em junho de 2016. E o governo já está se preparando para um possível colapso da empresa: a Anatel consultou Vivo, TIM e Claro para criar um plano de contingência caso a situação se agrave ainda mais.

A informação foi revelada por Lauro Jardim, no jornal O Globo. Segundo a coluna, a Anatel enviou um ofício às três grandes operadoras marcando reuniões individuais para definir um plano “com o objetivo de mitigar o risco de interrupção no fornecimento de serviços de telecomunicações de varejo e atacado pelo grupo Oi”.

O governo quer saber qual é o nível de dependência das outras operadoras com a rede da Oi, e o que pode ser feito para evitar transtornos aos clientes em uma possível intervenção. Isso porque a Oi é a maior empresa de telefonia fixa do país, tendo presença em todo o território nacional (exceto no estado de São Paulo, onde a concessionária é a Vivo).

Ao Estadão, o presidente da Anatel, Juarez Quadros, confirmou que o ofício foi enviado às operadoras, mas que se trata de uma “ação de rotina”. Segundo ele, não há risco dos serviços da Oi serem interrompidos: mesmo se a empresa sofresse uma intervenção, “a rede seria preservada e continuaria ativa”, garantiu.

Pela lei, o governo só pode intervir na telefonia fixa da Oi, já que se trata de um serviço em regime de concessão — telefonia móvel, internet e TV por assinatura são prestados sob autorização. No entanto, o governo já prepara uma medida provisória para fazer uma intervenção completa na Oi, caso seja necessária, que deve ser publicada nos próximos dias.

Uma possível saída para a Oi seria a compra por outra empresa. Mas, segundo o Valor, a americana AT&T foi procurada pelo governo e disse não ter interesse na Oi, já que a operadora é hoje um “ativo tóxico”.

Aguarde os próximos capítulos.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luiz Antonio
Pelo andar da carruagem é OI e Tchau.
Ricardo - Vaz Lobo
A caixa de pandora está pra ser aberta. Quem acredita, vai começando as preces.Quem não, idem.
Baidu feat MC Brinquedo
Errado: Tributos Alíquota (%) Cofins 3,0% PIS/PASEP 0,65% ICMS 25% a 37% FUST 1,0% FUNTTEL 0,5% Total 30,15% a 42,15% Lembrando que, por conta da guerra fiscal que há nesse país, há estados como o Pará e o RJ onde essa conta pode chegar a mais de 50%, ou seja, metade da conta do telefone é SOMENTE imposto.
Jefferson Rodrigues
https://uploads.disquscdn.com/images/66622813f1b8ba744c686cbb60a7f4f2bad6047a6b2d7941d98427f264d7182d.png Em nenhum momento eu falei que não precisamos dá matemática e nem que a equação de primeiro grau se não serve pra mim, não serve pra ninguém.
Ligeiro
Me diga 5 exemplos do uso dessa equação que eu e todos podemos usar no dia a dia. Li isso. lhe respondi com exemplos. Se tu ignorou, problema seu. Quer se provar dono da razão? Continue.
Jefferson Rodrigues
Percebe-se que você tem memória fraca ou não sabe ler. Te sugiro que você leia o que escrevi desde o começo. Aí a gente conversa!!
Ligeiro
Cara, não é porque eu não uso que outras pessoas não usem. E desmerecer isso é ignorar inteligência. Se quer "pagar de bonzão porque não precisa de matemática", depois não reclame na próxima entrevista de emprego. Boa sorte na vida. Em tempos de "fod*es de opiniões", lidar com isso é lidar com estupidez...
Jefferson Rodrigues
É! Você não usa mesmo e não admite. Kkkk
Ligeiro
Vou mandar este comentário lá para a AmBev para ver se eles te explicam então.
Donald
New formation Investors 2017 ''Oi''; BNDES(R),Bank Safra,Goldman Sachs,Pharol,Pointstate, Société Mondiale,Marathon Management,Morgan Stanley and Friends. Progress!
Donald
New formation Investors 2017 ''Oi'';BNDES(R),Bank Safra,Pharol,Goldman Sachs,Pointstate, Societe Mondiale, Marathon Management, Morgan Stanley and Friends. Good luck.
Donald
New formation Investors 2017 ''Oi'';BNDES(R),Bank Safra,Pharol,Goldman Sachs,Pointstate, Société Mondiale, Marathon Management, Morgan Stanley and Friends. Good luck.
Donald
New formation Investors 2017;BNDES(R),Bank Safra,Pharol,Goldman Sachs,Pointstate, Societe Mondiale, Marathon Management, Morgan Stanley and Friends. Good luck.''Oi''
Marcos Roman
A postura que a Oi tem com os supostos credores é no mínimo de grande consideração. Ainda mais quando existe uma clara evidência de que alguns mesquinhos requestam em denegrir a empresa e prejudicá-la a qualquer custo. Se observar, boa parte desses antigos investidores não tem nenhum vinculo com a empresa, e é certo que muitos já lucraram.
Marcos Roman
A postura que a Oi tem com os credores é no mínimo de grande consideração. Ainda mais quando existe uma clara evidência de que alguns mesquinhos requestam em denegrir a empresa e prejudicá-la a qualquer custo. Se observar, boa parte desses antigos investidores não tem nenhum vinculo com a empresa, e é certo que muitos já lucraram.
Exibir mais comentários