Início » Telecomunicações » Anatel procura operadoras para criar plano de contingência em caso de colapso da Oi

Anatel procura operadoras para criar plano de contingência em caso de colapso da Oi

Paulo Higa Por

A Oi não anda bem: com dívida de R$ 65,4 bilhões, a operadora entrou com o maior pedido de recuperação judicial da história do Brasil em junho de 2016. E o governo já está se preparando para um possível colapso da empresa: a Anatel consultou Vivo, TIM e Claro para criar um plano de contingência caso a situação se agrave ainda mais.

A informação foi revelada por Lauro Jardim, no jornal O Globo. Segundo a coluna, a Anatel enviou um ofício às três grandes operadoras marcando reuniões individuais para definir um plano “com o objetivo de mitigar o risco de interrupção no fornecimento de serviços de telecomunicações de varejo e atacado pelo grupo Oi”.

O governo quer saber qual é o nível de dependência das outras operadoras com a rede da Oi, e o que pode ser feito para evitar transtornos aos clientes em uma possível intervenção. Isso porque a Oi é a maior empresa de telefonia fixa do país, tendo presença em todo o território nacional (exceto no estado de São Paulo, onde a concessionária é a Vivo).

Ao Estadão, o presidente da Anatel, Juarez Quadros, confirmou que o ofício foi enviado às operadoras, mas que se trata de uma “ação de rotina”. Segundo ele, não há risco dos serviços da Oi serem interrompidos: mesmo se a empresa sofresse uma intervenção, “a rede seria preservada e continuaria ativa”, garantiu.

Pela lei, o governo só pode intervir na telefonia fixa da Oi, já que se trata de um serviço em regime de concessão — telefonia móvel, internet e TV por assinatura são prestados sob autorização. No entanto, o governo já prepara uma medida provisória para fazer uma intervenção completa na Oi, caso seja necessária, que deve ser publicada nos próximos dias.

Uma possível saída para a Oi seria a compra por outra empresa. Mas, segundo o Valor, a americana AT&T foi procurada pelo governo e disse não ter interesse na Oi, já que a operadora é hoje um “ativo tóxico”.

Aguarde os próximos capítulos.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luiz Antonio
Pelo andar da carruagem é OI e Tchau.
Ricardo - Vaz Lobo
A caixa de pandora está pra ser aberta. Quem acredita, vai começando as preces.Quem não, idem.
Baidu feat MC Brinquedo
Errado: Tributos Alíquota (%) Cofins 3,0% PIS/PASEP 0,65% ICMS 25% a 37% FUST 1,0% FUNTTEL 0,5% Total 30,15% a 42,15% Lembrando que, por conta da guerra fiscal que há nesse país, há estados como o Pará e o RJ onde essa conta pode chegar a mais de 50%, ou seja, metade da conta do telefone é SOMENTE imposto.
Jefferson Rodrigues
https://uploads.disquscdn.com/images/66622813f1b8ba744c686cbb60a7f4f2bad6047a6b2d7941d98427f264d7182d.png Em nenhum momento eu falei que não precisamos dá matemática e nem que a equação de primeiro grau se não serve pra mim, não serve pra ninguém.
Ligeiro
Me diga 5 exemplos do uso dessa equação que eu e todos podemos usar no dia a dia. Li isso. lhe respondi com exemplos. Se tu ignorou, problema seu. Quer se provar dono da razão? Continue.
Jefferson Rodrigues
Percebe-se que você tem memória fraca ou não sabe ler. Te sugiro que você leia o que escrevi desde o começo. Aí a gente conversa!!
Ligeiro
Cara, não é porque eu não uso que outras pessoas não usem. E desmerecer isso é ignorar inteligência. Se quer "pagar de bonzão porque não precisa de matemática", depois não reclame na próxima entrevista de emprego. Boa sorte na vida. Em tempos de "fod*es de opiniões", lidar com isso é lidar com estupidez...
Jefferson Rodrigues
É! Você não usa mesmo e não admite. Kkkk
Ligeiro
Vou mandar este comentário lá para a AmBev para ver se eles te explicam então.
Donald
New formation Investors 2017 ''Oi''; BNDES(R),Bank Safra,Goldman Sachs,Pharol,Pointstate, Société Mondiale,Marathon Management,Morgan Stanley and Friends. Progress!
Marcos Roman
A postura que a Oi tem com os supostos credores é no mínimo de grande consideração. Ainda mais quando existe uma clara evidência de que alguns mesquinhos requestam em denegrir a empresa e prejudicá-la a qualquer custo. Se observar, boa parte desses antigos investidores não tem nenhum vinculo com a empresa, e é certo que muitos já lucraram.
Sonny Ruggy
Uma provável intervenção na Oi irá revelar um cenário até então inimaginável. É necessário ou é esperado que o agente interventor solicite informações passadas para tentar entender como a Oi chegou nessa situação deplorável. Essas informações do passado hão de revelar que a história de multas da Oi junto a agência reguladora ANATEL poderia ser bem maior do que os 10 bilhões referentes a processos atualmente instaurados. A Oi durante toda a sua existência burlou/fraudou informações disponibilizadas mensalmente à ANATEL para melhorar os indicadores. Se o interventor for um técnico, vira a tona um volume de informações que foram modificadas para melhorar os indicadores da companhia ao longo dos anos. Soma-se a isso a atividade dei venda de bens móveis e imóveis reversíveis sem a anuência prévia da agência. Também existem contratos escusos com a empresa CONTAX. A Oi é um mar de lama.
Israel S. Haas
Eu respeito as diferenças dos demais estados. Mas, francamente, não entendo 70% do que um nordestino fala (moro no Sul). O país é muito grande e a diferença de sotaques é enorme entre as pontas do país. A região sudeste caracteriza-se por ser um "meio termo" entre os sotaques. Portanto SIM, a qualidade do atendimento tende a melhorar e MUITO ao mudar um call center da região norte para uma região mais central.
Jefferson Rodrigues
Bom, você tá fugindo dá resposta me mostrando site e vídeo. Tenho 23 anos. nunca vi ninguém usando isso no dia a dia e já trabalhei na área de vendas dá AmBev e também nunca vi ninguém usando isso.
Ligeiro
https://www.youtube.com/watch?v=s7HwUD5Y7wA
Exibir mais comentários